Confira as principais tendências de RH pós Pandemia

O setor de Recursos Humanos está em atualização constante. Justamente por lidar com pessoas e processos, é essencial que os profissionais da área mantenham-se atualizados sobre as mais novas tendências de RH e avaliem o que é possível colocar em prática, mantendo a empresa em condições de enfrentar a concorrência.

Porém, a rotina corrida nem sempre permite essa atualização. Para facilitar esse trabalho, trazemos aqui algumas dessas novas direções que estão em voga no mundo corporativo.

Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

Employee branding

O employer branding já é um conceito bem conhecido ― trata-se da construção de uma imagem da empresa como empregadora, mostrando para os profissionais que estão no mercado todos os benefícios de trabalhar para a organização.

Agora, surge também o employee branding. Esse termo fala do processo de internalização da imagem da corporação pelo funcionário, sendo motivado a passar essa visão aos clientes.

Dentro do employee branding, você basicamente coloca os profissionais “no mesmo barco” que a empresa, passando uma visão de unidade e promovendo um maior engajamento, refletido na qualidade dos produtos e do atendimento.

Inteligência artificial

O uso maciço de ferramentas digitais permite a aplicação da inteligência artificial nos processos de recrutamento e seleção, tornando-o mais preciso e alinhado aos objetivos da empresa.

A aplicação de chatbots e de machine learning deve aumentar ainda mais a credibilidade desses processos, cruzando dados para que as contratações atendam às demandas da empresa e tenham uma menor rotatividade.

Experiência do colaborador

A preocupação com a jornada do funcionário dentro da empresa é cada vez maior, e uma tendência presente no RH. Ela fala de toda a experiência do colaborador, desde as entrevistas para admissão, passando pelas vivências durante a sua permanência na empresa, até o desligamento.

Um ponto que tem se popularizado nesse sentido é a flexibilidade, permitindo que o funcionário trabalhe do horário e local que julgar melhor. Esse regime de trabalho remoto com horários flexíveis traz um aumento na qualidade de vida e no engajamento.

Essa experiência influencia a imagem da organização dentro do mercado, afetando as próximas contratações, e serve de base para a implantação de melhorias na gestão de talentos e no clima organizacional.

Liderança estratégica

Uma boa liderança pode levar a equipe a resultados surpreendentes e, por consequência, aumentar a força da empresa dentro do mercado. Em substituição ao papel ultrapassado do chefe, que apenas dá ordens e cobra entregues, surge a liderança estratégica, capaz de administrar os talentos e lidar com as mais diferentes situações, sem deixar de inspirar e motivar os funcionários.

Por isso, contar com líderes realmente preparados para atuar de maneira estratégica e que consigam lidar com as mais diversas situações é uma das grandes tendências do setor.

Apresentamos neste post as principais tendências do RH para que você se mantenha bem informado e consiga pensar na viabilidade de aplicação dessas estratégias. Lembre-se de que manter a organização atualizada é essencial para um bom desempenho e relevância.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *