Conheça os principais motivos para fazer a entrevista demissional

As entrevistas não valem só para avaliar se o profissional tem as habilidades que a empresa precisa. Adotar a entrevista demissional como prática é importante para conhecer mais sobre a relação entre corporação e funcionários, abrindo espaço para uma série de melhorias.

Se você ainda não possui essa conversa como parte da rotina de rescisão, nós vamos contar hoje porque ela é tão importante e os benefícios que traz. Continue a leitura para entender melhor o assunto!

A importância da entrevista demissional

Você pode entender a entrevista demissional como uma fonte importante de informações do ponto de vista dos colaboradores em relação à organização e toda a estrutura de trabalho que ela oferece.

Por estrutura, você pode entender a organização como um todo: política de salários e benefícios, relacionamento com o colaborador, atitude da liderança, mobiliários e limpeza, ferramentas e tecnologia, enfim, todos os fatores que influenciam a realização das tarefas e a satisfação do profissional em relação ao emprego.

É comum que os gestores tenham uma visão sobre a corporação que não condiz com a realidade vivida pelos profissionais lá dentro. Algumas preocupam-se em aplicar pesquisas para entender um pouco mais dessa percepção, porém, nem sempre obtêm respostas 100% honestas e que reflitam a realidade da empresa.

Realizar uma entrevista durante o desligamento do colaborador é uma excelente oportunidade de obter essas impressões de maneira clara e honesta, sem medo de represálias, afinal, o funcionário já está no caminho de uma nova oportunidade.

Os motivos pelos quais você deve fazer a entrevista demissional

Para que você entenda melhor como a entrevista demissional pode impactar a gestão, destacamos aqui algumas vantagens em sua aplicação. Confira!

Identificar vulnerabilidades

Por mais que haja uma preocupação genuína em conhecer bem a corporação e todos os seus pontos fortes e fracos, muitas coisas passam despercebidas pelos gestores e só são percebidas no dia a dia, pelas pessoas que estão na “linha de frente”.

Com a entrevista demissional, é possível ter mais clareza sobre essas dificuldades, promover melhorias internas e até mesmo elevar a qualidade das entregas para os clientes, sem produtos ou serviços.

Causar boa impressão

A imagem da organização como empregadora é essencial para atrair novos talentos que estejam realmente interessados em construir uma carreira de sucesso e que invistam nisso. Além dos novos recrutamentos, a reputação da empresa impacta a percepção dos clientes e investidores sobre a marca.

Realizar a entrevista demissional é uma maneira de entender melhor o ponto de vista do funcionário e demonstrar gratidão e preocupação, não só com ele, como também com as condições de trabalho oferecidas. É uma excelente oportunidade de humanizar o desligamento e até facilitar a recolocação profissional.

Percepção sobre a liderança

Problemas com a postura da liderança infelizmente ainda são comuns no mundo corporativo. Encontramos frequentemente pessoas que atuam como chefes no pior sentido da palavra, apenas dando ordens e cobrando resultados.

Sem o envolvimento real com as necessidades dos profissionais e a empatia para ouvir seus problemas e buscar soluções em conjunto, essas relações ficam abaladas e impactam diretamente a produtividade e a retenção dos colaboradores.

Orientação para clima organizacional

Um ambiente ruim é um dos principais motivadores para um pedido de demissão. Afinal, poucas pessoas conseguem trabalhar por muito tempo em um local desorganizado, com brigas, ou onde não se sintam bem.

Com a entrevista demissional você consegue identificar com mais clareza se esse é o problema na sua empresa e, a partir dos problemas apontados, promover ações mais eficientes para que o clima da empresa seja mais acolhedor e positivo.

Redução de turnover

Com as respostas coletadas durante a entrevista, você pode perceber os motivos que causam descontentamento nos funcionários, como questões no ambiente de trabalho ou no plano de carreira, por exemplo.

A partir desses dados, é possível criar estratégias para melhorar o cenário e promover a retenção dos profissionais que ainda estão na empresa.

Descobrir outras práticas de atração de talentos

Se o funcionário está partindo para a contratação em uma empresa concorrente, vale a pena tentar identificar quais são os pontos positivos ofertados que fizeram com que ele tomasse essa decisão.

Porém, é preciso tomar cuidado para que essas perguntas não sejam feitas de maneira invasiva, criando uma situação constrangedora e que demonstre a fragilidade da empresa. Uma boa maneira é questionar “O que motivou você a escolher a nova empresa”? ou até mesmo abrir espaço para a questão salarial, porém de maneira sutil, sem intimidar.

Aprimora a cultura organizacional

Os erros apontados durante a entrevista demissional podem estar ligados à cultura da organização, sendo assim um pouco mais difíceis de detectar e corrigir. Porém, ao perceber que os valores da empresa estão ultrapassados ou não estão sendo aplicados como se deve, é essencial repensar essas estruturas e propor uma modernização.

Entre os problemas mais comuns, estão a hierarquia muito rígida, excesso de burocracia nos processos, necessidade de tecnologias mais avançadas, entre outros.

Como realizar a entrevista demissional corretamente

Para alcançar todas essas vantagens, a condução da conversa durante o desligamento deve ser conduzida da maneira correta. É essencial que ela tenha como base a escuta ativa, acolhendo angústias e problemas que o profissional apresente no momento.

Também é importante saber filtrar quais questões são ligadas apenas à vivência particular e o que pode ser relacionado como abordagem da organização como um todo. Para isso, é importante ter um bom planejamento e listar todos os pontos a serem abordados, que estabelecem os pontos de ligação entre a empresa e a experiência do trabalhador.

A S2 Consultoria pode ajudar nesse processo, realizando a entrevista online para que o colaborador tenha maior liberdade e possa trazer todas as suas questões de maneira clara e honesta.

Neste post, explicamos como funciona a entrevista demissional e porque você deve implementá-la como prática dentro do processo de rescisão dos colaboradores. Vale a pena investir cada vez mais em atitudes capazes de promover uma melhoria na empresa, tanto internamente quanto na sua imagem para o mercado.

Se quiser saber mais sobre como a S2 pode apoiar essas entrevistas, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *