Exemplos de assédio verbal no trabalho e como evitar essa prática

7 de março de 2023
assédio verbal

O assédio verbal é um tipo de violência que pode causar sérios danos emocionais e psicológicos nas pessoas. Esse tipo de comportamento, considerado ofensivo e abusivo, pode ser praticado nas empresas, por superiores ou por colegas de trabalho.

Para evitar que a situação torne-se recorrente, é fundamental que a gestão corporativa tome medidas e atitudes. Além disso, criar estratégias para prevenir esses e outros assédios

Acompanhe a seguir e confira alguns exemplos de assédio verbal e quais são as melhores ações para evitar essa prática na companhia! 

O que é assédio verbal?

No assédio verbal, o respeito se ausenta, não há troca e nem compreensão mútua. O diálogo é inundado de acusações, humilhações, ameaças e imposição de controle sobre o outro. 

O agressor é capaz de manipular e transferir a culpa de seu comportamento para a própria vítima.

Em geral, as agressões aumentam de forma gradual e tornam-se recorrentes de maneira intencional para prejudicar as pessoas. 

O alvo é colocado em situação constrangedora e inconveniente, na qual é inferiorizado e desestabilizado diante de outros indivíduos.

Nesse sentido, o assédio verbal pode acontecer de diferentes maneiras, como:

  • Ameaças;
  • Críticas agressivas;
  • Comentários depreciativos;
  • Insultos;
  • Provocações;
  • Piadas inapropriadas;
  • Ridicularização constante;
  • Xingamentos;
  • Gritos;
  • Desvalorização sistemática.

O assédio verbal representa um tipo de violência que deixa marcas evidentes nas vítimas. Elas podem acumular feridas emocionais e psicológicas profundas ao receber apelidos depreciativos e comentários sarcásticos, por exemplo. 

É uma abordagem que causa desconforto, humilhação, intimidação e, em alguns casos, perseguição. O abuso verbal pode se manifestar em diferentes situações, de forma explícita ou velada.

Assédio verbal é crime?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 483, garante o direito de rescisão e indenização quando houver ato lesivo da honra e boa fama. como o assédio verbal. Com isso, o funcionário pode ser compensado por danos morais, como ocorre em casos de demissão.

O Código Civil também considera ato ilícito todo tipo de dano que se enquadra como assédio verbal. 

Embora a violência não esteja mencionada literalmente na lei. A vítima é resguardada e passível de indenização em diferentes artigos da Constituição, da CLT e do Código Civil.

Assédio verbal no trabalho: quais os perigos?

No ambiente corporativo, o assédio verbal pode ocorrer por líderes e gestores, ou por colegas de trabalho. 

As palavras ditas, em geral, desvalorizam o trabalho e a capacidade profissional do colaborador, provocando baixa autoestima e desmotivação. 

Quem passa por essa situação pode enfrentar inúmeros problemas emocionais e psicológicos, como ansiedade, estresse, síndrome de burnout, pânico, entre outros. 

Assim como as vítimas, as empresas também são prejudicadas com processos trabalhistas e clima organizacional negativo.

10 exemplos comuns de assédio verbal no trabalho

São inúmeras as situações que podem ser enquadradas como ofensa à dignidade do profissional. 

As condutas, em geral, são praticadas por superiores, mas também podem partir de colegas. Dessa forma, a violência tem o objetivo de inferiorizar, isolar e desestabilizar mentalmente a vítima.

Assim, são geradas muitas consequências, tanto para o empregado quanto para a empresa. Para ser considerado abuso verbal, no entanto, a ação deve ocorrer de forma frequente. Veja alguns exemplos comuns a seguir:

  1. Acusar o funcionário de erros que não existem;
  2. Estipular metas excessivas;
  3. Determinar horários e jornadas de trabalho extensas;
  4. Dar instruções erradas para prejudicar o desempenho do profissional;
  5. Xingar e agredir verbalmente;
  6. Causar punições injustas;
  7. Fazer brincadeiras ofensivas e constrangedoras;
  8. Atribuir apelidos vexatórios ou pejorativos;
  9. Retirar os instrumentos usados para o trabalho;
  10. Humilhar de forma pública ou privada.

Como a empresa deve agir em casos de assédio verbal no trabalho?

É fundamental que os gestores de Recursos Humanos trabalhem para que o assédio verbal não seja uma realidade no ambiente corporativo. 

Para isso, é preciso que a equipe esteja por dentro de tudo o que acontece na empresa para prevenir e, se possível, reprimir esse tipo de prática.

Nesse caso, é interessante realizar avaliações para entender os riscos e, a partir disso, traçar estratégias de prevenção, como políticas de conduta que visam proteger a dignidade dos funcionários.

Do mesmo modo, também é interessante promover treinamentos para todos os colaboradores e criar um canal de ouvidoria para receber as denúncias

Outra medida é fornecer condições adequadas de trabalho para garantir que todos os profissionais tenham acesso aos seus direitos.

Como auxiliar vítimas de assédio verbal no trabalho?

O primeiro passo é conversar com a vítima que sofreu o assédio verbal e entender como a situação aconteceu. 

Muitos funcionários são coagidos a não denunciar, por medo de perder o emprego. Mesmo assim, é fundamental que a organização ofereça uma rede de apoio e o devido suporte.

Também é essencial ouvir a pessoa acusada e outras pessoas que presenciaram o abuso para conseguir esclarecer a situação. A empresa deve ser a principal interessada em acabar com esses casos e buscar soluções.

Assim que ocorrer o assédio verbal, o ideal é que a equipe de RH demonstre respeito e iniciativa diante das denúncias. Apenas assim é possível elaborar punições e tomar as devidas medidas de proteção à vítima.

Como citamos, a gestão de Recursos Humanos pode elaborar estratégias para proteger os colaboradores e prevenir para que o assédio verbal não se torne uma realidade no ambiente de trabalho. 

Veja, a seguir, como fazer isso de maneira prática:

  1. Criar um canal de denúncia anônima;
  2. Realizar pesquisas de clima organizacional;
  3. Pautar o diálogo como um dos pilares da cultura da empresa;
  4. Proporcionar suporte psicológico para casos que abalam a autoestima dos profissionais;
  5. Investir em treinamentos para transformar os comportamentos nocivos dos colaboradores;
  6. Realizar punições para o assediador, como advertências, suspensão ou demissão;
  7. Fornecer um ambiente de trabalho adequado e agradável;
  8. Censurar práticas desrespeitosas que interferem na construção de relacionamentos mais saudáveis entre os funcionários.

Outra maneira de prevenir o assédio verbal na empresa é adotando um teste de integridade, também conhecido como PIR (Potencial de Integridade Resiliente). A ferramenta é utilizada pelos empregadores e recrutadores, para conhecer mais a fundo o perfil comportamental dos colaboradores.

O PIR é o único teste com validação científica no mercado. Ele está presente no mundo inteiro e disponível em diferentes idiomas. A análise fica disponível em até 30 horas após o participante concluir o teste.

Lembre-se que o assédio verbal pode gerar danos tanto para a vítima quanto para o empreendimento. Utilizar o PIR como ferramenta, nesse caso, é uma das melhores maneiras de prevenir que a situação ocorra e torne-se frequente no ambiente organizacional.

Aproveite a visita e conheça mais sobre o PIR e como o teste pode auxiliar a identificar assediadores, a partir de técnicas investigativas modernas e inovadoras!