Customer area Candidate area
  • English
  • Português
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Research
  • Literatura
  • Blog
Integrity test Educação Investigação
  • Home
  • Integrity test
  • Educação
  • Corporate Research
  • Blog Podcast Dilemma Literature Research

Contact form

  • Home
  • Blog

Como identificar sinais de mentira e verdade no comportamento do meu entrevistado? - s2 Consultoria

Jan 29, 2017
Browse topics

A capacidade do ser humano detectar mentiras sempre foi um assunto cercado de mistérios e polêmicas. Em países como os Estados Unidos a questão da detecção de mentiras é muito mais disseminada nos órgãos de justiça, nos tribunais e até mesmo nas empresas privadas. Muitas empresas possuem profissionais capacitados para conduzir entrevistas forense que foram habilitados em Técnicas de Entrevista e Detecção de Mentira pelos vários Institutos de Formação existentes por lá como, por exemplo, o Instituto Jonh Reid & Associados.

Aprenda técnicas para detectar mentiras e obter informações em investigações corporativas. Inscreva-se em nossos cursos!

Nos órgãos de justiça e nos tribunais alguns tipos de crimes e infrações é comum a utilização do polígrafo (Detector de Mentiras) para avaliar a sinceridade das respostas do entrevistado. Em outros casos em que não é permitido a utilização do Polígrafo promotores e juízes se utilizam de laudos emitidos por experts na detecção de mentiras para auxilá-los na tomada de decisão frente a um depoimento.

Nos últimos três anos a busca por capacitação técnica para realizar a entrevista forense e para aprender a detectar mentiras vem crescendo no Brasil por conta de toda a conjuntura nacional de combate a corrupção, ou seja, a postura benevolente que era algo comum nas organizações brasileiras frente a funcionários suspeitos de fraude começou a ser algo combatido de maneira técnica para solucionar as investigações de maneira ética e justa.

Apesar deste movimento, no Brasil ainda é comum você identificar profissionais não habilitados conduzindo investigações e entrevistas forense o que acaba sendo um risco para os envolvidos no processo por conta de conclusões errôneas e precipitadas as quais podem ocasionar injustiças a funcionários inocentes.

A S2 Consultoria têm contribuído com a formação e o desenvolvimento dos profissionais para  a utilização da linguagem verbal e não verbal, CLIQUE AQUI e veja como é possível fazer o uso destas técnicas de forma adequada.

O ideal é sempre analisar o contexto antes de tirar conclusões e com isso a realização calibragem com entrevistado se torna algo fundamental.  A calibragem nada mais é que  estabelecer o padrão natural de linguagem verbal e não verbal do entrevistado, pois durante a entrevista as fugas deste padrão são considerados sinais de dissimulação que deverão ser codificados em verdade ou mentira com os questionamentos e análises adicionais.

Assim, se prender a uma ‘coçada no nariz’ sem analisar o contexto, a frequência, o ponto em que o sinal surge e concluir que o entrevistado está mentido pode na realidade ser um erro, pois na verdade a pessoa apenas está gripada naquele dia.

A S2 Consultoria convida você a participar do treinamento de Detecção de Mentira e Obtenção de Informações. CLIQUE AQUI e conheça o conteúdo programático e se inscreva para o próximo treinamento.

Faça parte do Grupo Técnicas de Entrevista e Detecção de Mentira do LinkedIn CLICANDO AQUI.

Related Posts

Currículo verdadeiro – Revista Empregos & Carreiras
Apr 29, 2019
Currículo verdadeiro – Revista Empregos & Carreiras

Bate Pronto Com Mario Junior, especialista em Investigações Corporativas e Prevenção de Fraudes Organizacionais O POVO – Mentira é sempre prejudicial? Quais são as mentiras […]

Oct 19, 2017
Micro expressões: uma estratégia para agentes de compliance

Todos os agentes de compliance sabem a importância da expressão facial em uma investigação. Mas você já se deu conta do poder das micro expressões?

Sep 25, 2017
Quando a mentira é a única saída para o entrevistado

Conheça 3 fatores que explicam o porquê da mentira ser a saída mais racional para o entrevistado e os 3 mitos sobre entrevista investigativa nas organizações.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 - sala 231 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01452-002

S2 Consulting
  • Home
  • Policies
  • Reporting Channel
Solutions
  • Integrity test
  • Educação
  • Corporate Research
Contents
  • Podcast
  • Research
  • Literatura
  • Blog
Clients and candidates
  • Customer area
  • Candidate area
Email:
[email protected]
Phone

+55 (11) 3797-6888

Follow us on the web
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 All rights reserved CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}