Como otimizar a comunicação interna na empresa? Confira sua importância

17 de março de 2021

A comunicação interna, como o nome prevê, é a comunicação entre todos os integrantes de uma organização, tais como: colaboradores, líderes e proprietários da empresa. Ela pode ser realizada por meio de diversos canais: e-mails, reuniões, eventos, mural, rádio, SMS, televisão, web tv, redes sociais corporativas, intranet, jogos e muito mais.

Ela é fundamental para que os colaboradores entendam o que a empresa e os gestores esperam deles, bem como conferir se estão realizando um bom trabalho. Além disso, é essencial para mantê-los bem informados e para mostrar o que precisa ser aperfeiçoado com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Vamos entender mais sobre o assunto e conferir como otimizar a comunicação interna na sua empresa? Venha conosco!

Entenda qual é a importância da comunicação interna

De acordo com Kunsch (2003) “a comunicação interna deve promover a liberdade e a abertura comunicacional, além de proporcionar um ambiente de trabalho que possibilite a integração entre funcionários e setores, justamente porque o funcionário é um dos porta-vozes da organização e influencia diretamente na imagem e conceito da empresa”.

Portanto, os colaboradores são peças-chave para promover a boa reputação e imagem da sua empresa perante à sociedade. Então, investir na comunicação interna é uma ótima alternativa para motivá-los, integrá-los e fazer com que eles se tornem promotores da sua marca.

A comunicação interna também é essencial para que os colaboradores entendam o discurso oficial da empresa (valores, crenças, ética, moral e muito mais). Além disso, é a principal responsável por nortear a equipe, mostrando onde ela está e o que precisa ser feito para chegar no próximo patamar.

Saiba quais são os benefícios da comunicação interna

Investir em uma boa comunicação interna só traz vantagens para qualquer empresa. Continue a leitura e veja agora mesmo algumas delas!

Evita rumores e boatos

Nada pior do que trabalhar em um ambiente em que os rumores e boatos predominam, não é mesmo?

Por isso, saiba que a comunicação interna é a principal responsável por transmitir as informações verdadeiras ao público, informando o que realmente está acontecendo e tirando todas as dúvidas do público.

Assim, evita mentiras e rumores falsos sobre a organização (que podem prejudicar a imagem da sua empresa e até mesmo gerar uma crise).

Aumenta a competitividade na empresa

Investir na comunicação interna aumenta a competitividade da sua marca. Isso porque os colaboradores trabalham motivados, com um espírito de equipe predominante, com boas relações interpessoais e em um ambiente saudável.

Consequentemente, os indicadores comerciais apenas aumentam, uma vez que isso reflete de forma significativa no mundo externo, por exemplo: mais qualidade nos produtos e serviços, melhoria no atendimento e muito mais.

Valoriza os colaboradores

Os colaboradores gostam de trabalhar em um ambiente em que a sua opinião é valorizada. Isso só é possível quando a empresa oferece os meios adequados e permite uma comunicação de via dupla.

Assim, eles têm liberdade para tirar as suas dúvidas e apresentar ideias inovadoras que podem aumentar a competitividade da empresa no mercado.

Veja como otimizar a comunicação interna

Agora que você aprendeu o que é e quais são as vantagens de investir na comunicação interna, vamos conferir alguns insights para otimizá-la? Veja!

Aposte em diferentes canais

Uma maneira interessante para otimizar a comunicação interna é investir em diferentes canais.

Assim, por exemplo, quem não tem tanta familiaridade para abrir um e-mail pode conferir as novidades no mural da empresa. Quem não gosta de abrir a sua caixa de entrada pode conferir a informação via SMS e assim sucessivamente.

Ah! Lembre-se de adaptar a sua mensagem em cada canal para que você tenha uma taxa de leitura maior.

Invista em reuniões presenciais quando os assuntos forem mais delicados

Por mais que o nosso dia a dia seja muito mais otimizado com o mundo on-line, não deixe de investir nas reuniões presenciais quando os assuntos forem mais polêmicos ou delicados.

Isso porque uma mensagem escrita abre espaço para diversas interpretações. Assim, quando a mensagem é dita de forma verbal, ela fica mais clara para todos e ainda há a oportunidade de os colaboradores questionarem, na hora, caso não entendam alguma coisa.

Incentive a comunicação de mão dupla

Para que os colaboradores se sintam mais valorizados e o clima seja mais harmonioso, é essencial incentivar a comunicação de mão dupla. Assim, quando eles têm dúvidas sobre algum assunto, perguntam — ao invés de fazerem suposições sobre a temática.

Dessa maneira, é importante que todos os canais de comunicação possibilitem uma forma de resposta por parte do colaborador.

Utilize a comunicação interna para promover a cultura da empresa

É muito importante ter um calendário de conteúdo estratégico a ser enviado aos colaboradores. É claro que os materiais institucionais, bem como as notícias e novidades, precisam estar presentes.

No entanto, utilize a comunicação de forma estratégica para promover a cultura ética da empresa, ressaltando sempre a missão, a visão e os valores.

Não ceda aos impulsos passageiros na hora de enviar uma mensagem

Comunicar-se por impulso pode não ser a maneira ideal para enviar uma mensagem aos colaboradores. Por isso, todas as mensagens devem ser enviadas e pensadas estrategicamente, avaliando se cada conteúdo está claro, se é fácil de interpretar e também se seguem os códigos e diretrizes internos da empresa (como o código de ética, dentre outros).

Não guarde as suas dúvidas

Se um superior pediu para que envie uma mensagem aos colaboradores e, no entanto, você não compreendeu direito, vale a pena investir em outro meio (como uma ligação telefônica) para compreender melhor a ideia. Assim, você evita enviar uma mensagem inadequada para a equipe, gerando turbulências internas desnecessárias.

Investir na comunicação interna é uma ótima estratégia para motivar e integrar a equipe. Por meio dela é possível manter os colaboradores atualizados com as novidades de cada setor, bem como trocar ideias interessantes que ajudem a compor o planejamento estratégico da empresa.

Você gostou de aprender mais sobre esse tema? Que tal implementar as nossas ideias na sua organização? Agora, aproveite para aprender mais sobre a gestão de pessoas: conheça os pontos essenciais para aplicar na sua empresa!