Área de clientes Área de candidatos
  • Español
  • Português
  • English
s2 Consultoria
  • Inicio
  • Soluciones
  • Contenido
Prueba de integridad PIR

Identificamos y prevenimos los riesgos de comportamiento

Más información sobre las pruebas de integridad
Investigación empresarial

Hemos reconstruido un entorno de trabajo ético

Más información sobre investigación empresarial
Formación y conferencias

Traducimos la ciencia del comportamiento en transformación y conocimiento

Más información sobre formación Saber Conferencias
  • Blog
  • Podcast
  • Literatura sobre dilemas
  • Nosotros
  • Prueba de integridad Investigación empresarial Formación Conferencias
  • Blog Podcast Literatura sobre dilemas Investigación

Formulario de contacto

  • Inicio
  • Blog

O que afeta a reputação corporativa? Saiba mais! - s2 Consultoria

Feb 23, 2021
O que afeta a reputação corporativa? Saiba mais!
Navegue por tópicos

Investir em uma boa reputação corporativa vai muito além de transmitir uma ótima imagem da sua organização para o mundo. Afinal, ela é a percepção que os colaboradores, fornecedores, concorrentes e consumidores têm sobre a sua marca, sendo assim, ter uma boa reputação afeta diretamente na lucratividade dos negócios.

Nesse cenário, considerando que para ter uma boa reputação as empresas precisam ter ética e integridade, os colaboradores têm um papel essencial nesse processo.

Quer entender mais sobre essa temática tão importante na atualidade? Então, venha conosco que vamos responder as principais dúvidas sobre esse assunto!

O que é e como funciona a implementação de um código de ética?

Vamos refletir: atualmente, as pessoas estão muito mais conscientes com questões morais e estão sempre de olho na responsabilidade social e ambiental que as empresas oferecem — avaliando assim a sua contribuição para o mundo.

Inclusive, isso é um fator decisivo para muitos consumidores: antes de investir em uma determinada marca, eles avaliam quanto ela prima por oferecer um mundo mais humano, sustentável e melhor para todos.

Sendo assim, o código de ética tem um papel fundamental, afinal, ele é um agente facilitador para que a empresa garanta a sua lucratividade, produtividade e também qualidade nos produtos e serviços.

Então, a ética ganhou um valor muito estratégico para as organizações, uma vez que para ganhar o coração do consumidor é preciso ter uma postura humana e transparente. Por isso, se a sua empresa ainda não tem, saiba que é fundamental investir na implementação de um código de ética.

Quais são os benefícios de implementar uma cultura ética?

Quando a empresa investe em um bom código de ética, cria um norteamento para os colaboradores seguirem, valorizando o respeito, a transparência e os bons valores. Quando ele está bem implementado, a empresa começa a ter uma cultura ética.

Aliás, a cultura ética é sinônimo de competitividade. Adotar padrões éticos em cada etapa dos processos, em cada setor e com todos os públicos é o mesmo que praticar princípios e valores de uma forma estratégica. Veja quais são as principais vantagens dessa prática!

Transmite mais confiança para os colaboradores

Como vimos, quando a empresa tem uma boa reputação corporativa ela tem uma cultura ética bem determinada, certo? Assim, transmite mais confiança para os colaboradores, que passam a trabalhar com um clima organizacional saudável e propenso ao desenvolvimento pessoal e profissional.

O comportamento ético faz com que os profissionais trabalhem com integridade e honestidade. Assim, utilizam a ética para nortear os seus comportamentos e também para atingir os resultados esperados pela organização.

Da mesma maneira, o público interno adota padrões de qualidade mais altos nas suas rotinas — o que influencia diretamente para entregar ao consumidor final um excelente produto e oferecer a melhor experiência.

Melhora o clima interno

Certamente, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente em que há fofocas maldosas, desrespeito e mentiras, não é mesmo? Por isso, ao investir em uma cultura ética para melhorar a reputação corporativa, evita-se que esse tipo de situação aconteça.

Isso porque, a cultura ética é uma espécie de “filtro” que não deixa valores ruins (corrupção, deslealdade, assédio, ações desumanas, furtos e outros) passarem despercebidos.

