Empresas sustentáveis: o que são e quais suas práticas?
1 de novembro de 2023
No mundo empresarial, a gestão socioambiental e responsável é um modelo que vem ganhando cada vez mais destaque – dando origem às chamadas ‘empresas sustentáveis’.
Além de sustentáveis, esse tipo de governança possibilita que as organizações sejam inovadoras e, consequentemente, atrativas para investidores e consumidores.
Diversos empreendimentos nacionais já adotam uma série de boas práticas e mudanças em suas rotinas em prol da sustentabilidade.
Para tanto, é essencial que as companhias aliem estratégias de crescimento, sem deixar de respeitar o meio ambiente e a sociedade de modo geral.
Acompanhe a seguir e confira exemplos de empresas sustentáveis, além de alternativas verdes para transformar o seu negócio!
O que é uma empresa sustentável?
Uma organização sustentável adota uma postura ética e comprometida com seus processos produtivos.
Isso significa que a companhia atua com responsabilidade socioambiental, além de priorizar o bem-estar de funcionários, parceiros e consumidores.
Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar empreendimentos que se preocupam com o tema. Boa parte deles, nesse caso, implementam ações e processos de melhoria contínua no cotidiano, como soluções e iniciativas sustentáveis.
Nos últimos anos, inclusive, o conceito ESG (Ambiental, Social e Governança) se popularizou cada vez mais no mundo corporativo.
O termo diz respeito às estratégias que as empresas adotam em prol do meio ambiente e das demandas administrativas, éticas e de transparência.
Ou seja, para ser considerada sustentável, é importante que a organização atue de forma prática e conte com ações pontuais na governança. Veja:
- Estimula a proteção ao meio ambiente e o bem-estar da população;
- Desenvolve as atividades econômicas, sem causar impactos relevantes nos ecossistemas e comunidades;
- Reduz os prejuízos ambientais gerados na fabricação de produtos e na Prestação de serviços;
- Educa o público por meio de programas de conscientização socioambiental;
- Proporciona treinamentos para os colaboradores conhecerem as demandas da responsabilidade socioambiental;
- Faz doações a instituições sociais como forma de minimizar os impactos das atividades corporativas;
- Desenvolve iniciativas de saúde voltadas para a população.
Empresas sustentáveis no Brasil
Já existem diversas empresas sustentáveis atuando no Brasil que apostaram tudo na sustentabilidade.
Desse modo, as organizações promovem ações para conciliar o seu desenvolvimento com as boas práticas ambientais, nos mais diferentes contextos. Veja a seguir!
Natura
A Natura é uma empresa de cosméticos famosa por suas ações de uso sustentável dos recursos naturais. A companhia desenvolve alternativas para as substâncias poluentes, apostando em insumos naturais para a produção dos seus produtos.
O foco da Natura está justamente no uso sustentável das matérias-primas para a fabricação dos cosméticos. Assim, combatendo diretamente a degradação e o desmatamento.
A marca ainda atua em conjunto com as comunidades tradicionais, por meio de importantes parcerias com produtores rurais e agroextrativistas.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil é a primeira instituição bancária do mundo a utilizar fontes de energia solar para abastecer as suas agências.
Hoje, o banco conta com uma usina com capacidade de geração suficiente para abastecer 100 agências no estado de Minas Gerais.
Com a iniciativa, o Banco do Brasil conta com uma economia significativa na conta de eletricidade. Além disso, a empresa reduz a emissão de dióxido de carbono em mais de mil toneladas todos os anos.
Klabin
A Klabin é uma marca produtora e exportadora de embalagens, sendo a líder do setor no país.
A empresa conta com um programa ambiental que desenvolve ações de reflorestamento e de controle das emissões de gás carbônico na atmosfera.
Além de tudo, a Klabin também investe na sustentabilidade social a fim de reduzir as desigualdades e aumentar a qualidade de vida das comunidades.
Ou seja, todo o processo de produção e distribuição dos produtos da Klabin impacta positivamente o mercado e a sociedade como um todo.
Papel Semente
A Papel Semente atua há mais de 11 anos no mercado brasileiro e é, atualmente, a empresa pioneira na fabricação de papel 100% biodegradável e plantável. Ou seja, a própria embalagem do produto não gera descarte de lixo, mas sim uma nova planta.
Dessa forma, a marca é referência em sustentabilidade, tendo como base princípios da responsabilidade ambiental, social e econômica.
Além disso, a Papel Semente foi eleita por diversos anos consecutivos como um negócio que apoia a economia inclusiva, a conservação e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho.
Por que minha empresa deve ser sustentável?
Com a tendência do ESG, cada vez mais organizações têm investido na sustentabilidade. Isso é feito com o intuito de reduzir o desperdício e gerar cada vez mais crescimento.
Dessa forma, as práticas oferecem uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo, como:
- Melhora a eficiência dos negócios;
- Restaura a imagem das marcas, fornecendo vantagem competitiva;
- Minimiza custos e aumenta a produtividade;
- É atrativo para investidores, consumidores e talentos;
- Melhora a retenção de funcionários;
- Garante a diminuição dos resíduos;
- Gera impactos ambientais positivos;
- Aumenta a motivação dos colaboradores;
- Gera competitividade;
- Promove processos mais eficientes;
- Expande as oportunidades de negócios.
Como ter ações sustentáveis em minha empresa?
Como você percebeu, adotar estratégias de sustentabilidade auxilia não apenas o meio ambiente, mas também a cultura organizacional das empresas.
No entanto, é preciso implementar uma série de ações para garantir o bem-estar das pessoas, do negócio e do planeta. Confira:
- Reduzir o uso de papel na rotina ou substituir os documentos por versões digitais;
- Contar com fornecedores sustentáveis para assegurar uma cadeia produtiva limpa e eficiente;
- Capacitar a equipe de colaboradores por meio de programas educativos;
- Reciclar e reutilizar ao máximo os recursos disponíveis;
- Empregar energia renovável na rotina;
- Descartar adequadamente os resíduos sólidos e líquidos;
- Reduzir o desperdício de matérias-primas para otimizar o processo produtivo;
- Utilizar apenas insumos de origem comprovada, que considerem a preservação do meio ambiente;
- Acompanhar indicadores de sustentabilidade a fim de melhorar as atividades administrativas da empresa.
Implementar ações benéficas que considerem as demandas do meio ambiente, dos profissionais e da gestão corporativa é papel de toda organização sustentável.
Lembre-se que é importante que as companhias desenvolvam estratégias e priorizem o assunto na rotina.
Dessa forma, gradualmente, algumas mudanças, por mais simples que pareçam, podem se tornar grandes diferenciais para os negócios.
A longo prazo, o retorno será maior vantagem competitiva, menos desperdício, mais satisfação e engajamento dos colaboradores.