Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

Empresas sustentáveis: o que são e quais suas práticas?

nov 1, 2023
Empresas sustentáveis: o que são e quais suas práticas?
Navegue por tópicos

No mundo empresarial, a gestão socioambiental e responsável é um modelo que vem ganhando cada vez mais destaque – dando origem às chamadas ‘empresas sustentáveis’.

Além de sustentáveis, esse tipo de governança possibilita que as organizações sejam inovadoras e, consequentemente, atrativas para investidores e consumidores.

Diversos empreendimentos nacionais já adotam uma série de boas práticas e mudanças em suas rotinas em prol da sustentabilidade. 

Para tanto, é essencial que as companhias aliem estratégias de crescimento, sem deixar de respeitar o meio ambiente e a sociedade de modo geral. 

Acompanhe a seguir e confira exemplos de empresas sustentáveis, além de alternativas verdes para transformar o seu negócio! 

O que é uma empresa sustentável?

Uma organização sustentável adota uma postura ética e comprometida com seus processos produtivos. 

Isso significa que a companhia atua com responsabilidade socioambiental, além de priorizar o bem-estar de funcionários, parceiros e consumidores.

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar empreendimentos que se preocupam com o tema. Boa parte deles, nesse caso, implementam ações e processos de melhoria contínua no cotidiano, como soluções e iniciativas sustentáveis.

Nos últimos anos, inclusive, o conceito ESG (Ambiental, Social e Governança) se popularizou cada vez mais no mundo corporativo. 

O termo diz respeito às estratégias que as empresas adotam em prol do meio ambiente e das demandas administrativas, éticas e de transparência. 

Ou seja, para ser considerada sustentável, é importante que a organização atue de forma prática e conte com ações pontuais na governança. Veja:

  • Estimula a proteção ao meio ambiente e o bem-estar da população;
  • Desenvolve as atividades econômicas, sem causar impactos relevantes nos ecossistemas e comunidades;
  • Reduz os prejuízos ambientais gerados na fabricação de produtos e na Prestação de serviços;
  • Educa o público por meio de programas de conscientização socioambiental;
  • Proporciona treinamentos para os colaboradores conhecerem as demandas da responsabilidade socioambiental;
  • Faz doações a instituições sociais como forma de minimizar os impactos das atividades corporativas;
  • Desenvolve iniciativas de saúde voltadas para a população.

Empresas sustentáveis no Brasil

Já existem diversas empresas sustentáveis atuando no Brasil que apostaram tudo na sustentabilidade. 

Desse modo, as organizações promovem ações para conciliar o seu desenvolvimento com as boas práticas ambientais, nos mais diferentes contextos. Veja a seguir!

Natura

A Natura é uma empresa de cosméticos famosa por suas ações de uso sustentável dos recursos naturais. A companhia desenvolve alternativas para as substâncias poluentes, apostando em insumos naturais para a produção dos seus produtos.

O foco da Natura está justamente no uso sustentável das matérias-primas para a fabricação dos cosméticos. Assim, combatendo diretamente a degradação e o desmatamento. 

A marca ainda atua em conjunto com as comunidades tradicionais, por meio de importantes parcerias com produtores rurais e agroextrativistas.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é a primeira instituição bancária do mundo a utilizar fontes de energia solar para abastecer as suas agências. 

Hoje, o banco conta com uma usina com capacidade de geração suficiente para abastecer 100 agências no estado de Minas Gerais.

Com a iniciativa, o Banco do Brasil conta com uma economia significativa na conta de eletricidade. Além disso, a empresa reduz a emissão de dióxido de carbono em mais de mil toneladas todos os anos.

Klabin

A Klabin é uma marca produtora e exportadora de embalagens, sendo a líder do setor no país. 

A empresa conta com um programa ambiental que desenvolve ações de reflorestamento e de controle das emissões de gás carbônico na atmosfera.

Além de tudo, a Klabin também investe na sustentabilidade social a fim de reduzir as desigualdades e aumentar a qualidade de vida das comunidades. 

Ou seja, todo o processo de produção e distribuição dos produtos da Klabin impacta positivamente o mercado e a sociedade como um todo. 

Papel Semente

A Papel Semente atua há mais de 11 anos no mercado brasileiro e é, atualmente, a empresa pioneira na fabricação de papel 100% biodegradável e plantável. Ou seja, a própria embalagem do produto não gera descarte de lixo, mas sim uma nova planta. 

Dessa forma, a marca é referência em sustentabilidade, tendo como base princípios da responsabilidade ambiental, social e econômica. 

Além disso, a Papel Semente foi eleita por diversos anos consecutivos como um negócio que apoia a economia inclusiva, a conservação e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho.

Por que minha empresa deve ser sustentável?

Com a tendência do ESG, cada vez mais organizações têm investido na sustentabilidade. Isso é feito com o intuito de reduzir o desperdício e gerar cada vez mais crescimento.

Dessa forma, as práticas oferecem uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo, como:

  • Melhora a eficiência dos negócios;
  • Restaura a imagem das marcas, fornecendo vantagem competitiva;
  • Minimiza custos e aumenta a produtividade;
  • É atrativo para investidores, consumidores e talentos;
  • Melhora a retenção de funcionários;
  • Garante a diminuição dos resíduos;
  • Gera impactos ambientais positivos;
  • Aumenta a motivação dos colaboradores;
  • Gera competitividade;
  • Promove processos mais eficientes;
  • Expande as oportunidades de negócios.

Como ter ações sustentáveis em minha empresa?

Como você percebeu, adotar estratégias de sustentabilidade auxilia não apenas o meio ambiente, mas também a cultura organizacional das empresas. 

No entanto, é preciso implementar uma série de ações para garantir o bem-estar das pessoas, do negócio e do planeta. Confira:

  • Reduzir o uso de papel na rotina ou substituir os documentos por versões digitais;
  • Contar com fornecedores sustentáveis para assegurar uma cadeia produtiva limpa e eficiente;
  • Capacitar a equipe de colaboradores por meio de programas educativos;
  • Reciclar e reutilizar ao máximo os recursos disponíveis;
  • Empregar energia renovável na rotina;
  • Descartar adequadamente os resíduos sólidos e líquidos;
  • Reduzir o desperdício de matérias-primas para otimizar o processo produtivo;
  • Utilizar apenas insumos de origem comprovada, que considerem a preservação do meio ambiente;
  • Acompanhar indicadores de sustentabilidade a fim de melhorar as atividades administrativas da empresa.

Implementar ações benéficas que considerem as demandas do meio ambiente, dos profissionais e da gestão corporativa é papel de toda organização sustentável. 

Lembre-se que é importante que as companhias desenvolvam estratégias e priorizem o assunto na rotina.

Dessa forma, gradualmente, algumas mudanças, por mais simples que pareçam, podem se tornar grandes diferenciais para os negócios. 

A longo prazo, o retorno será maior vantagem competitiva, menos desperdício, mais satisfação e engajamento dos colaboradores.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também o que é e como aplicar a responsabilidade socioambiental!

Post Relacionados

Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários
jan 13, 2025
Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários

A saúde mental dos funcionários podem impactar o sucesso da empresa, além de trazer prejuízos irreversíveis para os funcionários.

Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico
dez 17, 2024
Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico

Um ambiente de trabalho tóxico traz muitos prejuízos para empresas e pessoas. Por isso, é importante combatê-lo.

Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção
dez 5, 2024
Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção

Em empresas, também podem acontecer atos corruptos. Por isso, é importante compreender e adotar medidas anticorrupção.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}