Sendo assim, ela melhora o clima interno, oferecendo um ótimo ambiente para os colaboradores desenvolverem as suas atividades diárias e explorarem o melhor do seu potencial.

Reforça o compromisso de responsabilidade social

Quando a empresa adota uma postura de valores positivos que afetam diretamente os seus públicos (interno, externo e misto), faz com que ela reforce o seu compromisso de responsabilidade social.

A ideia é que a empresa não invista em uma atividade apenas para mostrar às pessoas que ela oferece algum tipo de ajuda (como é o caso de participar da campanha do agasalho, por exemplo), mas sim, investir em ações diárias que estimulam a participação de todos os colaboradores para se envolverem.

Essa é uma ótima estratégia para aperfeiçoar a reputação corporativa, bem como mostrar à comunidade que a sua empresa contribui de uma forma significativa para melhorar o universo.

Qual é a importância de incentivar uma cultura ética dentro da empresa?

Os colaboradores passam grande parte do seu dia no trabalho. Por isso, quando a empresa incentiva uma cultura ética, faz com que ele leve para casa um pouco do que aprendeu naquele ambiente.

Consequentemente, ele passa a ter ações mais positivas e éticas no seu meio, fazendo com que haja um ciclo de boas ações — influenciando a família, amigos, colegas e muito mais.

Por isso, incentivar uma cultura ética vai muito além de ter um ambiente saudável para se trabalhar. Ela reflete no mundo externo de uma forma significativa e faz com que boas ações sejam multiplicadas.

Assim, a sua empresa é vista como uma ótima organização para se trabalhar e para fazer parte, aumentando a competitividade, diminuindo o turnover e absenteísmo e garantindo a lucratividade dos negócios.

Lembre-se de que os colaboradores devem ser sempre a sua principal fonte de investimentos! Afinal, as suas atitudes afetam diretamente na imagem da marca perante a sociedade. Por isso, ter colaboradores éticos e que se encaixam na cultura da empresa é essencial.

Falando em reputação de marca e público interno, quem não se recorda do Caso Manchinha (cachorrinho que foi brutalmente assassinato por um funcionário da segurança do Carrefour, em Osasco, São Paulo) em 2018? O caso gerou uma repercussão internacional, e a marca teve que trabalhar muito para promover a gestão de crise.

Claro, existem diversas variáveis que precisam ser analisadas nesse caso, no entanto, ele é importante para percebermos que a imagem da marca influencia demais na percepção dos consumidores.

Por isso, investir em uma cultura ética, promovendo o respeito, a transparência, a solidariedade e até mesmo o amor é uma ótima sacada para prevenir ações como essa.

A reputação corporativa é um assunto muito sério! Afinal, ela influencia diretamente na imagem da sua empresa perante o mundo. Sendo assim, investir em uma cultura ética é um dos grandes segredos para alcançar o sucesso e contribuir de uma forma significativa para melhorar o mundo.

Neste post, você conferiu algumas questões que afetam a reputação corporativa. Agora, que tal aprender um pouco sobre a gestão de crise interna? Bons estudos!

Post Relacionados

Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários
Ene 13, 2025
Salud mental en el trabajo: estrategias para fomentar el bienestar de los empleados

La salud mental de los trabajadores puede repercutir en el éxito de la empresa, además de causar daños irreversibles a los empleados.

Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico
Dic 17, 2024
Riesgos y consecuencias de un entorno laboral tóxico

Un entorno laboral tóxico hace mucho daño a las empresas y a las personas. Por eso es importante combatirlo.

Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção
Dic 5, 2024
Pruebas de integridad como herramienta anticorrupción

Los actos de corrupción también pueden producirse en las empresas. Por eso es importante conocer y adoptar medidas anticorrupción.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consultoría
  • Inicio
  • Políticas
  • Canal de Denuncias
Contenido
  • Prueba de integridad PIR
  • Investigación empresarial
  • Conferencias
  • Formación
Soluciones
  • Blog
  • Podcast
  • Literatura sobre dilemas
Clientes y candidatos
  • Área de clientes
  • Área de candidatos
Correo electrónico:
[email protected]
Teléfono

+55 (11) 3797-6888

Síganos en la web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos los derechos reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53