Saiba quais as perguntas certas para se obter as informações desejadas em uma entrevista
29 de janeiro de 2017
Já fizeram perguntas aparentemente óbvias para você em uma entrevista?
Não foi por acaso. Esse tipo de pergunta pode ser uma ótima fonte de obtenção de informações. A cada pergunta o profissional de recrutamento consegue entender claramente o nosso objetivo e o que estamos buscando.
Uma entrevista tem como objetivo a obtenção de informações fidedignas e sinceras sobre a história de uma pessoa. Porém, muitas vezes essa história já vem elaborada pelo entrevistado.
A razão das perguntas óbvias é porquê o profissional de recrutamento vai buscar sempre outros aspectos da fala que não estejam necessariamente ligados ao “roteiro” do seu CV.
Como fugir do roteiro?
Uma das formas de evitar respostas preparadas, é fazendo perguntas abertas exploratórias para que o entrevistado fale por si só. Isso quebra a defesa linguística e não dá nenhum tipo de direcionamento sobre o assunto que é mais importante para o entrevistador.
Uma pergunta simples e poderosa que quebra toda essa defesa é: “Conte-me sobre você?”. Com ela, você estimula o entrevistado a falar sobre ele sem oferecer nenhum tipo de direcionamento sobre o que o entrevistador quer saber:
- Sem interferência é possível identificar as prioridades do entrevistado;
- detalhes com relação à sua vida pessoal e profissional,
- as empresas que ele mais se identificou, as empresas em que ele menos se identificou,
- informações que ele conscientemente deixou de mencionar, como passagens por algumas empresas e suas razões de saída.
É muito comum o entrevistado trazer informações que ele não estava preparado para trazer ou que até mesmo não queria falar.
Assim, a regra do jogo é: quanto mais o entrevistado agir na entrevista como uma conversa, sem direcionamento específico do entrevistador, melhor o resultado e mais fácil identificar a verdade.
Como entrevistador, deixe as perguntas diretas e confirmatórias para o final, de forma a apenas confirmarem as informações obtidas.
A S2 Consultoria têm contribuído com a formação e o desenvolvimento dos profissionais para a utilização da linguagem verbal e não verbal. Conheça os nossos treinamentos.