Customer area Candidate area
  • English
  • Português
  • Español
s2 Consultoria
  • Home
  • Solutions
  • Contents
PIR Integrity Test

We identify and prevent behavioral risks

Learn about Integrity Testing
Corporate Research

We have rebuilt the ethical working environment

Learn about Corporate Research
Training and lectures

We translate behavioral science into transformation and knowledge

Learn about Training Know Lectures
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
  • We
  • Integrity test Corporate Research Training Lectures
  • Blog Podcast Dilemma Literature Research

Contact form

  • Home
  • Blog

O cenário atual da política influencia na minha empresa? - s2 Consultoria

Jun 28, 2017
Browse topics

É só ligar a tv e ver os inúmeros noticiários sobre o cenário atual da política no Brasil. Alguns se questionam: por que estamos vivendo isso? Corruption, roubos, delações premiadas, prisões, empresas renomadas sendo processadas, muitas pessoas famosas envolvidas e etc.

Estamos vivendo um grande momento de mudança na nossa história, mas será que sabemos lidar bem com tudo isso? Acumulam-se críticas, sentimentos de raiva, indignação, intolerância, reivindicação de direitos e deveres, sentimento de injustiça e muita falta de respeito.

Qual é o impacto no nosso dia-a-dia? O que significa essa mudança? Será que podemos vê-la com bons olhos? É o fim da corrupção e notícias ruins? Ou será um recomeço, oportunidade única para os brasileiros?

O convite é para exercitar um olhar diferente mediante ao cenário, que talvez ajude a ampliar a percepção e a consciência diante da nossa história. Uma compreensão em relação a tantos sentimentos e talvez, julgar menos, compreender mais, “ver” a realidade de verdade e considerar outras variáveis tão importantes dentro de um contexto ainda maior.

O que realmente acontece com o Brasil?

Vamos voltar um pouco no tempo: qual é a origem dos povos da maioria da população brasileira?

Temos os índios, negros e portugueses. Há um sentimento que acumulamos ao longo da história, em relação a eles. De forma inconsciente e até mesmo consciente, há o racismo em relação aos negros e aos índios que foram expulsos de suas terras, cedendo espaço ao povo português. Estes, também são alvo de piadas e muitas críticas. Independente das circunstâncias em que o Brasil foi descoberto, habitado e/ou invadido, há inúmeras histórias que explicam um pouco o “teor da nossa cultura, hoje tão enraizada”.

Na época, uma vez que o único valor atribuído às novas terras e seus habitantes paira em torno da sensualidade, nudez indígena, atratividade carnal, riquezas da natureza, exploração das terras férteis, poder aquisitivo, conflitos de posse e de propriedade, exploração e o dinheiro fácil.

Falta um espaço dentro de cada um de nós que reconheça essas “origens” e em forma de agradecimento ,aceite e respeite as circunstâncias da nossa história e dê lugar para este tipo de sentimento em nossa vida.

Alguma semelhança com o que vivemos hoje, salvo algumas exceções?

Estamos vivendo uma grande crise no Brasil. Vemos a justiça agindo contra àqueles que estão infringindo as leis, por isso a corrupção está vindo à tona! E essa crise é perfeita para que possamos “mudar”, radicalmente. A crise não é ruim, ela é necessária para que possamos transformar a educação deste país.

Compreender isso é fundamental para que possamos dar um novo sentido a nossa história, e propiciar ao Brasil, um futuro coerente com a grandeza desta nação e deste povo que tanto dá ao mundo e vos acolhe.

Muitas pessoas acreditam que a crise é ruim, mas não é! Ela está a serviço de um movimento chamado de “reequilíbrio do sistema” e da possibilidade de transformar uma situação, muitas vezes necessária para o crescimento da educação e da evolução das pessoas, de um país, e até de uma empresa.

E na empresa, como este tipo de crise/processo de mudança é percebido?

É necessário inovar e renovar, seja na liderança, gestão, transição da empresa, fusão, mudança de patamar, etc. Toda a mudança é necessária e requer um planejamento para a reeducação das pessoas para essa nova consciência. O RH e a liderança são fundamentais para este processo ser efetivo, eficaz e eficiente nas organizações.

Um exemplo de setor que está se tornando cada vez mais indispensável às organizações é o de Compliance. Seu o desafio é ganhar o engajamento de todos os stakeholders (públicos de interesse) da empresa, educando os membros a entenderem o valor e necessidade de programas de controle. Agentes de compliance buscam um clima organizacional pautado em atitudes éticas e íntegras, por meio de técnicas e metodologias bem orientadas, como o Pentágono da Fraude.

Quer saber como implantar uma cultura de compliance na sua organização? Clique aqui e tenha acesso ao nosso passo a passo!

Diante de inúmeras situações embaraçosas e até mesmo fraudulentas, é possível estabelecer balizadores, métricas e controles para evitar que casos como esses se tornem cotidianos e frequentes. Muitas vezes, assédio moral e corporativismo podem acontecer devido à falta de conhecimento dos colaboradores, bem como práticas ilegais podem estar enraizadas a sua empresa e você nem sabe o que acontece nos bastidores de cada setor e acordo com fornecedores/terceiros.

É possível educar e transmitir conhecimento através desses programas e cabe a cada um de nós sermos o propulsor dentro da própria empresa e até na nossa vida para contribuir positivamente com a história que queremos construir.

Juliana-Monteiro-blogueira-S2Juliana Monteiro é Master Coach, Trainer licenciada e certificada pelo Center for Advanced Coaching (CAC- Califórnia), Executive Coaching certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Master em Programação Neurolinguística, formada pelo Instituto de Performance Humana Continuum e certificada pela American Board of NLP. Terapeuta Sistêmica Familiar pelo Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida (IDESV), formação em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM-SP), Analista da Teoria de Personalidade FACET5 e Método Keirsey. Membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Consultora e Coach Parceira – DMRH (Cia de Talentos) e Sócia-proprietária da JM Desenvolvimento Humano.

Email:[email protected]/ Site: www.julianamonteiro.com.br / Fanpage: JM Desenvolvimento Humano / Linkedin: Juliana Monteiro de Carvalho

Related Posts

Comportamento do colaborador:  teste de integridade no combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo
Nov 4, 2020
Collaborator behavior: integrity testing in the fight against money laundering and terrorism

Can a company evaluate a collaborator's behavior to avoid crimes such as money laundering and hiding assets? This is a common question and [...]

Quais os principais dilemas éticos nas organizações
May 2, 2019
What are the main ethical dilemmas in organizations?

May 2nd is "Ethics Day" and in our last article we talked about what corporate ethics is, how to carry out an ethics profile assessment, among other issues....

May 24, 2017
JBS: a “Reserva da boa vontade” e a Teoria da Dádiva!

Saiba o que levou a JBS a adotar como prática a “Reserva da boa vontade” e como o oportunismo, por vezes parece uma dádiva inocente!

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consulting
  • Home
  • Policies
  • Reporting Channel
Contents
  • PIR integrity test
  • Corporate Research
  • Lectures
  • Training
Solutions
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
Clients and candidates
  • Customer area
  • Candidate area
Email:
[email protected]
Phone

+55 (11) 3797-6888

Follow us on the web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 All rights reserved CNPJ: 21.388.461/0001-53