Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Investigação Educação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

RH, já pensou em se tornar um agente de Compliance? - s2 Consultoria

abr 10, 2017
Navegue por tópicos

Sabemos que a área de recrutamento e seleção sempre foi estratégica para as organizações, e quando a escolha de um novo colaborador é inadequada, o preço é alto, principalmente em momento de recessão. Se você, profissional de RH, está procurando uma forma de recrutar profissionais que, além de possuir capacidade técnica, estejam alinhados com a cultura ética da empresa, tornar-se um agente de compliance pode ser a solução.

A adequação dos comportamentos éticos dos profissionais nas organizações por meio da compreensão, identificação, mitigação, análise das consequências e prevenção das atitudes inadequadas é uma tarefa difícil, e ainda assim, necessária aos profissionais de RH.

 

“Contrate o caráter, treine as habilidades”

 

A frase acima, dita por Peter Schuts – ex CEO da Porsche, tem se tornado presente no dia-a-dia das organizações, uma vez que são frequentes as demissões por comportamento. E quando isso ocorre é comum o gestor perguntar ao recrutador “por que você não avaliou essa situação durante o processo seletivo?”.

Em momentos de crise e recessão não é permitido errar, o que tem exigido mais cautela do recrutador que durante o processo deve considerar não apenas a formação técnica, a experiência e as referências, mas, principalmente, o quanto esse profissional está alinhado eticamente com a cultura da organização.

Mapear o DNA ético do futuro colaborador é um desafio para os profissionais de RH, mas também pode ser a solução para muitos problemas enfrentados pela organização. Definir as regras de conduta de forma clara e objetiva ajuda a empresa a enxergar que tipo de perfil comportamental ela deseja contratar e ajuda o profissional a entender o que a empresa espera dele.

 

RH: seja um agente de Compliance!

 

Ao assumir o papel de agente de Compliance o profissional de RH torna a contratação mais efetiva, colaborando para a mitigação de fraudes e assédios na organização. E ao conhecer os ativadores comportamentais do colaborador, conseguirá desenvolvê-lo e alinhá-lo para a cultura da organização.

 

Exemplo de adaptação à cultura organizacional:

 

O profissional vem de uma outra organização onde a política para reembolso de despesas era apenas de usar o bom senso, sem limites definidos. Ao ser contratado para uma cultura na qual essas premissas já são mais claras, mais do que entregar o código de conduta, é importante esclarecer as regras, o que pode e o que não pode ser feito. Caso contrário, o colaborador continuará seguindo o comportamento da empresa anterior.

Busque uma certificação em Compliance e torne-se um recrutador estratégico. Você será capaz de identificar comportamentos desviantes e desenvolver técnicas para sua detecção durante o processo seletivo. Além disso, aprenderá sobre ferramentas para identificação e desenvolvimento do potencial de resiliência individual em dilemas éticos.

 

Se você se interessou pelo assunto, conheça a nossa certificação HCA – Human Compliance Assessment destinada à profissionais de RH e Headhunters. Agende uma data e se organize para fazer o treinamento.

[rock-convert-cta id=”30365″]

Post Relacionados

Entenda a importância da resiliência no trabalho
abr 28, 2023
Entenda a importância da resiliência no trabalho

O universo corporativo está cercado de conceitos fundamentais, voltados para a avaliação e o desenvolvimento dos colaboradores. Hoje, é evidente que o papel do RH […]

Conheça as diferentes formas de como dar um feedback negativo para um funcionário sem praticar assédio
nov 23, 2020
Conheça as diferentes formas de como dar um feedback negativo para um funcionário sem praticar assédio

Lidamos com pessoas que pensam e sentem as coisas de maneira diferente umas das outras. Isso pode ser um complicador na hora de dialogar, principalmente […]

Comportamento do colaborador:  teste de integridade no combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo
nov 4, 2020
Comportamento do colaborador: teste de integridade no combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo

A empresa pode avaliar o comportamento do colaborador para evitar crimes como lavagem de dinheiro e ocultação de bens? Essa é uma dúvida comum e […]

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Investigação Corporativa
  • Educação
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}