MUSEU DO FOGO, ESG e VOCÊ!
28 de outubro de 2022
Sei que é meio estranho escrever sobre ESG com certo saudosismo, pois essa sigla está pipocando nas redes sociais há pouco tempo e, pelo que tudo (inclusive os dados científicos não tão valorizados hoje em dia), nunca foi uma agenda tão atual e relevante. Mas o meu saudosismo vem da lembrança das minhas primeiras aulas do estágio docente na PUC-SP, na disciplina de Sustentabilidade para a graduação de Administração, sob a orientação do meu querido professor Arnaldo Mazzei Nogueira, em 2010! Ou seja, há mais de 12 anos…então, me deem a licença poética para chamar de “passado”.
Mas esse saudosismo também está intimamente ligado ao caminho que faço (cada vez menos frequente) entre a minha casa, na Chapada dos Veadeiros até Brasília. Na estrada toda (cerca de 300km) eu vibrava com cada paisagem deslumbrante do nosso cerrado…mas agora, praticamente vejo tapetes e tapetes de plantações infindáveis.
Agora, o principal motivo deste saudosismo é o fato que hoje completa 1 mês da inauguração do MUSEU DO FOGO! Sim, há exatamente 1 mês iniciamos este projeto lindo e relevante para sustentabilidade do nosso cerrado.
Talvez você nem sabia disso e não te culpo! Sabe aquela história de que as empresas fazem marketing verde, ou seja, fazem mais propaganda sobre ESG do que efetivamente praticam? Pois é, com a gente aqui da S2 Consultoria é exatamente o contrário: iniciamos este projeto e praticamente nem divulgamos, pois estávamos mais ocupados em fazer acontecer do que fazer “barulho”. Mas agora, parei para escrever a quem interessar e espero que seja você. Então deixa explicar do que se trata…
O Museu do Fogo sob a ótica do MIF – Manejo Integrado do Fogo, nasce com o objetivo de promover a conscientização ambiental para fins de conservação do Bioma Cerrado, e também apoiar a BRIVAC – Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante, através do Departamento de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais na Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás.
A região da Chapada dos Veadeiros é a porção mais preservada do Cerrado – segundo bioma mais importante do país – no estado de Goiás. A preservação do território enfrenta muitos desafios, entre os quais os frequentes incêndios florestais que devastam anualmente grandes áreas, prejudicando a flora e fauna local e comprometendo a sua biodiversidade. Então, os brigadistas voluntários têm tido papel fundamental na proteção da natureza local.
Agora provavelmente está em sua mente a seguinte pergunta: E o que eu tenho com isso?
Talvez nada, mas espero que tudo! Se você acha que ESG é só papinho marketeiro, realmente não têm absolutamente nada com isso. Mas se você se preocupa com essa bolota, suspensa no universo (isso se você não for terraplanista obviamente…), que chamamos de nosso planeta…
Por fim, esse meu relato saudosista tem um único propósito: mostrar que podemos fazer a diferença! Mesmo que seja uma pequena diferença! Se você me conhece, sabe que minha agenda principal de estudo e profissão é a predição de riscos comportamentais, como fraude e assédio no IPRC Brasil . Mas ainda assim, separei tempo e esforço para idealizar este pequeno legado. E se você conhece a S2 Consultoria , sabe que nossa estratégia sempre foi “não crescer” institucionalmente, pois somos uma consultoria boutique de compliance e não queremos mudar isso e, mesmo sendo “pequena”, decidimos fazer algo prático pelo meio ambiente, patrocinando o Museu do Fogo.
Então, imagina você que trabalha ou é sócio de uma grande empresa? Não quero te jogar mais uma carga diante de tantos compromissos que você certamente tem, mas quero jogar “serpentes no seu jardim” para te fazer refletir e quem sabe, daqui algum tempo eu possa ler um texto saudosista seu…
Texto de: Renato Santos, idealizador do Museu do Fogo.