O que afeta a reputação corporativa? Saiba mais!
23 de fevereiro de 2021
Investir em uma boa reputação corporativa vai muito além de transmitir uma ótima imagem da sua organização para o mundo. Afinal, ela é a percepção que os colaboradores, fornecedores, concorrentes e consumidores têm sobre a sua marca, sendo assim, ter uma boa reputação afeta diretamente na lucratividade dos negócios.
Nesse cenário, considerando que para ter uma boa reputação as empresas precisam ter ética e integridade, os colaboradores têm um papel essencial nesse processo.
Quer entender mais sobre essa temática tão importante na atualidade? Então, venha conosco que vamos responder as principais dúvidas sobre esse assunto!
O que é e como funciona a implementação de um código de ética?
Vamos refletir: atualmente, as pessoas estão muito mais conscientes com questões morais e estão sempre de olho na responsabilidade social e ambiental que as empresas oferecem — avaliando assim a sua contribuição para o mundo.
Inclusive, isso é um fator decisivo para muitos consumidores: antes de investir em uma determinada marca, eles avaliam quanto ela prima por oferecer um mundo mais humano, sustentável e melhor para todos.
Sendo assim, o código de ética tem um papel fundamental, afinal, ele é um agente facilitador para que a empresa garanta a sua lucratividade, produtividade e também qualidade nos produtos e serviços.
Então, a ética ganhou um valor muito estratégico para as organizações, uma vez que para ganhar o coração do consumidor é preciso ter uma postura humana e transparente. Por isso, se a sua empresa ainda não tem, saiba que é fundamental investir na implementação de um código de ética.
Quais são os benefícios de implementar uma cultura ética?
Quando a empresa investe em um bom código de ética, cria um norteamento para os colaboradores seguirem, valorizando o respeito, a transparência e os bons valores. Quando ele está bem implementado, a empresa começa a ter uma cultura ética.
Aliás, a cultura ética é sinônimo de competitividade. Adotar padrões éticos em cada etapa dos processos, em cada setor e com todos os públicos é o mesmo que praticar princípios e valores de uma forma estratégica. Veja quais são as principais vantagens dessa prática!
Transmite mais confiança para os colaboradores
Como vimos, quando a empresa tem uma boa reputação corporativa ela tem uma cultura ética bem determinada, certo? Assim, transmite mais confiança para os colaboradores, que passam a trabalhar com um clima organizacional saudável e propenso ao desenvolvimento pessoal e profissional.
O comportamento ético faz com que os profissionais trabalhem com integridade e honestidade. Assim, utilizam a ética para nortear os seus comportamentos e também para atingir os resultados esperados pela organização.
Da mesma maneira, o público interno adota padrões de qualidade mais altos nas suas rotinas — o que influencia diretamente para entregar ao consumidor final um excelente produto e oferecer a melhor experiência.
Melhora o clima interno
Certamente, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente em que há fofocas maldosas, desrespeito e mentiras, não é mesmo? Por isso, ao investir em uma cultura ética para melhorar a reputação corporativa, evita-se que esse tipo de situação aconteça.
Isso porque, a cultura ética é uma espécie de “filtro” que não deixa valores ruins (corrupção, deslealdade, assédio, ações desumanas, furtos e outros) passarem despercebidos.
Sendo assim, ela melhora o clima interno, oferecendo um ótimo ambiente para os colaboradores desenvolverem as suas atividades diárias e explorarem o melhor do seu potencial.
Reforça o compromisso de responsabilidade social
Quando a empresa adota uma postura de valores positivos que afetam diretamente os seus públicos (interno, externo e misto), faz com que ela reforce o seu compromisso de responsabilidade social.
A ideia é que a empresa não invista em uma atividade apenas para mostrar às pessoas que ela oferece algum tipo de ajuda (como é o caso de participar da campanha do agasalho, por exemplo), mas sim, investir em ações diárias que estimulam a participação de todos os colaboradores para se envolverem.
Essa é uma ótima estratégia para aperfeiçoar a reputação corporativa, bem como mostrar à comunidade que a sua empresa contribui de uma forma significativa para melhorar o universo.
Qual é a importância de incentivar uma cultura ética dentro da empresa?
Os colaboradores passam grande parte do seu dia no trabalho. Por isso, quando a empresa incentiva uma cultura ética, faz com que ele leve para casa um pouco do que aprendeu naquele ambiente.
Consequentemente, ele passa a ter ações mais positivas e éticas no seu meio, fazendo com que haja um ciclo de boas ações — influenciando a família, amigos, colegas e muito mais.
Por isso, incentivar uma cultura ética vai muito além de ter um ambiente saudável para se trabalhar. Ela reflete no mundo externo de uma forma significativa e faz com que boas ações sejam multiplicadas.
Assim, a sua empresa é vista como uma ótima organização para se trabalhar e para fazer parte, aumentando a competitividade, diminuindo o turnover e absenteísmo e garantindo a lucratividade dos negócios.
Lembre-se de que os colaboradores devem ser sempre a sua principal fonte de investimentos! Afinal, as suas atitudes afetam diretamente na imagem da marca perante a sociedade. Por isso, ter colaboradores éticos e que se encaixam na cultura da empresa é essencial.
Falando em reputação de marca e público interno, quem não se recorda do Caso Manchinha (cachorrinho que foi brutalmente assassinato por um funcionário da segurança do Carrefour, em Osasco, São Paulo) em 2018? O caso gerou uma repercussão internacional, e a marca teve que trabalhar muito para promover a gestão de crise.
Claro, existem diversas variáveis que precisam ser analisadas nesse caso, no entanto, ele é importante para percebermos que a imagem da marca influencia demais na percepção dos consumidores.
Por isso, investir em uma cultura ética, promovendo o respeito, a transparência, a solidariedade e até mesmo o amor é uma ótima sacada para prevenir ações como essa.
A reputação corporativa é um assunto muito sério! Afinal, ela influencia diretamente na imagem da sua empresa perante o mundo. Sendo assim, investir em uma cultura ética é um dos grandes segredos para alcançar o sucesso e contribuir de uma forma significativa para melhorar o mundo.
Neste post, você conferiu algumas questões que afetam a reputação corporativa. Agora, que tal aprender um pouco sobre a gestão de crise interna? Bons estudos!