Customer area Candidate area
  • English
  • Português
  • Español
s2 Consultoria
  • Home
  • Solutions
  • Contents
PIR Integrity Test

We identify and prevent behavioral risks

Learn about Integrity Testing
Corporate Research

We have rebuilt the ethical working environment

Learn about Corporate Research
Training and lectures

We translate behavioral science into transformation and knowledge

Learn about Training Know Lectures
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
  • We
  • Integrity test Corporate Research Training Lectures
  • Blog Podcast Dilemma Literature Research

Contact form

  • Home
  • Blog

Valores, moral e ética – o que são e como movem a nossa vida? - s2 Consultoria

Oct 31, 2017
Browse topics

Antes de abordar diretamente valores, moral e ética, tema pouco conhecido profundamente pelas pessoas e até pelas empresas, gostaria de compartilhar um ensinamento que aprendi com a Terezinha Rios, Mestre em Filosofia da Educação e consultora sobre Ética e Valores.

Vivemos numa sociedade onde os valores morais são levados em consideração, principalmente, em relação às escolhas religiosas, políticas e de educação. Porém, pouco compreendemos sobre o significado de valores, moral  e ética, essa última  principalmente.

Terezinha Rios nos ajuda com esta compreensão dizendo que é extremamente importante saber a distinção entre Moral e Ética, não diferenciar, pois são complementares. Isso facilita e ajuda as pessoas a compreenderem o conceito que está por trás de determinadas palavras.

Values, morals and ethics: definitions

Na Etimologia: Moral é More (latim) significa costume e Ética é Ethos (Grego) também significa costume.

E o que é costume? É o jeito que homem inventou de viver na natureza. Por exemplo: “os cachorros não costumam latir, eles latem” diferente de: “Nós brasileiros estamos acostumados a comer arroz e feijão todos os dias”, isso é costume.

Cada sociedade tem os seus costumes e esses são baseados justamente em values!

E somos orientados dentro de cada sociedade a julgar o que é certo e errado! E ou dizemos: “É assim que deve ser feito…”. E então se constroem regras, normas e leis que dentro de uma sociedade que são consideradas corretas, caso contrário se são violadas, as pessoas são punidas.

Aqui está entramos no campo da moral, um conjunto de prescrições que orientam as pessoas e a sociedade.

E como Terezinha fala: “E porque tenho que ser honesto e pagar impostos”? Será que isso é para o meu bem? Aqui entramos no campo da Ética.

Diferente da moral que tem um caráter normativo, baseado em regras, a ethics tem um caráter reflexivo, que envolve o bem comum da sociedade.

How do we identify values? And what are values?

Valores direcionam o comportamento humano e governam as todas as nossas decisões. Os costumes são baseados em valores. São estados emocionais que damos importância e que buscamos vivenciar mesmo que de forma inconscientemente.

E os nossos valores foram construídos ao longo de nossas vidas, através principalmente dos nossos pais ou das pessoas que nos educaram enquanto pequenos.

Além da educação sofremos influência da nossa cultura, da nossa escola, da cidade onde moramos, da experiência de vida, através dos nossos familiares, das histórias vividas pelos nossos pais, avós, bisavós e por aí vai. Valores não mudam, eles seguem reforçando ao longo de nossas vidas.

São palavras que descrevem o que nos motivam a agir, seja de forma considerada “ruim” ou “boa”.

And within the theme of values, we still have other ramifications:

  1. Exemplos de valores: Liberdade, segurança, responsabilidade, contribuição, comprometimento, confiança, integridade etc. Essa lista é infinita e difere de pessoa para pessoa.
  2. Exemplos de meios para atender esses valores: casa, empresa, carreira, carro, relacionamento, dinheiro, família, etc. Meios são formas que cada pessoa tem e escolhe para atender às suas necessidades (que estão baseadas em Valores).
  3. Exemplos de critérios de valores: aqui são regras que ao longo de nossas vidas determinam o “Como” vamos atender os nossos valores, através desses meios que escolhi.
  4. E por fim, a Hierarquia de Valores: ao longo de nossas vidas valorizamos coisas diferentes e os valores seguem essa priorização. Então àquela lista de valores que cada pessoa tem segue uma hierarquia, uma prioridade que sofre influência da idade, experiências, preferências que se movem ao longo da vida.

Leia também -> mentiras corporativas: o perigo vai além da intenção

Ou seja, existe uma complexidade de temas e conceitos muito importantes e que deveriam ser levados a todos, que envolvem todas as escolhas, decisões, costumes, experiência de vida, histórias e que seria muito mais fácil lidar com o que é diferente e não melhor ou pior. E que cada pessoa tem isso como sua “bússola interna”, que acompanha ao longo de toda a sua vida e que quando conhecido, faz você ser muito mais consciente, consistente e previsível em tudo.

Valores, moral e ética

E valores também norteiam o que uma empresa valoriza naquilo que considera importante para a corporação. Não basta ter apenas um “banner” bonito de se ver, e sim àquilo que é importante e muito valorizado de se viver, se comportar dentro daquela empresa

E será que as pessoas compreendem esses conceitos de valores, moral e ética nas empresas, onde imperam um conjunto gigante de regras, normas e leis? O quão as empresas se dedicam a esta transparência em relação às essas normas e leis para benefício comum de todos?

Esse tema deveria ser a base para qualquer funcionário antes mesmo da contratação e em fase de integração na empresa.

Leia também -> RH: como está seu processo de desligamento?

Enquanto a moral ordena essas normas, a ética tem a responsabilidade de pensar sobre essas normas, medir a consistência e a abrangência desses princípios com profundidade dentro das empresas.

E como Terezinha complementa: a ética é baseada em 3 princípios:

  • Respeito: reconhecimento da existência do outro e constitui a sociedade como um todo.
  • Justiça: igualdade na diferença. Somos indivíduos singulares, mas iguais em direitos.
  • Solidariedade: respeito levado às últimas consequências, penso no outro genuinamente.

Você sabia que o PIR é uma excelente ferramenta para auxiliar você a desenvolver os valores da sua empresa? Clique aqui para saber mais!

* Esse artigo foi escrito por Juliana Monteiro de Carvalho, convidada do Blog da S2. Se você desenvolve conteúdos relacionados à fraude e assédio, e tiver interesse em ver seu texto publicado aqui, entre em contato conosco.

Conheça o PIR, teste de integridade da S2

Related Posts

Por que realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética? Descubra agora!
Mar 4, 2020
Why train employees in ethics? Find out now!

Setting aside part of your company's budget to train your employees is one of the best investments you can make. Find out more about the benefits of training!

S2 em Recife: Palestra e Congresso
Nov 6, 2019
S2 in Recife: Lecture and Congress

Introducing the Online Integrity Test as an innovative solution for your Compliance program, which after implementation can support you in monitoring and aligning the behavior of professionals with the culture of the organization.

Gestão de Pessoas: Conheça os pontos essenciais para aplicar na sua empresa
Oct 23, 2019
People Management: Learn the essential points to apply in your company

Preventing conflicts, avoiding fraud, promoting employee satisfaction, retaining talent and improving team performance are some of the main business challenges. That's why having a strategic plan that aims to coordinate people management is fundamental to developing human capital in companies.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consulting
  • Home
  • Policies
  • Reporting Channel
Contents
  • PIR integrity test
  • Corporate Research
  • Lectures
  • Training
Solutions
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
Clients and candidates
  • Customer area
  • Candidate area
Email:
[email protected]
Phone

+55 (11) 3797-6888

Follow us on the web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 All rights reserved CNPJ: 21.388.461/0001-53