Customer area Candidate area
  • English
  • Português
  • Español
s2 Consultoria
  • Home
  • Solutions
  • Contents
PIR Integrity Test

We identify and prevent behavioral risks

Learn about Integrity Testing
Corporate Research

We have rebuilt the ethical working environment

Learn about Corporate Research
Training and lectures

We translate behavioral science into transformation and knowledge

Learn about Training Know Lectures
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
  • We
  • Integrity test Corporate Research Training Lectures
  • Blog Podcast Dilemma Literature Research

Contact form

  • Home
  • Blog

Qual o próximo passo para combater o assédio? - s2 Consultoria

Jan 22, 2018
Qual o próximo passo para combater o assédio?
Browse topics

O combate ao moral and sexual harassment está longe de ser uma batalha vencida, apesar de  alguns avanços significativos na luta por respeito e igualdade nesses últimos tempos. Nós acreditamos que o próximo passo seja quebrar o tabu do assédio no ambiente de trabalho.

São muitos os fatores responsáveis por criar um ambiente propício à prática do assédio, em todos os níveis hierárquicos. Um dos principais, no entanto, vem sendo rompido: o silêncio.

Não importa se o assediador é uma estrela de Hollywood como o produtor Harvey Weinstei ou um desconhecido no metrô. Práticas de abusos não podem ser toleradas, muito menos  silenciadas.

Assista ao impactante discurso de Oprah Winfrey sobre o combate ao assédio em Hollywood no Globo de Ouro, de 2018. 

https://www.youtube.com/watch?v=nlOVquKPUMU

Embora pouco difundidos, existem caminhos claros para lidar e prevenir o assédio. As principais campanhas contra ele estão sendo lideradas por mulheres, mas o problema impacta sistematicamente todas as relações humanas independente do gênero, – no espaço familiar, entre amigos, colegas de trabalho e assim por diante.

Passo a passo para prevenir o assédio

Mas como antever o comportamento assediador e caminhar lado a lado com a causa do combate ao assédio na sua empresa? Estes são os passos que recomendamos aos nossos clientes.

1 – Aprenda a entrevistar seus futuros colaboradores e fornecedores

As técnicas de entrevista investigativa são um aliado nos processos seletivos. Saber fazer as perguntas certas evita a contratação de profissionais com baixa resiliência diante de dilemas éticos para a sua organização. Saiba mais sobre quais as perguntas certas a fazer em uma entrevista.

2 – Desenvolva a integridade resiliente dos seus colaboradores.

Dentro das empresas é fundamental desenvolver a integridade de forma a evitar dilemas éticos. É preciso trabalhar a dimensão humana deste tipo de risco. Por integridade ser centrada no ser humano é que decidimos chamá-la de Integridade resiliente.

Trabalhar a integridade resiliente é desenvolver a relação que um profissional tem com o risco a que está vulnerável e a sua reação quando confrontado com um dilema ético.

O quociente de Resiliência de Integridade da pessoa aponta que quanto maior sua magnitude, menor a manifestação de comportamentos antiéticos. Para ajudar você, preparamos este checklist da integridade integridade resiliente. Baixe agora!

3 – Combata e corrija os casos denunciados.

É preciso desenvolver políticas para lidar com o assédio de forma a evitar casos futuros.  Além disso, deve-se comunicar o que se espera como comportamento ético e monitorar esse comportamento. Os casos precisam ser corretamente tratados de forma que não passem a sensação de impunidade.

4-  Estimule que a barreira do silêncio seja superada e que as pessoas denunciem.

As denúncias dos abusos sofridos ou presenciados são um ponto crucial para combater o assédio nas organizações.

Em geral o medo de sofrer represálias e a desconfiança de que a denúncia será efetivamente analisada faz com que grande parte dos colaboradores de uma organização relevem o assédio sofrido ou presenciado.

Mas como mudar isso?

O colaborador precisa confiar na empresa, que por sua vez para merecer essa confiança deve gerir e tratar as denúncias de assédio com máxima assertividade e empatia.  

Read also: Fraude e Assédio: como preveni-los na sua empresa?

Profissionais de RH, Compliance e Jurídico das organizações precisam estar capacitados para analisar, detectar e apurar as denúncias de assédio a partir de métodos e técnicas que assegurem ao denunciante que o caso relatado será investigado e de que ele não correrá riscos de qualquer retaliação.

Apenas tendo a ciência de que será ouvido com respeito, atenção e de forma humanizada – e, além disso, com a certeza de que a apuração será conduzida corretamente – o colaborador romperá com o tabu do assédio e estará mais seguro para denunciar.

Pré-requisito para sustentabilidade organizacional

As organizações são responsáveis por zelar pelo bem-estar e saúde, tanto física quanto psíquica, de seus colaboradores. Combater o assédio no ambiente de trabalho, nesse contexto, é uma obrigação.

Mas não são apenas os colaboradores que são negativamente impactados com o assédio: a imagem da empresa fica prejudicada, a qualidade do produto ou serviço pode ser afetado pelo clima interno, e até gastos com possíveis pagamentos de indenizações podem onerar a empresa.

Criar um canal eficiente de apuração de denúncias de assédio, portanto, é definitivamente um pré-requisito para que a sustentabilidade da organização seja garantida de forma saudável.

Cultura ética: o caminho para quebrar o tabu do assédio

O estabelecimento de processos que objetivem mitigar os casos de assédio são fundamentais e urgentes em quaisquer empresas, mas é a construção e consolidação de uma cultura ética que tem o potencial de quebrar com o tabu do assédio.

Desenvolver a cultura ética no ambiente corporativo requer a implantação de ferramentas de integridade que atentem ao fator humano – afinal, uma abordagem empática de educação, informação e conscientização gera resultados melhores do que uma abordagem reativa de punição.

Uma cultura ética reforça a resiliência dos colaboradores, tornando-os agentes naturais de fiscalização e controle. Pois com um clima favorável, a probabilidade de que os próprios funcionários denunciem algo que os pareça errado para proteger o ambiente de trabalho.  

Mas atenção: códigos de ética e conduta bem produzidos não funcionam sozinhos, pois os maiores aliados da cultura ética são a prática exemplar dos gestores e o sentimento de pertencimento e protagonismo do colaborador na organização.

Neste treinamento você aprenderá a aplicar métodos de análise, detecção e tratamento de denúncias de assédio no mundo corporativo

Acesse nosso treinamento Apuração de Denúncias de Assédio!

Related Posts

Canal de denúncias na empresa: saiba porque você deveria ter um
Jan 4, 2021
Corporate whistleblowing: find out why you should have one

The whistleblowing channel in companies, as the name suggests, is a means created to receive complaints from employees. It is an excellent alternative [...]

A verdade sempre vale a pena – Revista Empregos & Carreiras
Apr 25, 2019
The truth is always worth it - Empregos & Carreiras Magazine

Nobody needs to be a saint in the workplace, but there's no point in playing the superhero during job selection or after you've been hired. Recruiters and human resources professionals are generally assertive: when it comes to interviews, no matter how much the truth hurts, you have to tell it. Read more!

Transparência na gestão pública: conheça o Vetor Brasil
Apr 9, 2018
Transparency in public management: get to know Vetor Brasil

Vetor Brasil's main mission is to create an engaged and diverse network of talents to strengthen Brazil's public sector. A supra-partisan organization [...]

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consulting
  • Home
  • Policies
  • Reporting Channel
Contents
  • PIR integrity test
  • Corporate Research
  • Lectures
  • Training
Solutions
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
Clients and candidates
  • Customer area
  • Candidate area
Email:
[email protected]
Phone

+55 (11) 3797-6888

Follow us on the web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 All rights reserved CNPJ: 21.388.461/0001-53