Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção

5 de dezembro de 2024
anticorrupção

A corrupção é um problema que atinge diversos setores do país, mas engana-se quem pensa que ela só chega ao setor público e que ferramentas anticorrupção não são necessárias.

Em empresas, também podem acontecer atos corruptos. Por isso, é importante compreender e adotar medidas anticorrupção, como o teste de integridade.

Neste post, confira a definição de corrupção e veja como ela afeta uma empresa. Saiba também como o teste de integridade é a ferramenta ideal para combatê-la. Boa leitura!

O que é corrupção e como ela afeta a sua empresa?

Segundo o dicionário Michaelis, a corrupção é o “ato ou resultado de corromper”. Também está ligada à adulteração de algo, bem como ao suborno para obter vantagens. 

Assim, ela é bastante frequente no setor público, mas também aparece em diferentes setores da economia privada.

Aliás, infelizmente o Brasil não tem o melhor cenário relacionado à corrupção. Segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2023, realizado pela organização Transparência Internacional, o país caiu de 38 para 36 pontos em 2023.

Para combater esse tipo de panorama, uma medida implementada é a Lei Anticorrupção, ou Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013. 

Ela busca evitar e punir atos corruptos de pessoas jurídicas contra a administração pública, nacional e estrangeira. Assim, dependendo dos critérios para a sanção, a multa pode ser estabelecida entre R$6mil e R$60 milhões.

Já no ambiente interno, as empresas também precisam lidar com diferentes riscos de corrupção, como:

Suborno

O suborno é uma das práticas mais comuns e pode ocorrer de diferentes formas. Por exemplo, quando um funcionário oferece um presente para que o colega realize uma ação, e este aceita. 

Ele também é punido pelo simples fato de uma pessoa solicitar ou oferecer o suborno, mesmo que a outra parte não concorde.

Assim, essa prática leva a prejuízo na reputação da empresa, perda de confiança dos próprios funcionários e investidores. Além do favorecimento de um ambiente corrupto, mesmo em pequenas ações.

Fraude

Com foco em vantagens financeiras, a fraude envolve atos corruptos, que resultam em ganhos para benefício próprio, como desvio de valores. Para isso, podem ocorrer falsificações de dados, suborno para acesso a informações, invasão de sistemas e vários outros atos prejudiciais.

Podendo envolver uma ou mais pessoas, a fraude também resulta em prejuízo financeiro para a empresa e seus investidores, colocando sua credibilidade e existência em risco.

Conflito de interesses

Um tipo de corrupção que pode ser “sutil”, o conflito acontece quando uma pessoa tem interesse em algo, que influencia seu trabalho e decisões. 

Por exemplo, um líder de equipe que promove sua namorada ou amigo para um cargo, sem que a pessoa tenha os requisitos necessários.

O resultado não só envolve manipulação e obtenção de vantagens, que podem levar a outros atos de corrupção. Como também influencia na perda de credibilidade do profissional e da empresa, especialmente diante dos próprios funcionários.

Como o teste de integridade combate a corrupção?

Existem várias ferramentas anticorrupção, como canal de denúncias e auditoria interna. Para prevenção, no entanto, a melhor é o teste de integridade.

Sendo aplicado em processos seletivos, seja para a contratação de um novo funcionário ou na promoção de alguém. Ele é capaz de identificar comportamentos da pessoa, que podem resultar em ações corruptas.

Por exemplo, ao ser perguntada se a pessoa acha correto passar alguém na frente de uma demanda, ou agilizar um processo. Independentemente do método, é possível identificar tendências favoráveis à corrupção.

Assim, o gestor consegue analisar melhor esses candidatos e escolher para o cargo alguém que não apresente possibilidade de cometer atos corruptos. Dessa forma, é possível prevenir problemas futuros.

A corrupção é um assunto sério e complicado no Brasil. Afinal, não ocupamos as melhores posições nos rankings de credibilidade. Assim, é importante aplicar ações anticorrupção, inclusive em empresas. 

Afinal, diversos atos que ocorrem nelas, como suborno e fraudes, colaboram para o ambiente corrupto e trazem consequências negativas. 

Para isso, aplicar o teste de integridade é a melhor forma de prevenir esse problema, fazendo uma seleção mais confiável de líderes e profissionais que vão assumir cargos na sua organização.

Gostou do post e quer saber mais sobre o teste? Fale com a gente!