Por que realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética? Descubra agora!

4 de março de 2020

O treinamento e capacitação de funcionários não ajuda apenas a manter o padrão de qualidade em linhas de produção. Essa estratégia pode ser aplicada com diversos objetivos, impactando até mesmo o engajamento dos colaboradores.

Apenas com o apoio de uma política consistente de treinamento, as organizações conseguem difundir a sua cultura organizacional e manter os funcionários com foco no mesmo objetivo, direcionando os talentos de maneira organizada e eficiente.

Se você ainda não sabe como o treinamento e a capacitação podem ajudar a sua empresa, precisa ler esse conteúdo!

Qual a importância do treinamento e capacitação de funcionários?

O treinamento dentro da empresa é capaz de alinhar os colaboradores, deixando claros os objetivos a serem alcançados e o que deve ser feito.

Mais do que isso, cada corporação possui a sua maneira própria de conduzir os processos, com essas características fortemente vinculadas à cultura organizacional. Saber a fundo que aspectos são esses e como aplicá-los é essencial para a coerência interna na empresa.

As iniciativas de treinamento e capacitação podem parecer importantes apenas para as estruturas da empresa, mas na verdade elas são expostas também aos consumidores de maneira sutil.

Quando há a preocupação em orientar os funcionários, não só o nível de qualidade da marca aumenta. Os colaboradores passam a ter uma mesma maneira de lidar com os processos, que acaba se tornando marca registrada da corporação. Isso traz uma forte noção de identidade que impacta a recepção pelo mercado e é percebida pelos clientes.

Investir em treinamentos não é só investir na qualidade e na redução de custos, mas também reforçar a empresa entre tantas opções e garantir sua relevância.

Vale lembrar que esses treinamentos não precisam ser programas caros ou cursos de instituições de educação. Se o orçamento não permite esse tipo de investimento, é possível promover aulas internas com profissionais mais experientes, e até mesmo fugir do processo produtivo em si e oferecer cursos que auxiliem no desenvolvimento pessoal, por exemplo.

Quais treinamentos você pode implementar na empresa?

A escolha dos programas de capacitação ideais depende do ramo em que sua organização atua, dos objetivos a serem alcançados, e do grau de conhecimento e de maturidade dos funcionários.

Porém, decidimos trazer aqui algumas sugestões que podem ser implementadas em qualquer organização.

Ética

A ética vai além da honestidade individual dos funcionários. Nas empresas em que há espaços para ajustes e manipulações, os colaboradores se sentem à vontade para ter a mesma abordagem em relação ao seu próprio trabalho.

Por isso, o treinamento de ética é importante não para ensinar esses conceitos, mas também para reforçar a preocupação da empresa com um comportamento alinhado e honesto e, assim, incutir essa mesma postura nos empregados.

Feedbacks

Feedbacks são necessários para qualquer negócio. Apenas com essa prática é possível entender onde estão as falhas e conseguir um desempenho muito mais satisfatório. Porém, nem todos estão preparados para passar e receber esses feedbacks.

Para os gestores, é importante reforçar o caráter orientativo da prática, trabalhando sentimentos como a empatia na hora de ter essa conversa. Para os colaboradores, vale a pena trabalhar uma postura mais receptiva e a disposição a aprender com os erros.

Comunicação

A comunicação é um aspecto delicado nas relações pessoais e profissionais. Uma palavra dita da maneira incorreta ou com o tom errado pode colocar tudo a perder, impactando de maneira irreparável a relação entre as pessoas envolvidas.

Investir em treinamentos de comunicação vai ajudar não só na manutenção de um bom clima organizacional, como melhorar a relação com os clientes, elevando a qualidade do atendimento.

Por que investir em treinamentos?

A partir do momento em que a corporação decide incluir os treinamentos dentro da sua política de gestão, são alcançados benefícios que vão além do aumento óbvio na qualidade dos produtos ou dos serviços prestados. Conheça algumas dessas vantagens.

Redução da rotatividade

Um profissional que domina as técnicas de produção ― ou seja, sabe exatamente o que precisa e como fazer ― sente uma segurança muito maior na realização das atividades, ficando confortável dentro da sua função.

Esse conhecimento também induz a um trabalho mais bem feito, o que pode trazer reconhecimento para esse colaborador.

A combinação desses aspectos traz uma tendência maior à permanência na organização por anos, diminuindo a rotatividade.

Melhora a convivência entre os funcionários

Treinamentos são uma excelente oportunidade de reunir os colaboradores fora da pressão de realizar o trabalho, favorecendo assim a socialização entre essas pessoas. Assim, o entrosamento da equipe é melhorado, melhorando os fluxos de produtividade e afinando a comunicação e o senso de colaboração.

Agrega valor à empresa

Manter e desenvolver o conhecimento interno não depende apenas dos funcionários. Cabe à empresa implementar iniciativas para que esse repertório seja aumentado e aplicado de maneira consistente na rotina, fazendo parte do modus operandi da corporação.

Isso só é obtido com a realização de treinamentos constantes, capacitando os colaboradores para que as tarefas sejam desenvolvidas da melhor maneira. Alcançando um alto nível de qualidade, como consequência natural, a marca obtém maior valor de mercado e se destaca diante da concorrência.

Incentiva a inovação

Quando a equipe recebe mais informações, ela torna-se capaz de estabelecer novas conexões que podem gerar produtos ou soluções inéditas. Além disso, a automação de atividades repetitivas diminui a incidência de erros e abre espaço para o uso da inteligência, com foco na resolução de problemas.

Esses aspectos combinados podem trazer não só uma nova fonte de receita para a empresa, como ajuda a reduzir o desperdício e pode levar a opções mais baratas e eficientes no processo de produção.

Neste post, mostramos como o treinamento e capacitação de funcionários pode fazer a diferença na sua empresa. Porém, um assunto a ser discutido é a importância de treinamentos voltados para ética. Devemos abandonar o paradigma de que ética não se ensina e apostar em programas que reforcem esse conceito, mostrando não só a importância que a organização dá para isso, como reforçar os comportamentos adequados.

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