Liderança: práticas, desafios e impacto nas organizações
29 de novembro de 2023
Você já deve ter escutado que uma boa liderança influencia positivamente os colaboradores, contribuindo para o sucesso empresarial.
Sem dúvidas, o principal papel do líder é gerar motivação para que todos trabalhem juntos para alcançar os objetivos e metas do negócio.
Em contexto organizacional, o líder aponta o melhor caminho para o sucesso, atuando com disciplina, paciência, responsabilidade, respeito e humildade.
Ao contrário do chefe, o líder não tem o intuito de exercer autoridade, mas sim de ser um agente transformador e benéfico para o cotidiano corporativo.
Acompanhe a seguir e confira quais são as práticas, desafios e impactos que a liderança oferece para as equipes e companhias!
O que é liderança no ambiente empresarial?
A liderança pode surgir de maneira natural e ocorre quando uma pessoa se destaca dentro da empresa, mesmo não ocupando necessariamente um cargo de líder.
Como citamos, suas habilidades envolvem carisma, paciência, compromisso, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar positivamente os indivíduos ao seu redor.
A importância de uma boa liderança nas organizações
Um bom líder não emite ordens, mas sim inspira, incentiva e direciona da melhor forma a equipe.
Assim, a liderança torna-se um elemento essencial para toda a empresa, uma vez que gera resultados concretos e impactos positivos no bem-estar dos colaboradores e gestores.
Quais as características de uma boa liderança?
Todo bom líder apresenta características marcantes dentro das companhias, como:
- Comunicação clara e objetiva;
- Boa relação interpessoal;
- Conhecimento das necessidades da equipe;
- Transparência;
- Feedbacks construtivos;
- Escuta ativa;
- Preza por sua imagem e atua com responsabilidade para ser um bom exemplo;
- Facilidade para trabalhar com diferentes perfis de comportamento.
Quais as atribuições de um cargo de liderança?
A função do líder está diretamente relacionada com a capacidade de gerenciar pessoas em uma organização. Para além disso, ele conta com outras atribuições, como:
- Ser representante da empresa;
- Desenvolver e potencializar competências nos colaboradores;
- Organizar e gerenciar diferentes projetos e iniciativas;
- Distribuir as tarefas de forma a facilitar a execução das atividades;
- Dar feedbacks constantes para melhorar o desempenho da equipe;
- Manter o clima organizacional positivo e harmonioso.
3 tipos de liderança
Atualmente, existem diferentes tipos de liderança que definem muito do relacionamento e das características do líder e de seus seguidores. Veja a seguir:
- Liderança autocrática: o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo, ou seja, não há cooperação e/ou escuta;
- Liderança democrática: o líder estimula a participação da equipe, sendo que as decisões são tomadas em conjunto;
- Liderança liberal: o time tem liberdade para executar tarefas e atividades, sendo que a participação do líder acaba se tornando mais limitada.
Liderança: como superar obstáculos e evoluir
Por mais que possa parecer simples, liderar e manter os profissionais sempre motivados é um desafio significativo.
Para tanto, é importante que o líder se coloque em um lugar de aprendizado e humildade, e esteja sempre aberto para dialogar e ouvir as necessidades da equipe.
Como o PIR contribui com o desenvolvimento de boas lideranças?
O PIR, também conhecido como Teste de Integridade, é uma ferramenta que favorece o progresso profissional. O recurso possibilita que a gestão corporativa identifique o perfil comportamental, assim como habilidades e competências inatas dos candidatos.
Em relação à liderança, o PIR contribui para que as organizações realizem processos seletivos mais assertivos e eficientes, dando preferência por talentos com os mesmos valores e princípios da companhia.
Como você deve ter percebido, encontrar a característica de liderança nos candidatos pode ser, de fato, bastante desafiador.
Mesmo assim, o PIR é uma ferramenta que auxilia na busca por bons líderes e profissionais altamente competentes.