Customer area Candidate area
  • English
  • Português
  • Español
s2 Consultoria
  • Home
  • Solutions
  • Contents
PIR Integrity Test

We identify and prevent behavioral risks

Learn about Integrity Testing
Corporate Research

We have rebuilt the ethical working environment

Learn about Corporate Research
Training and lectures

We translate behavioral science into transformation and knowledge

Learn about Training Know Lectures
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
  • We
  • Integrity test Corporate Research Training Lectures
  • Blog Podcast Dilemma Literature Research

Contact form

  • Home
  • Blog

Descubra o que é e como aumentar o valuation da sua empresa

Feb 14, 2023
Descubra o que é e como aumentar o valuation da sua empresa
Browse topics

Toda empresa possui um valuation, que pode ser mensurado na forma de dinheiro. 

Devido às circunstâncias de mercado e fatores internos do negócio, esse valor pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

Dessa forma, sendo de suma importância manter-se sempre em um bom patamar.

Ao longo deste artigo, explicaremos melhor o conceito, mostrando sua importância, qual o momento de calcular, como fazer o cálculo, benefícios e muito mais. Por isso, continue lendo até o final! 

O que é valuation?

O termo valuation pode significar três coisas: avaliação de empresas, valorização ou arbitragem de valor. Quando se quer vender uma companhia, o cálculo do valuation se faz de suma importância, para que assim a negociação seja benéfica a todos os envolvidos. 

Em outras palavras, se uma empresa é avaliada com um valor muito acima do que o mercado está disposto a comprar, a tendência é a compra não acontecer. 

Por outro lado, se ocorre o contrário, tem-se a impressão de que a companhia não é tão rentável quanto parece, afastando também potenciais compradores.

No entanto, podem haver outras intenções por trás do valuation. Em alguns casos, o cálculo é feito para mensurar o seu valor no mercado de ações, sendo que a ideia é comprar companhias que estejam valendo menos do que o valuation calculado. 

Mais do que uma fórmula da matemática, a avaliação de empresas constitui um método, capaz de reunir aspectos subjetivos do negócio. 

Na prática, a recomendação é nunca usar somente o valuation como referência na hora de vender a empresa ou adquirir novos negócios. 

Qual a importância de se atentar ao valuation da empresa?

Calcular o valuation é informar aos investidores o quanto uma empresa está valendo no momento. Com base nisso é que se decide por uma compra ou venda de companhia, bem como não fazer nada com o dinheiro.

Dito isso, é importante sempre manter os indicadores financeiros do negócio saudáveis. Por exemplo, com o passar do tempo, as dívidas contraídas não podem ser grandes o suficiente para, um dia, a operação começar a ficar deficitária. 

Assim como é fundamental reservar de modo eficiente os investimentos, visando o crescimento escalável. Ter isso em mente pode ajudar bastante a valorizar a empresa, seja para uma venda ou compra de outras companhias. 

Quando é o momento de calcular o valuation de uma empresa?

De fato, quando o assunto é avaliação de empresas, existem muitas possibilidades, sendo que algumas das principais são:

  • Estimativa do valor de uma companhia;
  • Definição de preços de ativos;
  • Determinação da remuneração de funcionários. 

Em certos casos, é importante também mensurar o quanto de impostos devem ser recolhidos na hora de pagar pelos ativos de uma empresa. Portanto, o valuation pode ser ainda um instrumento que auxilia no planejamento tributário das companhias. 

3 benefícios que um bom valuation traz

Manter uma empresa funcionando e com potencial de crescimento passa pela avaliação do fluxo de caixa. 

Na prática, se há mais saídas do que entradas, é preciso saber o que está sendo feito para cobrir a lacuna no caixa.

Dessa forma evitando a companhia de contrair dívidas, tanto de curto quanto de longo prazo.

Dito isso, acompanhe as subseções seguintes e conheça três dos principais benefícios de um bom valuation!

1. Melhores decisões

Não só em empresas, mas também na vida, é crucial tomar decisões com base em informações consistentes. 

