Área de clientes Área de candidatos
  • Español
  • Português
  • English
s2 Consultoria
  • Inicio
  • Soluciones
  • Contenido
Prueba de integridad PIR

Identificamos y prevenimos los riesgos de comportamiento

Más información sobre las pruebas de integridad
Investigación empresarial

Hemos reconstruido un entorno de trabajo ético

Más información sobre investigación empresarial
Formación y conferencias

Traducimos la ciencia del comportamiento en transformación y conocimiento

Más información sobre formación Saber Conferencias
  • Blog
  • Podcast
  • Literatura sobre dilemas
  • Nosotros
  • Prueba de integridad Investigación empresarial Formación Conferencias
  • Blog Podcast Literatura sobre dilemas Investigación

Formulario de contacto

  • Inicio
  • Blog

Corporativismo: uma barreira para as mulheres no mercado de trabalho - s2 Consultoria

Mar 7, 2018
Corporativismo: uma barreira para as mulheres no mercado de trabalho
Navegue por tópicos

Corporativismo, dos tipos de assédio, é o menos falado na mídia. Ele engloba todas as situações em que há a defesa dos próprios interesses em detrimento dos interesses da coletividade, gerando um ‘protecionismo de classes’.

Se você não tratar ou mesmo falar com os seus funcionários sobre as questões ligadas ao assédio moral e sexual, assim como sobre preconceito, pode estar sendo corporativista. Isso porque normalmente quem não é vítima de assédio fala sobre ele com um viés que desconsidera o sentimento das vítimas.

Existem 3 tipo de assédio:

Corporativismo

    • conduta antiética de grupos organizados, dentro ou fora da empresa;
    • negligência no julgamento e punição de crimes corporativos
    • criação de consensos que apagam as discordâncias em prol de uma unidade artificialmente alcançada.

Acoso sexual

    • Constrangimentos constantes por meio de cantadas insinuações;
    • Piadas de conotação sexual,
    • Carícias ou pedidos de favores sexuais indesejados,
    • Intimidação,
    • Ameaças e represálias,
    • recusa de promoção, demissão ou outras injustiças resultantes de uma recusa de favores sexuais;
    • Assobios, comentários de viés sexual, olhares e contato indesejado.

Assédio moral – também conhecido como terror psicológico

    • Acusações, insultos, gritos e humilhações em público com o objetivo de fazer a vítima se sentir inferior,
    • Críticas destrutivas não seguidas de pedido de desculpa,
    • Propagação de boatos,
    • Isolamento,
    • Recusa na comunicação,
    • Fofocas,
    • Exclusão social.

Leia também: Assédio moral e sexual dá para prevenir?

Relembrar o Dia da Mulher é importante. Mas como de fato agir para que os preconceitos, o corporativismo e outras formas de assédio contra a mulher diminuam diariamente?

Além de não deixar passar casos de assédio moral e sexual na sua organização, você não pode descuidar também de casos de corporativismo, onde grupos explícita ou implicitamente discriminam equipes ou colegas de trabalho.

Corporativismo contra a mulher

Os dados não param de surgir e é sempre importante olhar para eles de frente, encarando e reconhecendo a realidade para que se consiga desenvolver uma percepção realista do que acontece também no cotidiano da sua organização.

  • Em uma pesquisa feita com 7,7 mil mulheres, 99,6% já foram assediadas em algum momento de suas vidas. (Fonte: Think Olga)
  • Cerca de 98% sofreu assédio na rua e 64%, no transporte público. (Fonte: Think Olga)
  • 81% das mulheres mudam a rotina por medo do assédio. Isso inclui desde uma simples troca de roupa até a escolha por outro trajeto nas ruas. (Fonte: Think Olga)
  • As principais vítimas assédio sexual no ambiente de trabalho são mulheres negras. (Fonte: Ministério do Trabalho)
  • 16% da população feminina do Brasil relata ter sido assediada antes dos 10 anos. Para 55% das mulheres, a situação abusiva começou antes dos 18 anos. Para a pesquisa, foram considerados assédio os atos indesejados, ameaçadores e agressivos contra as mulheres, podendo configurar abuso verbal, físico, sexual ou emocional. (Fonte: ActionAid)
  • O Brasil é o país que apresenta a maior incidência de assédio entre as mulheres. O País tem também os maiores índices de assédio sofrido por meninas antes dos 10 anos.  (Fonte: ActionAid)

