Customer area Candidate area
  • English
  • Português
  • Español
s2 Consultoria
  • Home
  • Solutions
  • Contents
PIR Integrity Test

We identify and prevent behavioral risks

Learn about Integrity Testing
Corporate Research

We have rebuilt the ethical working environment

Learn about Corporate Research
Training and lectures

We translate behavioral science into transformation and knowledge

Learn about Training Know Lectures
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
  • We
  • Integrity test Corporate Research Training Lectures
  • Blog Podcast Dilemma Literature Research

Contact form

  • Home
  • Blog

Lei anticorrupção precisa ser ancorada em Compliance. - s2 Consultoria

Jun 5, 2017
Browse topics

Em 2015, foi regulamentada a Lei Anticorrupção, que a partir das crescentes denúncias feitas pela Operação Lava Jato, aumentou a preocupação dos empresários em definir regras claras sobre o tema aos funcionários.

Uma pesquisa global feita pela seguradora Zurich, apontou que há um movimento crescente de pequenas e médias empresas em busca de práticas que possam prevenir desvios de dinheiro, pagamento de propina e outros atos ilícitos. Algumas empresas já estão criando seus próprios departamentos de compliance e/ou ampliando seus códigos de ética e conduta.

Mitigar fraudes praticadas por profissionais é uma necessidade, além de ter impactos positivos na imagem organizacional, no ambiente de trabalho, na motivação dos demais funcionários e na perenidade do negócio.

Ferramentas de controle para evitar corrupção!

Em entrevista para o Jornal do Comércio, Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, destaca que a fraude atinge o desenvolvimento econômico da organização ao provocar ineficiência e incentivos errados, desestimulando seus colaboradores na busca pelo bem comum e gerando altos custos. Segundo o especialista, há formas de prevenir as fraudes internas com políticas e ferramentas de controle. Entre elas, estão código de ética, canais de denúncias, monitoramento contínuo, treinamento e desenvolvimento, programas ancorados na lei anticorrupção, entre outros mecanismos.

“Ao estruturar um programa de compliance, é fundamental considerar que há diferença substancial entre fraude e crime comum. O último se origina em ambiente não (ou pouco) controlado pela organização, já a fraude interna nasce do comportamento do colaborador no contexto organizacional”, orienta Renato.

Você pode estar se perguntando “é possível identificar a causa da fraude?” ou “minha organização pode mitigar sua ocorrência?”.

Nós respondemos: Sim, é possível!

O Pentágono da Fraude, modelo científico desenvolvido por Renato, contém elementos que auxiliam a identificar os motivos que levam as pessoas a cometer práticas fraudulentas.

Elementos Anticorrupção do Pentágono da Fraude

Conheça as 5 vertentes do Pentágono da Fraude que serão estratégicos ao mitigar fraudes, corrupção e assédio na sua organização:

Racionalização: discernimento sobre o certo e o errado, é a percepção moral que o indivíduo tem quando se depara com dilemas éticos que pautarão suas atitudes. O fraudador precisa racionalizar seus atos; necessita justificar para si e para os outros que determinada ação não é errada ou, caso seja, amenizar a situação flexibilizando os padrões éticos.

Pressão: situação a qual o indivíduo esteja submetido, considerando o contexto em que o potencial fraudador esteja vivendo em um determinado momento de sua carreira.

Oportunidade: é a ideia que o potencial fraudador faz do quão vulnerável o objeto desejado está, bem como a visualização que tem dos meios para a execução dessa fraude.

Capacidade: se refere à habilidade do indivíduo que, com má intenção, consegue operar o sistema de forma ardilosa objetivando o cometimento da fraude. De nada adianta o fraudador possuir acesso ao sistema que pretende fraudar, se ele não tem a competência para executar.

Disposição ao risco: é a análise dos custos versus benefícios para decidir pelo cometimento ou não do ato ilícito. Antes de se tornar fraudador, o colaborador mensurará se os “benefícios” que a fraude trará cobrem os custos, na hipótese de ser descoberto e punido.

[rock-convert-cta id=”30365″]

Endeavor publica Carta Aberta aos Empreendedores

Recentemente, a Endevor publicou em seu site uma Carta Aberta aos empreendedores, reforçando a necessidade de manter a ética e a boa conduta, o que reitera o fato de que não basta existir a lei anticorupção, se na prática ela for desconsiderada. Não “pegar atalhos”, como, por exemplo, oferecer e pagar propina é um dever de cada empresário e empreendedor que espera mudar o contexto econômico do país.

O artigo nos lembra que, mesmo com todos esses casos de corrupção noticiados na mídia, a grande maioria dos quase 10 milhões de empreendedores no Brasil “trabalha duro todos os dias para tirar as ideias do papel e construir um sonho que impacte cada vez mais pessoas”.

As ferramentas de compliance, como os códigos de ética e conduta, os integrity tests, entre outros, são um caminho anticorrupção tanto para grandes, quanto para pequenas e médias empresas.

Quer prevenir, entender e mitigar situações com potencial de fraude, assédio e corrupção? Conheça o PIR - Resilient Integrity Potential, teste de integridade exclusivo da S2 Consultoria e acesse a página de boas vindas, indicando a sua necessidade em nosso formulário automatizado.

Related Posts

Entenda a importância da resiliência no trabalho
Apr 28, 2023
Entenda a importância da resiliência no trabalho

O universo corporativo está cercado de conceitos fundamentais, voltados para a avaliação e o desenvolvimento dos colaboradores. Hoje, é evidente que o papel do RH […]

Conheça as diferentes formas de como dar um feedback negativo para um funcionário sem praticar assédio
Nov 23, 2020
Learn about the different ways of giving negative feedback to an employee without harassment

We deal with people who think and feel differently from each other. This can be a complicating factor when it comes to dialog, especially [...]

Comportamento do colaborador:  teste de integridade no combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo
Nov 4, 2020
Collaborator behavior: integrity testing in the fight against money laundering and terrorism

Can a company evaluate a collaborator's behavior to avoid crimes such as money laundering and hiding assets? This is a common question and [...]

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consulting
  • Home
  • Policies
  • Reporting Channel
Contents
  • PIR integrity test
  • Corporate Research
  • Lectures
  • Training
Solutions
  • Blog
  • Podcast
  • Dilemma Literature
Clients and candidates
  • Customer area
  • Candidate area
Email:
[email protected]
Phone

+55 (11) 3797-6888

Follow us on the web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 All rights reserved CNPJ: 21.388.461/0001-53