Descubra o que é e como aumentar o valuation da sua empresa
14 de fevereiro de 2023
Toda empresa possui um valuation, que pode ser mensurado na forma de dinheiro.
Devido às circunstâncias de mercado e fatores internos do negócio, esse valor pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.
Dessa forma, sendo de suma importância manter-se sempre em um bom patamar.
Ao longo deste artigo, explicaremos melhor o conceito, mostrando sua importância, qual o momento de calcular, como fazer o cálculo, benefícios e muito mais. Por isso, continue lendo até o final!
O que é valuation?
O termo valuation pode significar três coisas: avaliação de empresas, valorização ou arbitragem de valor. Quando se quer vender uma companhia, o cálculo do valuation se faz de suma importância, para que assim a negociação seja benéfica a todos os envolvidos.
Em outras palavras, se uma empresa é avaliada com um valor muito acima do que o mercado está disposto a comprar, a tendência é a compra não acontecer.
Por outro lado, se ocorre o contrário, tem-se a impressão de que a companhia não é tão rentável quanto parece, afastando também potenciais compradores.
No entanto, podem haver outras intenções por trás do valuation. Em alguns casos, o cálculo é feito para mensurar o seu valor no mercado de ações, sendo que a ideia é comprar companhias que estejam valendo menos do que o valuation calculado.
Mais do que uma fórmula da matemática, a avaliação de empresas constitui um método, capaz de reunir aspectos subjetivos do negócio.
Na prática, a recomendação é nunca usar somente o valuation como referência na hora de vender a empresa ou adquirir novos negócios.
Qual a importância de se atentar ao valuation da empresa?
Calcular o valuation é informar aos investidores o quanto uma empresa está valendo no momento. Com base nisso é que se decide por uma compra ou venda de companhia, bem como não fazer nada com o dinheiro.
Dito isso, é importante sempre manter os indicadores financeiros do negócio saudáveis. Por exemplo, com o passar do tempo, as dívidas contraídas não podem ser grandes o suficiente para, um dia, a operação começar a ficar deficitária.
Assim como é fundamental reservar de modo eficiente os investimentos, visando o crescimento escalável. Ter isso em mente pode ajudar bastante a valorizar a empresa, seja para uma venda ou compra de outras companhias.
Quando é o momento de calcular o valuation de uma empresa?
De fato, quando o assunto é avaliação de empresas, existem muitas possibilidades, sendo que algumas das principais são:
- Estimativa do valor de uma companhia;
- Definição de preços de ativos;
- Determinação da remuneração de funcionários.
Em certos casos, é importante também mensurar o quanto de impostos devem ser recolhidos na hora de pagar pelos ativos de uma empresa. Portanto, o valuation pode ser ainda um instrumento que auxilia no planejamento tributário das companhias.
3 benefícios que um bom valuation traz
Manter uma empresa funcionando e com potencial de crescimento passa pela avaliação do fluxo de caixa.
Na prática, se há mais saídas do que entradas, é preciso saber o que está sendo feito para cobrir a lacuna no caixa.
Dessa forma evitando a companhia de contrair dívidas, tanto de curto quanto de longo prazo.
Dito isso, acompanhe as subseções seguintes e conheça três dos principais benefícios de um bom valuation!
1. Melhores decisões
Não só em empresas, mas também na vida, é crucial tomar decisões com base em informações consistentes.
Nesse sentido, o cálculo do valuation ajuda a direcionar os recursos com mais inteligência, permitindo que a companhia se desenvolva e se valorize.
2. Melhores acordos
O valuation contribui para a empresa firmar bons contratos com fornecedores e parceiros de negócio.
Isso porque, ter o conhecimento do seu valor de mercado, é porque se conhece as movimentações do caixa.
Dessa forma ajudando a identificar quais pagamentos de fornecedores possuem melhores condições, por exemplo.
3. Modelo de negócios mais sustentável
Uma empresa pujante hoje pode falir amanhã.
Mesmo sendo uma afirmação forte, é um indicativo de que, em certos momentos, é preciso fazer a avaliação da companhia.
Para que assim se consiga o equilíbrio e a sustentabilidade que o negócio precisa.
Uma das principais formas de calcular valuation é usar o FCD, ou Fluxo de Caixa Descontado. Basicamente, é uma ideia do valor da companhia em função das perspectivas de lucros no futuro, ou o potencial da empresa em se desenvolver mais adiante.
As etapas do cálculo são as seguintes:
- Fluxo de caixa histórico, que é uma avaliação sistêmica de todas as entradas e saídas;
- Projeção do fluxo de caixa, que corresponde à definição de premissas para a obtenção de lucros futuros;
- Cálculo da taxa de desconto, cuja recomendação é ser superior à taxa básica de juros, para que assim o investimento valha a pena;
- Mensuração do valor do fluxo de caixa projetado.
Como melhorar o valuation de uma empresa?
Com base em tudo o que foi apresentado até aqui, as três principais recomendações a serem passadas são as seguintes:
- Estar sempre atento ao fluxo de caixa, bem como aos desfalques, tentando, na medida do possível, evitar que a empresa fique sem dinheiro para pagar despesas de curto prazo, por exemplo;
- Observar o mercado e as empresas que estão com valor de mercado menor. Assim, é possível adquiri-las e, com isso, elevar o valuation do negócio no futuro;
- Direcionar bem os investimentos, pois isso vai ajudar a gerar não somente lucratividade, mas também crescimento ao negócio.
2 empresas que aumentaram o seu valuation
A primeira empresa de que falaremos é a Quero-Quero. A varejista do ramo de construção fez a sua oferta pública de ações em 2020, de modo que arrecadou R$ 1,95 bilhão em uma oferta secundária. Somando com a oferta primária, o montante levantado pela companhia foi de R$ 2,2 bilhões.
O banco Itaú apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado pelo ganho de market share (aumento na participação no segmento bancário) e compra de outras empresas.
Por causa disso, tende a não apresentar um crescimento tão grande no futuro, principalmente porque o Itaú tornou-se grande referência entre os bancos privados.
Como visto, o termo valuation pode significar avaliação de empresas, valorização ou arbitragem de valor.
Na prática, o seu cálculo é usado tanto visando comprar quanto vender empresas, sendo que existem várias abordagens na determinação desse valuation, como o Fluxo de Caixa Descontado.