Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

Os Riscos dos Presentes Corporativos - s2 Consultoria

dez 8, 2017
Navegue por tópicos

A prática de enviar ou receber brindes e presentes corporativos parece inofensiva à primeira vista, mas pode ser o embrião de uma corrupção e causar consequências gravíssimas à ética da sua empresa.

É importante compreender que não precisa existir necessariamente uma intenção de influenciar quem recebe o presente a beneficiar quem o presenteou.

Do contrário, na maioria dos casos os brindes e presentes entregues são apenas uma forma de agradecimento pela relação desenvolvida naquele dado período.

Como a troca de presentes corporativos pode prejudicar as organizações?

Imagine um empresário ou gestor que precisa renovar o contrato com uma prestadora de serviços ou contratar uma nova para o ano seguinte e, em meio a esse processo de escolha, recebe um presente da atual contratada – que tem interesse na renovação – como um singelo agrado de fim de ano.

Mesmo não tendo aparentemente uma relação direta entre o presente recebido e a escolha técnica a ser feita, esse fator tende a influenciar a tomada de decisão.

Leia também: Mentiras corporativas, o perigo vai além da intenção!

Isso é conhecido como Teoria da Dádiva e tem um impacto nocivo aos negócios da organização, pois consciente ou inconscientemente, a contratada pode não ter o melhor custo-benefício à contratante.

O ciclo vicioso: dar, receber e retribuir.

A Teoria da Dádiva consiste em um mecanismo cíclico onde um determinado sujeito dá algum presente a outro que o recebe e fica, a partir disso, na obrigação de retribuir.

Presentes corporativos

O objetivo da dádiva é basicamente criar, consolidar e reproduzir os laços sociais entre os envolvidos, fazendo circular favores, brindes, serviços, entre outras gentilezas.  

Leia também: A “troca de favores” que pode custar sua empresa

Um exemplo disso eram as doações privadas às campanhas políticas: uma empresa doava recursos a um candidato que o recebia legalmente.

No entanto, após eleito quando uma possível decisão sua pudesse interferir na empresa que o ajudou a se eleger, o sentimento de necessitar retribuir de alguma forma a doação, mesmo que isso nem fosse pedido, poderia ser iminente.

A fraude começa nos pequenos atos!

É fácil entender a lógica de dependência causada pelo recebimento de um determinado benefício quando usamos os casos de corrupção da política brasileira como exemplo. Porém uma inocente troca de presentes corporativos na sua empresa pode ter o mesmo efeito.

Brindes e mimos corporativos são uma estratégia de fidelização entre fornecedores e clientes, ou outras partes, contudo não podem oferecer uma vantagem indevida e caracterizar um processo de dádiva que induza uma retribuição.

Essa linha, no entanto, é muito tênue!

Para evitar a existência de uma fraude as políticas da empresa devem ser claras e transparentes. O ideal é romper com essa prática de troca de presentes, inclusive orientando os colaboradores a devolverem o que receberem.

Não aceitar um presente oferecido de um parceiro é uma situação delicada, mas pode ser resolvida com uma simples ligação ou entrega de uma carta agradecendo a lembrança e explicando as políticas da empresa.

Mas atenção: apenas proibir o recebimento de presentes não é suficiente!

A empresa deve desenvolver e manter uma cultura ética, para isso é fundamental que todos os colaboradores entendam o motivo pelo qual é prejudicial aos negócios da empresa a prática de dar e receber agrados nas relações comerciais.

Todas as respostas devem estar no código de ética!

Uma empresa sólida precisa ter um código de ética estabelecido que represente e seus valores e norteie os comportamentos e atitudes de cada colaborador.

Para isso, o código de ética precisa conter todas as informações relevantes de como proceder diante de dilemas éticos e ser muito mais do que um papel!

Não basta criar um conjunto de regras éticas e de conduta, é necessário que esse código esteja ancorado em uma cultura corporativa ética e seja incorporado naturalmente por todas as pessoas diretamente vinculadas à organização.

Leia também: Código de ética previne crise de imagem

A reputação de uma organização é um de seus ativos mais valiosos e até mesmo um despretensioso presente aceito ou entregue tem potencial para causar significativos danos de imagem.

Para prevenir riscos é indispensável que se desenvolva programas compliance contínuos e efetivos, com um código de ética bem elaborado e, principalmente, difundido.

Nele, você aprenderá com pesquisas científicas e práticas de mercado como desenvolver a cultura ética na sua organização, além de entender as 10 razões que transformam colaboradores em fraudadores.

Baixe agora mesmo o eBook “Como evitar a fraude em tempos de Lava Jato?”

Post Relacionados

Quais os principais dilemas éticos nas organizações
maio 2, 2019
Quais os principais dilemas éticos nas organizações

Dia 2 de maio é o “dia da ética” e em nosso último artigo, falamos sobre o que é ética corporativa, como fazer a avaliação do perfil ético, dentre outras questões….

jan 29, 2017
Conheça mais 2 tipos de fraude além da corrupção

Esse tema é tão importante que mereceu a adoção de critérios específicos na pesquisa do Pentágono da Fraude para a análise dos dados. Veja mais!

Fraude no voluntariado: um paradoxo?
jan 29, 2017
Fraude no voluntariado: um paradoxo?

O objetivo deste trabalho é refletir sobre aspectos que podem consubstanciar riscos de fraudes no trabalho voluntário.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}