Liderança ética: o que é e qual a sua importância
26 de julho de 2023
A liderança ética é uma forma de comportamento baseada em valores e princípios morais. Na rotina de uma empresa, contar com gestores com esse perfil é fundamental para o sucesso da companhia e o bem-estar de todos os colaboradores.
É uma maneira de proporcionar um ambiente de trabalho de confiança, integridade e lealdade. O líder, por sua vez, estimula os funcionários a agirem da mesma forma, resultando em maior envolvimento com os objetivos e metas da organização.
Acompanhe a seguir e entenda mais sobre a liderança ética e como a prática pode influenciar positivamente os espaços corporativos. Confira!
O que é liderança ética?
A liderança ética é uma conduta regida por ações pessoais e relações interpessoais, que impactam significativamente os relacionamentos em âmbito profissional.
No mundo empresarial, quando em uma posição de poder, o líder ético deve agir com integridade, transparência, humildade, entre outras boas práticas.
Tal comportamento é importante por uma série de razões e influência de clientes, funcionários, parceiros, investidores e a organização como um todo.
Nesse caso, é o líder que auxilia a construir uma cultura ética e positiva no ambiente de trabalho, tornando o local um espaço promissor para o crescimento.
Atuar de forma ética é, sem dúvidas, a melhor forma de motivar os profissionais, aumentar a produtividade e a colaboração entre a equipe. Isso faz com que todos se sintam mais satisfeitos e felizes.
A longo prazo, inclusive, a liderança ética ajuda a evitar escândalos, fraudes, corrupções, atos ilícitos, entre outras questões.
Como funciona a liderança ética?
Em ambientes corporativos, a ética vai muito além do cumprimento de regras e legislações, tendo relação direta com respeito e confiança.
O líder que age dessa maneira valoriza a individualidade, valores, qualidades e diferenças de seus funcionários.
Em geral, ele segue princípios éticos e adequa a sua conduta aos códigos morais vigentes. Promovendo a justiça organizacional e o comportamento ético dos funcionários.
Com isso, contribui para que os liderados permaneçam na empresa e tenham bons resultados.
Para isso, suas ações e práticas diárias são guiadas pelos valores do negócio, mas também pela equidade e justiça. Principalmente na execução de suas funções e no trato com os funcionários.
Os líderes éticos respeitam os outros e, por isso mesmo, têm mais chances de prosperar a nível pessoal e profissional.
Como promover a liderança ética dentro de uma organização?
Quando não alinhadas com a ética no ambiente de trabalho, as empresas podem correr sérios riscos de problemas judiciais.
Por isso mesmo, é fundamental investir na liderança ética para que a organização não seja prejudicada. Felizmente, existem diversas maneiras de construir uma cultura do tipo. Veja:
- Incentive o respeito e o sigilo no local de trabalho;
- Ofereça feedbacks justos e demonstre valor aos colaboradores;
- Realize críticas construtivas de forma clara, empática e respeitosa;
- Ofereça oportunidades de crescimento aos funcionários;
- Exalte o trabalho da equipe sempre que possível;
- Confie no trabalho desenvolvido pelo time;
- Pratique a escuta ativa;
- Desenvolva a inteligência emocional;
- Mantenha uma postura consciente e humanizada.
10 principais características de uma liderança ética
Existem alguns elementos básicos que são característicos de todo líder ético. Para isso, é preciso refletir e tomar as decisões, baseado na justiça e na igualdade sempre que possível. Em geral, a ética está relacionada ao caráter e às atitudes diárias.
Também há valores intrínsecos que levam a uma postura ética de forma mais ampla. Veja a seguir:
- Responsabilidade;
- Humildade;
- Transparência;
- Inspirar pelo exemplo;
- Relacionamentos de confiança;
- Dialogar constantemente para comunicar e desenvolver a equipe;
- Atuar sempre em prol do bem comum;
- Disposição para evoluir;
- Respeito a todos igualmente;
- Mediação de forma justa.
Os impactos da liderança ética nos ambientes corporativos
Como citamos, a liderança ética é capaz de influenciar positivamente o comportamento de todos os colaboradores.
Eles também passam a se sentir mais engajados para se dedicar às suas funções, já que podem contar com um líder que realmente se preocupa com o crescimento do time e do negócio.
Além de que as organizações vistas como éticas, apresentam maior responsabilidade a nível global.
Por isso mesmo, o sucesso de uma companhia está diretamente relacionado com o desempenho do líder, gerando um melhor desempenho e participação dos liderados.
No entanto, a liderança ética ainda depende muito de um esforço dos gestores de conquistar e manter ativa a disposição da equipe de profissionais. Todo o cuidado em atuar de modo exemplar é pouco, seja qual for a posição na hierarquia da empresa.
Como medir e avaliar o sucesso da liderança ética em uma empresa?
Avaliar a liderança ética na companhia é benéfico, pois verifica os comportamentos e resultados palpáveis do dia a dia.
Com isso, é possível identificar, por exemplo, as qualidades e dificuldades que os gestores apresentam na rotina do ambiente de trabalho.
Para isso, o departamento de Recursos Humanos pode definir algumas maneiras de realizar a avaliação e estabelecer as competências necessárias a serem desenvolvidas pelos líderes, como comunicação, confiança, diplomacia, motivação, criatividade, entre outras.
Até mesmo os colaboradores que apresentam um perfil profissional de líder precisam de um direcionamento claro sobre seus comportamentos e ações diárias.
Uma das maneiras mais eficientes de medir a liderança ética é criar questionários com perguntas que exigem honestidade e sinceridade.
As questões ajudam o setor de RH a avaliar o sucesso da liderança ética na empresa, bem como a traçar um plano de ação para melhorar a saúde da gestão do negócio como um todo.
Nesse processo, ainda é possível traçar metas e prazos para atingir os objetivos.
Você deve ter percebido o quão relevante é estimular a liderança ética nos empreendimentos. Seja qual for o tamanho e segmento da sua empresa, a estratégia pode trazer excelentes resultados para o crescimento e aperfeiçoamento das operações profissionais.
Lembrando que o líder ético é um verdadeiro exemplo de boas práticas e, por isso mesmo, deve agir como um exemplo a ser seguido pelos demais funcionários – até porque seu desempenho pode incentivar toda a equipe a dar o seu melhor no ambiente corporativo.