Veja a importância da qualificação profissional do RH para apuração de assédio

O assédio no ambiente de trabalho prejudica o clima organizacional e é um ato repulsivo. Além de gerar desconforto, a prática é considerada crime e deve ser sempre evitada. Por isso a qualificação profissional do RH para apuração de assédio é tão importante.

Quando o profissional entende mais sobre o assunto, tem ideias interessantes para implementar no dia a dia organizacional e evitar esse tipo de problema. Assim, cria um ambiente propício ao desenvolvimento de pessoas, com muito respeito, empatia, ética e transparência.

Vamos conferir algumas dicas para profissionalizar o RH? Continue a leitura!

Crie um canal de denúncia

O canal de denúncias é uma das ações mais rápidas de implementar. No entanto, é preciso que o profissional do RH tenha esse processo bem-planejado. Afinal, sempre que houver uma denúncia, é necessário ter as habilidades necessárias para investigar o caso e seguir os procedimentos de forma sigilosa.

Ao mesmo tempo, o colaborador precisa ter a segurança de que a denúncia será apurada, caso contrário, pode se sentir menosprezado e sair da empresa — inclusive, dando início a uma reclamatória trabalhista.

Promova treinamentos constantes para a equipe

Não basta apenas inserir um cartaz informativo sobre o canal de denúncias ou sobre as boas práticas para evitar o assédio dentro da empresa. É preciso criar uma cultura ética e deixar esse tipo de assunto sempre em evidência.

Uma ideia interessante é promover treinamentos constantes para a equipe, afinal, é uma ótima oportunidade para falar sobre os impactos do assédio sexual e moral dentro da organização. Além disso, é possível tirar as dúvidas, conscientizar os colaboradores sobre os valores da empresa e muito mais.

Aplicar e acompanhar código de ética

Ter um bom código de ética é essencial para que os colaboradores tenham, por escrito, todas as informações que precisam sobre a melhor conduta dentro da empresa. No entanto, é preciso que essas regras não fiquem apenas no papel.

A área de RH das empresas precisa sempre ficar atenta para mostrar a todos que o assédio não é uma ação tolerada. Da mesma maneira, precisa educar os colaboradores e conscientizá-los de que haverá consequências para quem não cumprir as regras impostas pela organização.

Tenha um ótimo processo de recrutamento

O processo de recrutamento e seleção é muito importante para identificar se os valores dos candidatos são condizentes com o que a empresa precisa. Afinal, sabemos que diversos funcionários são demitidos porque o seu comportamento não foi avaliado antes da sua contratação.

Por isso, é fundamental ter um excelente processo para ter a certeza de que o colaborador realmente vai se encaixar dentro da empresa. Além de melhorar o fluxo organizacional, isso evita situações embaraçosas, constrangedoras e graves — como é o caso do assédio.

A qualificação profissional do RH para apuração de assédio é fundamental para que ele esteja preparado para lidar com esses conflitos. Por isso, entender mais sobre essa temática e buscar cursos e treinamentos na área é uma ideia interessante para se destacar no mercado de trabalho e evitar esse problema dentro da sua empresa.

Gostou de aprender mais sobre a qualificação profissional do RH para apuração de assédio? Então, confira o nosso próximo conteúdo: por que realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética? Descubra agora! Boa leitura!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *