Como o teste de integridade ajuda a preparar a liderança?
23 de setembro de 2024
O processo de selecionar ou preparar a liderança é delicado, nesse momento o Teste de Integridade se torna essencial.
Preencher o cargo rapidamente, reduzindo custos, sem a devida análise. Pode impactar em uma liderança tóxica, que pode acabar com o sucesso da sua empresa!
A liderança precisa condizer com os valores e conduta da empresa. Continue a leitura.
O que é o Teste de Integridade e para que ele serve?
Primeiramente, o Teste de Integridade é uma ferramenta que identifica comportamentos inadequados, antiéticos e que geram riscos.
É uma ferramenta importante para garantir um ambiente de trabalho ético, seguro, confiável e saudável.
Além disso, a ferramenta consegue identificar como os profissionais lidam com dilemas éticos que se deparam no dia a dia de trabalho.
Como, por exemplo, o que o profissional faria se o seu superior pedisse para manipular um relatório? Ou o que o profissional faria se o fornecedor oferecesse suborno?
Dessa forma, o Teste de Integridade se torna essencial e pode transformar as empresas. O Teste de Integridade PIR, por exemplo, é o único no mercado brasileiro com validação científica e comprovação de assertividade.
Quando o teste de integridade pode ser aplicado?
A princípio, aplicar o Teste de Integridade no processo seletivo é essencial, porém, existem outras situações que são imprevisíveis, como, por exemplo:
- Avaliação de funcionários para mudança de cargo ou promoção;
- Avaliação de líderes, gestores e diretores;
- Avaliação da cultura organizacional;
- Treinamentos e capacitações;
- Processo seletivo;
- Avaliação periódica dos funcionários.
Quais as vantagens do teste de integridade para a liderança?
Os líderes são pessoas que não só ocupam papel de gestão, mas de influência direta sobre a conduta profissional dos subordinados.
Portanto, quando eles dão exemplos de ações antiéticas e corporativismo, isso reverbera por todo o time de colaboradores. Por essa razão, o Teste de Integridade é indispensável, pois ele evita que problemas com esse ocorram na sua empresa.
Além disso, é necessário ter uma liderança que não cometa assédio, discriminação, fraude e outros riscos!
Por tanto, o fortalecimento da sua cultura organizacional também é uma das vantagens. Afinal, com líderes preparados e confiáveis, é possível alinhar as equipes aos objetivos da empresa, manter o clima do trabalho mais produtivo e evitar a rotatividade de funcionários.
Algo que pode ser estimulado e ampliado em situações de discriminação, subornos e manipulação de informações ou resultados.
Ou seja, contextos que causam baixa atração e retenção de talentos, danificam a imagem da companhia e ainda podem gerar processos na justiça trabalhista.
Além disso, o teste:
- Reduz o turnover e mantém os colaboradores alinhados com a conduta ética;
- Constrói uma cultura organizacional ética e melhora a integridade dos profissionais;
- Previne assédio, corrupção, fraude, discriminação e outros riscos;
- Processo seletivo mais assertivo, eficiente e ético;
- Ambiente de trabalho mais saudável, seguro, amigável e inclusivo;
- Decisões estratégicas, táticas, gerenciais e operacionais, mais precisas.
Qual a importância de ter uma liderança ética e livre de comportamentos inadequados?
Para além das vantagens mencionadas há pouco, é preciso reforçar que uma liderança marcada por favorecimentos pessoais, fraudes e comportamentos erráticos causa prejuízos na saúde mental dos funcionários.
Isso tudo gera e alimenta um ambiente tóxico, de bastante pressão e cobrança, negligência e insegurança.
Podendo fazendo com que as pessoas desenvolvam desde problemas emocionais até transtornos mentais por presenciarem e até serem submetidas a isso — como em casos de assédio moral e sexual.
Ou seja, uma má liderança pode comprometer severamente o corpo de funcionários e causar conflitos diários. Aspectos que vão reduzir a qualidade do trabalho e os resultados da empresa.
Além disso, pode reverberar no mercado, afastando clientes, fornecedores, investidores e afins. Algo que, a longo prazo, pode fechar as portas do empreendimento.
Como explicado até aqui, o teste de integridade é um recurso que permite as empresas irem além da contratação de bons profissionais.
Fazendo com que elas selecionem candidatos que, além de um bom currículo, têm uma postura ética e compromissada com os valores do negócio. Em especial, quando assumirão posições de liderança.