Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

Como proceder após uma denúncia dentro de sua empresa? - s2 Consultoria

jan 29, 2017
Navegue por tópicos

Ao receber uma denúncia você deve tomar algumas medidas para apurar a veracidade e credibilidade dos fatos narrados. Após isso, havendo indícios de veracidade, uma apuração por meio de um processo de levantamento de informações deverá ser realizada com a finalidade de colher evidências e provas para responsabilizar os envolvidos na denúncia.

Como analisar a veracidade de uma denúncia na minha empresa?

Para analisar a veracidade de uma denúncia ou relato você deve utilizar-se da análise do conteúdo verbal. Esta técnica busca identificar a credibilidade do emissor por meio da análise de cada palavra utilizada pelo indivíduo.

Existe algum treinamento para o canal de denúncia e ouvidoria da empresa?

A S2 Consultoria possui treinamento específico que desenvolve o atendente de canal de denúncias ou de ouvidoria, o capacitando em conduzir uma entrevista por telefone, obtendo o máximo de informações e identificando o nível de veracidade de uma denúncia.

Após uma denúncia, como deve ser feito o tratamento?

O tratamento deve contemplar a verificação do nível de veracidade dos fatos narrados na denúncia para apoiar a organização na decisão de investir na apuração dessa denúncia.

O que é uma entrevista forense?

É uma entrevista estruturada conduzida por um profissional certificado em técnicas de entrevista e detecção de dissimulação o qual se vale da interpretação e comparação da linguagem de comunicação verbal e não-verbal: corporal, facial e paralinguístico para a obtenção da verdade na resolução de denúncias e de casos de fraudes e assédios corporativos. Essa entrevista se utiliza de uma abordagem empática e com respeito à dignidade humana e pode ser realizada com denunciantes, testemunhas, fornecedores ou suspeitos.

O que é uma entrevista comportamental?

A Entrevista Comportamental busca o entendimento da situação ou o processo em que se insere o fato em apuração, com base na lista previamente desenvolvida de dúvidas ou pontos a serem esclarecidos para maior elucidação do caso.

O que é uma entrevista demissional?

A Entrevista Demissional em Profundidade é aplicada a profissionais que estão no processo de saída da organização ou que já não estão mais nela, com o objetivo de identificar as razões que motivou esse desligamento, compreendendo sua percepção sobre o clima organizacional, ambiente e condições de trabalho, processos e procedimentos da empresa, riscos e vulnerabilidades que possam interferir na manutenção do ambiente ético da organização. Possibilitando identificar possíveis causas de rotatividade e ações para sua diminuição.

O que é uma entrevista confirmatória?

É uma entrevista que busca a confirmação de fatos e informações obtidas por meio de uma denúncia ou investigação.

Existem profissionais focados em entrevistas forense?

Os sócios-fundadores da S2 Consultoria, Mario da Silva Junior e Renato Almeida Santos são os primeiros profissionais brasileiros habilitados e certificados como Entrevistadores Forense (CFI) pela Associação Internacional de Entrevistadores (IAI).

Como devo executar uma entrevista forense ou confirmatória?

Há uma série de passos a serem executados antes, durante e depois da entrevista forense ou confirmatória. Estes passos garantem a legalidade do processo e legitimam a entrevista a fazer parte integrante de um eventual processo judicial.

Devo contratar uma empresa especializada para realizar a entrevista forense?

Há muitas vantagens ao se contratar uma empresa que possua profissionais habilitados para a realização de entrevistas forense, são elas:

-Possibilidade da obtenção de uma confissão de um suspeito;

-Identificação dos envolvidos e modus operandi;

-Garantir o direito da ampla defesa aos possíveis envolvidos, diminuindo a possibilidade de alegação de danos morais.

-Obtenção de provas e possível ressarcimento do dano gerado pela situação;

Porém, cabe alertar que a organização incorre em risco quando delega a condução desse tipo de entrevista a profissionais não capacitados e habilitados tecnicamente, ou ainda, a profissionais não alinhados às particularidades da iniciativa privada.

O que é ou como funciona uma entrevista de seleção?

É uma entrevista que busca identificar se o perfil (habilidades e competências) apresentados pelo candidato estão aderentes ao perfil da vaga definida pela organização contratante. A entrevista de seleção moderna vai além destes objetivos, pois busca identificar também o potencial de integridade resiliente do candidato, ou seja, identificar o quanto sua integridade resiste a dilemas éticos.

Post Relacionados

Canal de denúncias na empresa: saiba porque você deveria ter um
jan 4, 2021
Canal de denúncias na empresa: saiba porque você deveria ter um

O canal de denúncias nas empresas, como o nome sugere, é um meio criado para receber as denúncias dos colaboradores. Ele é uma ótima alternativa […]

A verdade sempre vale a pena – Revista Empregos & Carreiras
abr 25, 2019
A verdade sempre vale a pena – Revista Empregos & Carreiras

Ninguém precisa ser santo no ambiente de trabalho, mas não adianta bancar o super-herói durante a seleção para um emprego ou depois da contratação. Os recrutadores e profissionais de Recursos Humanos em geral são assertivos: na hora da entrevista, por mais que a verdade doa, é preciso contá-la. Leia mais!

Transparência na gestão pública: conheça o Vetor Brasil
abr 9, 2018
Transparência na gestão pública: conheça o Vetor Brasil

Criar uma rede de talentos engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro é a grande missão do Vetor Brasil. Uma organização suprapartidária e […]

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}