Turnover: o que é, quais as causas e o impacto nas empresas

4 de outubro de 2023
turnover

Você sabe o que significa o termo turnover? Basicamente, ele representa a capacidade de reter e manter os talentos atuando na organização. Trata-se uma taxa que mede a quantidade de profissionais que saem de uma empresa durante um período pré-determinado.

Empresas que apresentam um alto índice de turnover, por exemplo, podem ter gastos elevados — sendo um fator que influencia diretamente na produtividade e os resultados do negócio.

Por isso, a indicação é que a gestão conte com estratégias para evitar a situação no ambiente de trabalho.

Acompanhe a seguir e entenda mais sobre turnover e como reduzir essa taxa na sua empresa. Confira!

O que é turnover?

O turnover é um indicador que mede quantos funcionários deixaram a companhia durante um determinado período, ou seja, representa a taxa de rotatividade de colaboradores.

Trata-se de um instrumento que ajuda a calcular o fluxo de novas contratações e desligamentos.

Basicamente, é a taxa de turnover que fornece uma avaliação do clima e da cultura empresarial, demonstrando se o processo de seleção e recrutamento está sendo realizado de maneira adequada.

Além disso, o turnover também é essencial para verificar a qualidade da gestão de pessoas no empreendimento.

Turnover nas empresas brasileiras

No Brasil, o índice de turnover é significativamente alto quando comparado a outros países. 

A quantidade de demissões e contratações de novos talentos apresenta variações em diferentes segmentos do mercado, como o de serviços, agricultura, varejo e construção.

Muitas vezes, o turnover é consequência de admissões equivocadas, ou seja, quando o profissional não se encaixa dentro das normas, valores e condutas da companhia. 

Como veremos ao longo do conteúdo, no entanto, existem outros motivos que explicam a alta do turnover nos empreendimentos nacionais.

4 tipos de turnover

Atualmente, existem 4 tipos principais de turnover: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional. 

Isso demonstra, por exemplo, que um colaborador pode ter mais de um motivo para escolher sair da empresa em que atua, podendo ser causas externas ou internas. Veja:

  1. Voluntário: é o colaborador quem escolhe encerrar o vínculo empregatício com a organização;
  2. Involuntário: a saída é orientada pela própria empresa, ou seja, o funcionário é demitido;
  3. Funcional: ocorre quando um profissional com rendimento ineficiente solicita o desligamento;
  4. Disfuncional: acontece quando um colaborador com ótimo desempenho decide cortar os laços com a companhia.

Principais causas do turnover

A alta rotatividade de pessoas em uma empresa pode ser estimulada por uma série de razões. 

Existem, portanto, inúmeros fatores que podem motivar o desligamento de funcionários e, como consequência, elevar significativamente o turnover. Confira a seguir:

  • Falta de clareza ao descrever as vagas em aberto;
  • Falta de um sólido plano de carreira;
  • Ambiente hostil e pouco harmonioso;
  • Remuneração pouco competitiva;
  • Liderança tóxica e ineficaz;
  • Experiência negativa de integração à equipe de trabalho;
  • Cultura organizacional antiética;
  • Falta de oportunidades para o crescimento profissional;
  • Falta de reconhecimento;
  • Conflitos com a gestão corporativa;
  • Desgaste físico e emocional;
  • Contratações equivocadas.

Entenda os impactos causados pelo turnover no ambiente de trabalho

Ter uma alta taxa de turnover pode prejudicar a companhia de diferentes formas. Antes de tudo, será preciso gastar mais recursos com processos seletivos e de admissão de novos talentos.

Isso representa, portanto, mais despesas e tempo dedicado ao anúncio das vagas em aberto.

O turnover também influencia a produtividade dos colaboradores, afeta a credibilidade da empresa no mercado e gera desmotivação entre o time de profissionais.

A consequência é que inúmeros departamentos podem ser afetados negativamente — causando danos ao clima organizacional

Como calcular a taxa de turnover de uma empresa?

Para avaliar como anda o indicador de rotatividade de talentos na empresa, é preciso realizar um cálculo simples. Basicamente, você deve somar quantas pessoas foram admitidas e demitidas em um determinado período, e dividir o número total por 2.

Feito isso, divida o número pelo total de profissionais ativos na companhia e multiplique por 100. Veja:

(admitidos + demitidos) / 2 = Y

(Y / nº. de colaboradores) x 100 = X %

A porcentagem de X apresenta a taxa de turnover exata da organização. 

A partir desta informação, fica mais simples de a gestão corporativa definir estratégias para reduzir o turnover e também os custos que envolvem as demissões e novas contratações. 

Turnover alto ou baixo e como chegar no turnover ideal

Seja qual for o índice de turnover na sua empresa. É importante contar com políticas sólidas de Recursos Humanos, além de ter conhecimento do perfil e do comportamento dos talentos. 

Contar com medidas de prevenção, igualmente, é fundamental para alcançar uma taxa de turnover ideal.

Para isso, é interessante que a organização invista na comunicação e mantenha um diálogo aberto com seus funcionários. 

Dessa forma, é possível acompanhar constantemente os profissionais e desenvolver ações estratégicas para impedir futuros desligamentos.

Reduza a taxa de turnover com essas 10 dicas

Existem dicas práticas que ajudam significativamente as empresas na redução da taxa de rotatividade. Veja a seguir:

  1. Criar processos seletivos aprimorados e eficientes;
  2. Manter uma política de benefícios competitiva;
  3. Adotar jornadas de trabalho mais flexíveis;
  4. Investir na motivação dos colaboradores;
  5. Reconhecer os profissionais e desenvolver um bom plano de carreira;
  6. Garantir um clima organizacional agradável e colaborativo;
  7. Elogiar pequenas a grandes conquistas da equipe;
  8. Dar suporte para que o trabalho se torne mais fácil e produtivo;
  9. Aliviar a sobrecarga no ambiente corporativo;
  10. Estabelecer uma política de feedbacks construtivos.

Como usar o PIR para prevenir um turnover alto

O PIR — Potencial de Integridade Resiliente — é um Teste de Integridade com validação científica que ajuda os recrutadores no processo de admissão e seleção de talentos. 

A ferramenta identifica os gatilhos comportamentais e mede o nível de resiliência frente a dilemas éticos do dia a dia de trabalho.

Assim, é possível identificar comportamentos inadequados e antiéticos e prevenir riscos comportamentais como assédio, fraude, corrupção, discriminação e vários outros.

Além disso, o teste auxilia a manter a cultura organizacional e os funcionários alinhados com os valores do negócio.

Por isso, o PIR é um aliado na redução e prevenção de um turnover alto nas empresas.

Investir no recurso ainda é interessante para atrair os talentos que valorizam uma cultura organizacional ética e que tenham um perfil comportamental ético esperado. Isso permite que a gestão reduza custos e tenha mais assertividade nas contratações.

Aproveite a visita e confira mais informações sobre o PIR — o Teste de Integridade da S2 Consultoria!

Desmistificando o Teste de Integridade