Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

Ideias Promissoras x Serviços Inovadores. - s2 Consultoria

dez 20, 2018
Ideias Promissoras x Serviços Inovadores.
Navegue por tópicos

Em um cenário de modelos transformadores de negócios, estar em alta torna-se um desafio. Partindo deste pensamento, qual estratégia devemos seguir? As ideias promissoras são mais importantes que as inovadoras? Confira a matéria!

Nos últimos anos, a palavra de ordem tem sido inovação. Empresas vêm surgindo e explorando o caminho voltado aos serviços e negócios facilitadores, com foco nas pessoas. Neste cenário, de modelos transformadores, o objetivo das organizações têm sido transgredir, mostrando algo que traga um diferencial para estarem ativas.

Partindo desta premissa, surgem também recorrentes dúvidas, visto que nem sempre as ideias promissoras se encaixam no momento atual, como, também, nem sempre os serviços inovadores estão na hora certa para serem executados. Tendo isso em mente, como estar atento às atualizações que de fato são necessárias? Qual estratégia devemos aplicar a fim de se destacar no mercado competitivo? O portal IT4CIO conversou com alguns especialistas sobre este cenário.

Para Ricardo pereira, especialista em estratégia e inovação, da Saphari, a ideia é sempre direcionar os serviços que tragam experiências positivas aos clientes. Deste modo, a avaliação é necessária. “As empresas deveriam estar constantemente revendo seus negócios para implementar serviços inovadores que tragam de fato resultado e experiências positivas aos clientes. Normalmente, as empresas esperam o processo de planejamento estratégico para pensar em novas ações, até porque quando pensamos em ideias inovadoras, pensamos em investimentos também. Portanto, o processo de planejar a estratégia e, consequentemente, o orçamento seria um momento ideal para propor serviços inovadores”.

Já Hugo Kovac, CFO da 99Jobs, plataforma de relacionamento com o trabalho, comenta que o simples acaba sendo o melhor caminho. “Não há nada mais inovador do que a simplicidade de uma atividade, projeto ou processo, executado com precisão. Sou amplamente a favor de ideias promissoras, mas uma ideia não é nada se não for viável e utilizável. Não importa se o serviço é inovador ou não, serviço é serviço e a inovação pode ajudar muito, mas às vezes quando olhamos muito para alguns modismos deixamos de executar o que funciona.”

A sócia-diretora da S2 consultoria, Alessandra Costa, acredita que tudo começa com uma boa ideia, mas para que ela faça sentido é importante que saia do papel. “Quando decidi empreender, há 4 anos, foquei em serviço inovador. O grande propósito foi transformar a experiência, relatos e queixas dos clientes em uma melhora para seus processos seletivos, através de metodologia e teor científico, inovamos este serviço identificando a integridade resiliente das pessoas”. Alessandra diz que tudo se inicia com algum questionamento, uma necessidade a ser solucionada, o que estimula o empreendedor a buscar a solução. Com isso, nasce as oportunidades de se recriar e desenvolver algo novo.

Cenário

Quando falamos em adesão das empresas, Kovac explica que não sabe se há mais resistência ou tendência a inovar, “posso dizer que se as empresas não estiverem atentas ao mercado e sua evolução incessante, elas perderam dinheiro, espaço, funcionários e atenção do cliente.”

Dentro deste cenário, Ricardo esclarece que as grandes empresas estão constantemente buscando novas formas de inovar, ganhar dinheiro e ou aumentar a produtividade. “Atualmente vejo a adesão dessas empresas a abordagens de inovação aberta, que busca fora as soluções que tragam inovação para elas ou para seus clientes”.

Neste contexto, a Alessandra relata que, com o apoio da tecnologia, muitas startups estão surgindo com o propósito de trazer soluções simples para modificar até mesmo processos centenários, o que tem ganhado espaço no mercado. “Vejo menor resistência, e com isso oportunidade dos profissionais se reinventarem. Aqueles que ainda resistem, têm perdido espaço e mercado. Se pegarmos o exemplo das máquinas fotográficas que utilizavam filme, com a chegada das máquinas digitais, aquelas que não se adaptaram à mudança, não existem mais.”

Cultura

Em matéria publicada no jornal.usp.br, a pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), revelou que o setor privado investe pouco em pesquisas de inovação e, quando investe, os projetos contam com recursos do Estado. O professor Paulo Feldmann, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, falou sobre as razões desse baixo investimento.

Para o professor, existem dois principais motivos para que o Brasil ocupe posições tão baixas quando o assunto é inovação. O primeiro é a quantidade pequena de grandes empresas que existem no País. Em uma lista recente divulgada pela Forbes, das 2 mil maiores empresas do mundo, apenas 1% é brasileira. A outra razão, ainda mais importante, é a falta de incentivos fiscais para que se desenvolvam pesquisas. No Brasil, não existe a cultura de dedução de impostos para as empresas que investem em pesquisas.

Conheça o PIR

Post Relacionados

Por que realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética? Descubra agora!
mar 4, 2020
Por que realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética? Descubra agora!

Prever uma parte do orçamento da empresa para capacitação dos seus funcionários é um dos melhores investimentos que você pode fazer. Saiba mais sobre os benefícios que os treinamentos proporcionam!

S2 em Recife: Palestra e Congresso
nov 6, 2019
S2 em Recife: Palestra e Congresso

Apresentando o Teste de Integridade Online, como solução de inovação para o seu programa de Compliance, que após a implantação poderá apoiá-lo no monitoramento e alinhamento do comportamento dos profissionais com a cultura da organização.

Gestão de Pessoas: Conheça os pontos essenciais para aplicar na sua empresa
out 23, 2019
Gestão de Pessoas: Conheça os pontos essenciais para aplicar na sua empresa

Prevenir conflitos, evitar fraudes, promover a satisfação dos funcionários, reter talentos e melhorar o desempenho da equipe são alguns dos principais desafios empresariais. Por isso, ter um planejamento estratégico que visa coordenar a gestão de pessoas é fundamental para desenvolver o capital humano nas empresas.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}