Na sua empresa, os reflexos do corporativismo, do assédio sexual e do assédio moral podem gerar um ciclo vicioso:

  • Se o assediador não tem a sua integridade resiliente trabalhada, pode se criar a cultura da impunidade. Isso prejudica os relacionamentos e enfraquece a cultura organizacional.
  • Em casos mais graves, não tratar casos de assédio podem levar a processos, impactando em perdas financeiras.
  • Os problemas ocorridos internamente na sua cultura organizacional, quando vem à tona, podem gerar uma crise de reputação, com impactos imensuráveis na sua imagem pública.
  • Espere ainda consequências piores na dimensão humana, como reflexos na saúde física e emocional das assediadas e dos assediados. E aqui falo como psicóloga: distúrbios como ansiedade, depressão, perda ou ganho de peso, dores de cabeça, estresse e problemas no sono. Isso tudo vai se refletir em perda de produtividade.

Como podemos, então, trabalhar nos próximos 365 dias para que as questões em torno do ser mulher nas empresas deixe de ser invisível ou diminuído e tenha o devido (respeito/ reconhecimento)?

Um passo a passo

Veja como acabae com assédio contra a mulher no trabalho:

  • Fortaleça a cultura corporativa. Comunique periodicamente os seus colaboradores sobre a missão, visão e valores da organização.
  • Desenvolva um comitê de ética. Revisar periodicamente e em grupo o Código de Ética. Trabalhar em grupo é uma maneira de encontrar formas criativas de comunicá-lo aos demais colaboradores.
  • Analise periodicamente os riscos de compliance. Reclamações recebidas explicitamente ou via canal de denúncias precisam ser tratadas para não se desenvolver uma cultura de impunidade.
  • Aplique periodicamente um teste de integridade resiliente em toda a equipe. Os melhores testes do mercado julgam um acusado de assédio como culpado ou inocente, mas ajudam a entender as suas motivações. Com isso é possível desenvolver a sua educação ética. Os três momentos para aplicá-lo são:
    • Na contratação, para entender se o futuro colaborador está aderente à cultura da empresa e tem o mesmo alinhamento ético. Se não tiver e as suas habilidades forem fundamentais para a empresa, é possível desenvolver a integridade do profissional frente às suas fragilidades.
    • Durante o exercício profissional, para garantir que o profissional segue alinhado e não desenvolveu fragilidades éticas ao longo do caminho.
    • Na demissão, quando muitas vezes os profissionais trazem à tona ressentimentos, problemas e situações que testemunharam durante o exercício profissional.
  • Promova treinamentos que chamem a atenção da sua equipe para questões do dia a dia. Detecção de mentira, obtenção de informações, técnicas para prevenção de assédio… Falar de ética não precisa ser chato e, afinal, é um tema que está inerente a cada ação do nosso dia a dia.

Para colocar tudo isso em prática e tornar todos os dias no Dia da Mulher, baixe o nosso Checklist para a Integridade Resiliente.

Post Relacionados

Canal de denúncias na empresa: saiba porque você deveria ter um
Ene 4, 2021
Canal de denúncias na empresa: saiba porque você deveria ter um

O canal de denúncias nas empresas, como o nome sugere, é um meio criado para receber as denúncias dos colaboradores. Ele é uma ótima alternativa […]

A verdade sempre vale a pena – Revista Empregos & Carreiras
Abr 25, 2019
A verdade sempre vale a pena – Revista Empregos & Carreiras

Ninguém precisa ser santo no ambiente de trabalho, mas não adianta bancar o super-herói durante a seleção para um emprego ou depois da contratação. Os recrutadores e profissionais de Recursos Humanos em geral são assertivos: na hora da entrevista, por mais que a verdade doa, é preciso contá-la. Leia mais!

Transparência na gestão pública: conheça o Vetor Brasil
Abr 9, 2018
Transparência na gestão pública: conheça o Vetor Brasil

Criar uma rede de talentos engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro é a grande missão do Vetor Brasil. Uma organização suprapartidária e […]

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consultoría
  • Inicio
  • Políticas
  • Canal de Denuncias
Contenido
  • Prueba de integridad PIR
  • Investigación empresarial
  • Conferencias
  • Formación
Soluciones
  • Blog
  • Podcast
  • Literatura sobre dilemas
Clientes y candidatos
  • Área de clientes
  • Área de candidatos
Correo electrónico:
[email protected]
Teléfono

+55 (11) 3797-6888

Síganos en la web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos los derechos reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53