Os impactos do retorno do modelo de trabalho presencial

24 de junho de 2024
trabalho remoto

O trabalho remoto foi uma necessidade durante a pandemia de Covid-19. Após o período pandêmico, o trabalho presencial tem voltado aos poucos e um novo modelo de trabalho surgiu, o híbrido.

Agora, segundo a Pesquisa de Tendências RH 2024, da Catho, há uma forte intenção de volta ao modelo presencial; com 61% das empresas planejando a ação em 2024. Mas será que esta é a melhor escolha?

Neste conteúdo, entenda os impactos negativos do modelo de trabalho presencial. E veja também algumas das melhores vantagens de continuar ou adotar o modelo remoto e híbrido. Boa leitura!

Trabalho presencial: impactos negativos do retorno

Se para algumas empresas o trabalho home office foi apenas uma solução temporária, o mesmo não se pode dizer dos colaboradores. Na verdade, depois de muitos terem visto a possibilidade do trabalho remoto, ocorre um movimento de divergência entre o que as duas partes querem.

A pesquisa “Tendências e Perspectivas do Trabalho”, realizada pela WeWork em parceria com a Page Group em 2023, entrevistou mais de 10.000 funcionários, em cinco países da América Latina, incluindo o Brasil. Nela, alguns dados chamam atenção:

  • 53% preferem o modelo híbrido;
  • 41% preferem o trabalho remoto;
  • 6% preferem o trabalho presencial;
  • 25% estão frustrados com a falta de flexibilidade no trabalho;
  • 31% dos profissionais de RH disseram que houve aumento de gastos com retenção;
  • 68% das pessoas apontaram que a pandemia tornou outras áreas da vida mais importantes que o trabalho.

Dessa forma, o cenário é complexo, já que as pessoas passaram a valorizar ambientes mais humanos. E a se questionar sobre sua valorização na empresa, e a desejar uma maior liberdade no dia a dia. 

Aliás, embora esteja muito presente em gerações mais novas, como a Z, que foi precursora do movimento “Quiet quitting” – demissão silenciosa -, essa nova forma de pensar vai muito além.

Uma pesquisa da Gartner, por exemplo, entrevistou 3.500 profissionais, e identificou que 33% dos executivos deixariam a empresa pela obrigação de retornar ao trabalho presencial. Esse número foi de 10% entre as pessoas que não tinham esse tipo de cargo.

Assim, a volta de um modelo exclusivamente presencial pode trazer impactos negativos que comprometem a empresa, como a falta de engajamento e demissões de talentos essenciais. Além disso, ele gera outros efeitos como:

  • Custos elevados já que todos voltam a usar instalações das empresas;
  • Necessidade de investir em mais e melhores benefícios;
  • Possível comprometimento com a produtividade.

As vantagens do trabalho remoto e híbrido

Tanto para colaboradores quanto para empresas, as duas modalidades oferecem muitas vantagens. Confira de perto algumas delas!

Economia

Com uma equipe remota ou indo à empresa apenas alguns dias, a empresa pode economizar com instalações, materiais, conta de energia e até o cafézinho.

Para os funcionários, isso significa não se preocupar com muitas roupas específicas para o trabalho, não comer fora, não gastar combustível ou vale-transporte e, principalmente, não perder tempo.

Liberdade

A liberdade é uma vantagem que alcança mais os colaboradores, mas não deixa de influenciar a empresa. Isso porque as pessoas têm mais tempo para equilibrar vida pessoal, trabalho e família.

Afinal, em muitos casos podem ajustar o horário de começar o trabalho, fazer menos tempo de almoço ou terminar mais cedo. Dessa forma, sentem que o dia “rende mais”, sem se sentirem sobrecarregadas.

Engajamento

Com a liberdade pode vir o engajamento. Afinal, muitas pessoas conseguem trabalhar melhor em home office. Por exemplo, na mesma pesquisa da We Work, 58% dos entrevistados com filhos preferem o modelo híbrido, e 79% apontaram que a produtividade é um impacto positivo destas novas modalidades. Em seguida, vinham aspectos como:

  • Felicidade e significado no trabalho (70%);
  • Tempo com família e amigos (68%);
  • Lealdade à empresa (67%).

Com a tendência a valorizar mais a saúde mental e a felicidade no trabalho, com um propósito maior que o salário, os colaboradores podem se sentir mais conectados com empresas que lhes permitem isso. 

Assim, vale a pena estudar a aplicação de trabalho remoto ou híbrido, já que além de benefícios práticos, você também alcança uma conexão maior com o profissional. Dessa forma, fica mais fácil mantê-lo engajado e feliz.

Gostou desse conteúdo? Que tal se aprofundar e melhorar e transformar a cultura organizacional?