Prevenir conflitos, evitar fraudes, promover a satisfação dos funcionários, reter talentos e melhorar o desempenho da equipe são alguns dos principais desafios empresariais. Por isso, ter um planejamento estratégico que visa coordenar a gestão de pessoas é fundamental para desenvolver o capital humano nas empresas.

A Pesquisa Desafios Dos Empreendedores Brasileiros, feita pela Endeavor em parceria com a Neoway e Datafolha, estudou mais de 1000 empresários no país e adivinhe só? A gestão de pessoas liderou como a principal dificuldade apresentada.

Considerando que o capital humano deve ser a base para qualquer tipo de negócio, vamos conferir algumas dicas para melhorar a gestão de pessoas na sua organização? Continue a leitura!

Invista em treinamentos

A sua equipe precisa estar treinada para atender o consumidor do futuro. Mais do que isso, é necessário ter conhecimento técnico e prático para oferecer as melhores soluções.

Por isso, investir em treinamentos constantes é uma grande oportunidade para a sua marca se destacar da concorrência e garantir a lucratividade dos negócios.

Atualmente, existem diversas alternativas para promover o conhecimento dentro da sua empresa. Veja algumas ideias:

  • invista em treinamentos online;
  • divulgue cursos de aperfeiçoamento;
  • tenha um bom vale-cultura;
  • promova a gamificação;
  • disponibilize tempo para os colaboradores fazerem cursos na empresa;
  • promova bate-papos com personalidades da sua área de atuação;
  • crie workshops com cursos genéricos: gestão do tempo, inteligência emocional e finanças pessoais;
  • invista em pós-graduação e demais cursos para os principais talentos;
  • incentive a leitura;
  • promova discussões sobre as tendências da área;
  • incentive a participação de feiras e encontros de negócios.

Foque na motivação

A motivação é o combustível que os colaboradores precisam para desempenhar a sua rotina com maestria. Por isso, investir em programas de motivação (lembrando que os treinamentos citados acima já são uma fonte motivacional) é uma alternativa inteligente para diminuir as taxas de turnover.

No entanto, não basta apenas criar programas de motivação sem ter ideia do que os colaboradores precisam. Lembre-se de que, para ter um planejamento estratégico eficaz, é preciso que ele seja baseado em dados reais do seu negócio.

Dessa maneira, as pesquisas de satisfação são ótimas aliadas para conferir o que os colaboradores esperam da organização, bem como avaliar quais são os pontos fracos e fortes na visão do colaborador.

Quando você mapeia o seu sentimento em relação a diversas temáticas (organização, limpeza, gestores, salário, benefícios e outros), tem mais argumentos para criar estratégias motivacionais certeiras.

Tenha abertura para feedbacks

Investir em uma comunicação de mão-dupla é um dos principais segredos para que a gestão de pessoas seja eficaz dentro da sua organização. Os colaboradores precisam ter abertura para falar com os gestores quando algo não está bem.

Da mesma maneira, os gestores precisam ter boas habilidades comunicativas para chamar a atenção do colaborador quando ele faz algo errado sem que isso se torne um problema — ou até mesmo se transforme em um processo trabalhista.

Então, promova uma excelente comunicação por meio de reuniões semanais, encontros descontraídos, e sempre ouça com atenção a opinião do seu colaborador.

Crie um plano de comunicação interna

A comunicação interna da sua empresa não pode se resumir, basicamente, em ter um mural ao lado do registro do ponto. Tampouco, enviar uma newsletter semanal falando sobre as principais novidades.

Essa comunicação precisa ser estratégica. Novamente: a pesquisa de clima organizacional é uma ótima alternativa para promover um plano voltado a atender às expectativas dos seus colaboradores.

Portanto, lembre-se de que é essencial ter um bom calendário com ações voltadas a:

  • promover a satisfação;
  • induzir a troca de informações;
  • fazer com que os colaboradores confraternizem e se conheçam melhor;
  • motivar os colaboradores;
  • treinar a equipe para lidar com as intempéries;
  • mostrar que a empresa está preocupada com o bem-estar e qualidade de vida do funcionário;
  • promover o engajamento no trabalho.

Veja como evitar problemas de comportamento

Quando uma empresa não tem um plano de comunicação interna eficaz ou não sabe muito bem o que fazer quando o assunto é gestão de pessoas, normalmente acontecem problemas de comportamento.

Sabemos que esse assunto é muito delicado, no entanto, quando a sua empresa não dá a atenção devida ao assunto, podem acontecer diversos problemas, tais como fraudes, assédio e até mesmo corrupção.

No entanto, não queremos que isso aconteça! Por isso, confira algumas dicas para evitar problemas de comportamento!

Promova confraternizações

As confraternizações e os eventos internos são ótimas oportunidades para aproximar os gestores da equipe e também para identificar alguns padrões comportamentais.

Portanto, se os eventos forem pensados estrategicamente, podem ajudar a diminuir as fofocas e as mentiras, os problemas interpessoais, o assédio e também inibir as fraudes.

Invista no respeito às diversidades

Fofocas e comentários inapropriados podem gerar um grande problema para a sua empresa. Por isso, é sempre importante investir em programas de respeito às diversidades e às opiniões contrárias.

É preciso promover por meio de palestras, discussões e enquetes o respeito em primeiro lugar. Dessa maneira, você cria um ambiente organizacional produtivo e, ao mesmo tempo, evita comportamentos dominados unicamente pela emoção.

Contrate funcionários pelo seu caráter

Uma das alternativas para evitar problemas de comportamento dentro da sua empresa é contratar funcionários pelo seu caráter.

Por isso, na hora da contratação vale a pena investir em testes psicológicos e comportamentais para conferir se o candidato atende às expectativas da empresa e também para identificar se ele se alinha com a cultura empresarial.

Invista em testes de integridade

Os testes de integridade também são ótimos aliados quando o assunto é evitar problemas comportamentais. Um exemplo é o Potencial Integridade Resiliente (PIR), que tem como principal objetivo restabelecer a resiliência dos profissionais dentro das empresas.

Promover a gestão de pessoas eficiente é um constante desafio para todas as empresas. Dessa maneira, algumas alternativas são: investir em treinamentos, focar na motivação, ter abertura aos feedbacks e criar um ótimo plano de comunicação interna.

Neste post, você aprendeu alguns pontos essenciais para aplicar na sua empresa quando o assunto é gestão de pessoas. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para aprender também sobre quais são os principais dilemas éticos nas organizações. Boa leitura!

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