Nesse sentido, o cálculo do valuation ajuda a direcionar os recursos com mais inteligência, permitindo que a companhia se desenvolva e se valorize.

2. Melhores acordos

O valuation contribui para a empresa firmar bons contratos com fornecedores e parceiros de negócio. 

Isso porque, ter o conhecimento do seu valor de mercado, é porque se conhece as movimentações do caixa.

Dessa forma ajudando a identificar quais pagamentos de fornecedores possuem melhores condições, por exemplo.

3. Modelo de negócios mais sustentável

Uma empresa pujante hoje pode falir amanhã. 

Mesmo sendo uma afirmação forte, é um indicativo de que, em certos momentos, é preciso fazer a avaliação da companhia.

Para que assim se consiga o equilíbrio e a sustentabilidade que o negócio precisa. 

Uma das principais formas de calcular valuation é usar o FCD, ou Fluxo de Caixa Descontado. Basicamente, é uma ideia do valor da companhia em função das perspectivas de lucros no futuro, ou o potencial da empresa em se desenvolver mais adiante. 

As etapas do cálculo são as seguintes:

  • Fluxo de caixa histórico, que é uma avaliação sistêmica de todas as entradas e saídas;
  • Projeção do fluxo de caixa, que corresponde à definição de premissas para a obtenção de lucros futuros;
  • Cálculo da taxa de desconto, cuja recomendação é ser superior à taxa básica de juros, para que assim o investimento valha a pena;
  • Mensuração do valor do fluxo de caixa projetado.

Como melhorar o valuation de uma empresa?

Com base em tudo o que foi apresentado até aqui, as três principais recomendações a serem passadas são as seguintes:

  1. Estar sempre atento ao fluxo de caixa, bem como aos desfalques, tentando, na medida do possível, evitar que a empresa fique sem dinheiro para pagar despesas de curto prazo, por exemplo;
  2. Observar o mercado e as empresas que estão com valor de mercado menor. Assim, é possível adquiri-las e, com isso, elevar o valuation do negócio no futuro;
  3. Direcionar bem os investimentos, pois isso vai ajudar a gerar não somente lucratividade, mas também crescimento ao negócio.

2 empresas que aumentaram o seu valuation

A primeira empresa de que falaremos é a Quero-Quero. A varejista do ramo de construção fez a sua oferta pública de ações em 2020, de modo que arrecadou R$ 1,95 bilhão em uma oferta secundária. Somando com a oferta primária, o montante levantado pela companhia foi de R$ 2,2 bilhões. 

O banco Itaú apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado pelo ganho de market share (aumento na participação no segmento bancário) e compra de outras empresas. 

Por causa disso, tende a não apresentar um crescimento tão grande no futuro, principalmente porque o Itaú tornou-se grande referência entre os bancos privados. 

Como visto, o termo valuation pode significar avaliação de empresas, valorização ou arbitragem de valor. 

Na prática, o seu cálculo é usado tanto visando comprar quanto vender empresas, sendo que existem várias abordagens na determinação desse valuation, como o Fluxo de Caixa Descontado.

Gostou do conteúdo? Então siga a S2 Consultoria no Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube!

Related Posts

Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários
Jan 13, 2025
Mental health at work: Strategies to promote employee well-being

The mental health of employees can have an impact on the success of the company, as well as causing irreversible damage to employees.

Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico
Dec 17, 2024
The risks and consequences of a toxic work environment

A toxic work environment does a lot of damage to companies and people. That's why it's important to combat it.

Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção
Dec 5, 2024
Integrity testing as an anti-corruption tool

Corrupt acts can also occur in companies. That's why it's important to understand and adopt anti-corruption measures.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consulting
  • Home
  • Policies
  • Reporting Channel
Contents
  • PIR integrity test
  • Corporate Research
  • Lectures
  • Training
Solutions
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
Clients and candidates
  • Customer area
  • Candidate area
Email:
[email protected]
Phone

+55 (11) 3797-6888

Follow us on the web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 All rights reserved CNPJ: 21.388.461/0001-53