Comunicação assertiva: o que é e como ela impacta no trabalho

20 de setembro de 2023
comunicação assertiva

A comunicação assertiva representa a capacidade de expressar pensamentos, ideias e opiniões de maneira direta, respeitosa e compreensível. 

No ambiente de trabalho, a estratégia é fundamental para manter a equipe engajada em prol dos objetivos do negócio.

Isso porque quando a comunicação funciona bem, é possível repassar as informações com clareza. Criando um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e mais colaboração dos profissionais. 

Assim, é possível contar com qualidade na execução dos processos e também no alinhamento das demandas.

Quer entender o que é comunicação assertiva e quais são os principais benefícios para as empresas? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva consiste na habilidade de expressar facilmente as suas opiniões e emoções, sem ser desrespeitoso e agressivo. 

O objetivo principal da comunicação assertiva é fazer com que as pessoas entendam a mensagem que você deseja transmitir de maneira clara e objetiva.

Em ambientes corporativos, a estratégia possibilita que as informações sejam compartilhadas com os colaboradores com segurança e posicionamento. 

Por isso mesmo, a comunicação assertiva está bastante relacionada a líderes e gestores empresariais. 

Para funcionar em todo o seu potencial, é preciso que os profissionais repassem o conteúdo central de forma objetiva. 

Sem uma comunicação eficiente no dia a dia, a companhia pode ter falta de clareza em seus processos e demandas, o que afeta como um todo os resultados do negócio. 

Qual a importância da comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é a principal ferramenta que uma organização tem para solucionar conflitos, corrigir problemas e motivar a equipe de trabalho. 

Ou seja, representa um excelente recurso para o desenvolvimento das relações humanas, tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

Aliás, quando os colaboradores são comunicados de maneira assertiva e ouvidos em suas dúvidas e sugestões, o ambiente corporativo tem ainda mais chances de ser produtivo e estimulante. 

Como veremos ao longo do conteúdo, a estratégia ainda traz uma série de outras vantagens.

Princípios da comunicação assertiva

Até aqui, vimos que a comunicação assertiva é uma forma de expressão que impacta significativamente as relações humanas e profissionais. 

Sem dúvidas, esta é uma habilidade bastante valorizada que pode gerar mais respeito e credibilidade para o interlocutor da mensagem.

Para adotar a comunicação assertiva na sua empresa, é fundamental conhecer seus princípios e características. Veja a seguir:

  • Respeito mútuo: possibilita tratar as pessoas com consideração, reconhecendo suas opiniões e validando suas emoções;
  • Clareza e objetividade: favorece a expressão dos pensamentos, sentimentos e necessidades, facilitando a compreensão mútua e evitando mal-entendidos;
  • Expressão de emoções de forma adequada: permite comunicar as emoções de maneira respeitosa e aberta, evitando agressividade, passividade ou manipulação emocional;
  • Escuta ativa: possibilita compreender verdadeiramente o que a outra pessoa está comunicando, contribuindo para a construção de relacionamentos mais profundos e significativos;
  • Busca por soluções colaborativas: favorece o entendimento mútuo e fortalece os relacionamentos, já que ambas as partes envolvidas são ouvidas e têm as suas necessidades consideradas;
  • Feedback construtivo: envolve fornecer informações relevantes sobre o comportamento ou desempenho do profissional, sem apontar críticas pessoais ou generalizações;
  • Autoconhecimento e autenticidade: permite que as pessoas se expressem de maneira genuína, reconhecendo seus próprios valores, crenças e necessidades.

10 benefícios de comunicação assertiva no trabalho

Como citamos anteriormente, há diversos benefícios de adotar a prática da comunicação assertiva no ambiente de trabalho

Antes de tudo, a rotina dos colaboradores pode ser muito mais leve e agradável, uma vez que a equipe se torna mais cooperativa, produtiva e engajada.

Os líderes e gestores, da mesma forma, passam a ser vistos como profissionais inspiradores e confiantes, que contribuem para o crescimento pessoal e profissional. 

A tendência é que os talentos permaneçam por mais tempo na companhia, já que vivenciam uma cultura organizacional mais motivadora.

Veja, a seguir, 10 benefícios que a comunicação assertiva oferece para a rotina corporativa:

  1. Impede falhas ou ruídos na comunicação, evitando conflitos, retrabalho e mal-entendimentos;
  2. Melhora a capacidade de expressão e a imagem do interlocutor;
  3. Aumenta o respeito entre os colaboradores, gestores e líderes;
  4. Favorece a reputação e credibilidade da empresa;
  5. Auxilia na resolução de conflitos;
  6. Ajuda na capacidade de negociação;
  7. Reduz o estresse por diferentes situações geradas por falta de diálogo e clareza na comunicação;
  8. Possibilita ambientes de trabalho mais cooperativos, ou seja, os colaboradores trabalham em prol dos objetivos e valores da companhia;
  9. Contribui para o aperfeiçoamento da inteligência emocional;
  10. Melhora os índices de retenção de talentos e reduz a taxa de rotatividade na empresa.

10 dicas para desenvolver comunicação assertiva

Os profissionais podem desenvolver a comunicação assertiva por meio de algumas práticas diárias. Veja:

  1. Aprender a identificar como as pessoas à sua volta se comunicam;
  2. Aprender a ouvir e observar determinados sinais, como gestos, olhares e postura corporal;
  3. Ter atenção ao modo como você se expressa por meio do tom de voz, palavras, expressões físicas e faciais;
  4. Escolher o momento certo para se manifestar, percebendo a hora mais adequada de falar;
  5. Desenvolver a capacidade de argumentação e diálogo;
  6. Ser um bom intermediador, auxiliando os colegas de trabalho que apresentam dificuldades de comunicação;
  7. Buscar a evolução contínua para garantir boas relações interpessoais;
  8. Investir no autoconhecimento, na autoconfiança e, sobretudo, na inteligência emocional;
  9. Demonstrar compreensão quando outra pessoa se comunica com você;
  10. Evitar julgamentos sobre as ações e personalidade dos colaboradores.

É importante ter em mente que ser assertivo requer uma mudança de comportamento e, por isso mesmo, nem sempre a tarefa é tão simples quanto parece. 

Mesmo assim, com as nossas dicas, certamente você terá mais facilidade para superar os desafios nas suas relações.

As empresas que estimulam a comunicação assertiva na rotina corporativa têm melhores resultados, principalmente em relação ao crescimento do negócio. 

Isso porque as necessidades dos colaboradores são verdadeiramente consideradas como fatores importantes para o avanço corporativo.

Além de tudo, é uma maneira de a organização estimular a troca de ideias e opiniões de forma saudável. 

Dessa forma, os profissionais podem contar com um local mais agradável e tranquilo, tendo muito mais motivação e engajamento para se dedicar aos processos internos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também qual a importância e como melhorar a cultura organizacional!