Diversidade nas empresas: qual a importância de promovê-la?

A diversidade nas empresas é um assunto cada vez mais discutido, embora ainda caminhe a passos lentos na prática. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box e a HSM Management aponta que o ambiente corporativo ainda é predominantemente composto por homens brancos jovens heterossexuais.

Porém, estar ciente da importância da diversidade e de como ela pode ajudar a sua organização é o primeiro passo para mudar esse quadro.

Confira neste post as principais vantagens que um ambiente de trabalho inclusivo pode proporcionar.

O que é a diversidade nas empresas?

Uma equipe diversa é composta por pessoas com diferenças de gênero, etnia, religião, orientação sexual etc. Afinal, vivemos em um mundo composto por pessoas distintas entre si, e é estranho pensar que as empresas reproduzam um local em que há a predominância de determinado padrão.

Organizações que optam pela construção de um quadro que preza pela multiplicidade cultural demonstra uma postura madura e alinhada com discussões importantes.

Como a diversidade colabora com a organização?

Promover a diversidade nas empresas ajuda na construção de um mundo menos heterogêneo e traz vantagens diretas para o negócio. Conheça os benefícios mais comuns.

Diminuição de conflitos

Empresas que têm uma cultura de inclusão e respeito às diversidades sofrem menos com conflitos entre os profissionais. Nessas organizações, há um incentivo ao respeito e tolerância, assim como o bom convívio entre diferentes opiniões.

Com a diversidade, as divergências são melhor trabalhadas e impactam muito pouco na produtividade e nos resultados.

Melhora do clima organizacional

Um ambiente que trabalha a diversidade é voltado para o respeito e aceitação. Esses valores estimulam uma relação mais pacífica entre os colaboradores, influenciando diretamente a qualidade do clima organizacional.

Redução da rotatividade

Os problemas de convivência é um dos fatores responsáveis pelas demissões, afinal, é difícil trabalhar em um local hostil e desconfortável.

Com a formação de um grupo acolhedor e que respeita as características de cada um, certamente os profissionais se sentirão mais seguros e à vontade, contribuindo para a empresa por longos períodos.

Aumento da inovação

As diferenças entre as pessoas é um terreno fértil para o surgimento de novas ideias, desde que haja possibilidade para que os colaboradores atuem com liberdade e autenticidade.

Com esse espaço para a criação, é possível surgir novos produtos capazes de levar a marca a outro patamar, ou processos internos que resolvam gargalos ou diminuam gastos de produção.

Melhora da imagem corporativa

A imagem da empresa como empregadora e como parte da sociedade é importante para a construção da marca e impacta desde os processos de contratação até a obtenção de investimentos e venda de ações.

Não basta trazer a diversidade como um valor da empresa. É preciso praticá-la e difundi-la, aplicando na prática a importância do respeito.

Uma corporação que vive esses valores no dia a dia tem uma imagem muito mais positiva, atraindo consumidores e cumprindo o seu papel social.

Ficou claro o que é a diversidade nas empresas e como ela pode ajudar? Vale destacar que não se trata apenas de algo teórico, mas que deve ser praticado não como diferencial competitivo, mas como parte da identidade corporativa.

Se você achou esse conteúdo interessante, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *