Terceirização e mão de obra temporária: O que é e quais são as vantagens
20 de maio de 2022
Neste conteúdo iremos abordar o que é e qual a sua importância e vantagens e também desmistificar o tema terceirização de mão de obra temporária:
O que é a terceirização de mão de obra?
A terceirização de mão de obra é uma ferramenta que as empresas utilizam ao contratar uma empresa especializada em gestão de mão de obra.
Que possa lhe atender em qualquer cargo, função e departamento, deixando a empresa livre para focar no seu próprio negócio.
Significado de terceirização.
É a contratação de uma empresa especializada por uma outra empresa que possui ou oferece os serviços que serão prestados pela empresa contratada.
A empresa contratada é responsável pela mão de obra, seja para qual atividade e período que se fizer necessário.
Lei da terceirização.
A lei 6.019/74, alterada pelas leis da Reforma Trabalhista nº 13.429, 2017 e lei 13.467,2017, autoriza a terceirização realizada por Empresa de Prestação de Serviços a Terceiros e Empresa de Trabalho Temporário.
O que é uma empresa terceirizada?
É uma empresa que presta serviços a outra empresa ou pessoa.
Como por exemplo a Full Time, uma empresa de recrutamento e seleção, terceirização e gestão de pessoas, e parceira da S2 Consultoria.
Terceirização e mão de obra temporária, como funciona?
A empresa de terceirização e mão de obra temporário, é responsável pelos processos admissionais, suporte administrativo, jurídico e operacional.
Durante o contrato de trabalho de cada funcionário até o término de cada contrato.
Quais são as vantagens da terceirização de mão de obra temporária?
A empresa que contrata uma empresa especializada em terceirização de mão de obra passa a ter uma tranquilidade no que tange a gestão de pessoas.
Sendo possível focar totalmente no seu negócio, pois a consultoria irá avaliar qual o melhor formato de contratação para cada situação, além da redução de custos conforme abaixo:
- A Empresa poderá contratar a mão de obra temporária para qualquer cargo ou função dentro da sua corporação, inclusive a atividade fim de cada empresa;
- Flexibilidade, o tempo de contrato de um funcionário temporário pode ser de (01 a 270 dias corridos);
- Economia, não há despesas com pagamento de aviso prévio indenizado seja a empresa desligando ou não o funcionário, no caso de contrato temporário;
- Não há despesas com o recolhimento da multa de (40%) do FGTS ao final do contrato ou em caso de desligamento do funcionário antes do término do contrato, no caso de contrato temporário/
- Oportunidade, após o período máximo de (270) dias o funcionário pode ser contratado pela empresa ou ser terceirizado em definitivo pela empresa de terceirização;
- A empresa contratante sempre usufrui de um serviço de consultoria especializada, lhe permitindo obter as melhores estratégias de gestão de pessoas;
- O contratante poderá contar com especialistas que irão lhe dar todo o suporte para alavancar o seu crescimento com estratégias assertivas na gestão de pessoas e projetos.
Existem riscos ou desvantagens na terceirização de serviços?
A Consultoria Full Time orienta seus clientes e a todos, os riscos só acontecem se a empresa não contratar uma empresa de terceirização sólida e confiável.
É preciso buscar referências de trabalho, confiabilidade, clientes e tempo de mercado desta empresa.
Como escolher uma empresa para terceirizar os serviços?
É fundamental verificar o tempo de abertura desta empresa, pedir uma relação com os seus principais clientes, buscar referências junto a alguns clientes e se possível observar as redes sociais da empresa.
E escolher empresas que possuem um processo que avalie a integridade da mão de obra terceirizada, como o PIR – Teste de Integridade Online.
Sabemos que no dia a dia de trabalho podemos nos deparar com situações adversas, por isso, é essencial identificar os gatilhos comportamentais que levam os profissionais a cometer atos antiéticos como assédio, corrupção e fraude.
Por isso, o PIR é essencial para empresas de terceirização.