Fraudes na empresa: como identificar, prevenir e tratar?
9 de outubro de 2024
Que tal saber tudo sobre fraudes na empresa? Neste conteúdo, além de entender melhor o que é fraude, você também vai saber como identificar, prevenir e tratar esse risco.
O conceito de fraude, em geral, está associado à uma ação de má-fé, com vista a obter um benefício para si, prejudicando outra pessoa no processo. Ela pode ocorrer de diferentes formas e situações, inclusive, em uma empresa.
Neste post, confira o conceito de fraude, segundo a lei, e como ela acontece no mundo empresarial. Saiba também algumas das melhores soluções para evitar a fraude. Boa leitura!
Fraude: o que é e como se aplica em uma empresa?
Antes de saber como ela se aplica, é importante definir melhor o conceito de fraude, diferenciando seus tipos. Isso porque, o conceito de “estelionato” também é muito próximo, mas não é a mesma coisa.
Assim, em uma fraude, a vítima perde um bem para o fraudador, muitas vezes sem nem saber como isso acontece. Um exemplo é quando os dados de alguém são roubados, e o fraudador os usa para abrir um crediário e comprar em lojas.
Já o estelionato envolve um processo de enganar a vítima, para que ela conceda o que a pessoa quer, por livre e espontânea vontade. No Código Civil, artigo 171, ele é definido como:
Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.
É o exemplo de certos crimes digitais. Por exemplo, uma pessoa que recebe uma mensagem de que, para obter um prêmio que “ganhou”, precisa pagar X reais. Assim, ela faz um pix para o fraudador e perde o dinheiro, sendo enganada com um prêmio falso.
Aliás, este tipo de crime tem ficado tão comum, que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública identificou que, entre 2022 e 2023, o estelionato online cresceu 13,6%.
Quanto à pena, o Código Civil prevê para estelionato prisão de 1 a 5 anos, bem como multa. O mesmo se aplica a fraudes de vários tipos, por exemplo, fraude no pagamento de cheque, quando a pessoa dá um cheque sem fundos.
Fraudes em empresas
Na empresa, a fraude pode ocorrer de muitos modos. Confira alguns a seguir!
- Conflito de interesses, com a pessoa favorecendo um terceiro ou usando informações de seu cargo para si.
- Despesas fictícias, com o objetivo de desviar dinheiro ou receber reembolso por um valor maior do que o devido.
- Peculato, como se apropriar de um bem da empresa.
- Corrupção, com funcionários-fantasmas ou aceitação de suborno e proposta dele.
- Evasão fiscal, usando dados incorretos ou não declarados, a fim de pagar menos tributos.
- Sabotagem, com um colaborador prejudicando as operações da empresa.
- Desperdício de recursos de maneira proposital e dispendiosa, como alguém que usa o carro corporativo para uso pessoal, quando não tem essa permissão.
Como prevenir e tratar fraudes no ambiente corporativo?
Da mesma forma que existem fraudes, também há maneiras de preveni-las. A seguir, confira alguns modos práticos para isso.
Faça campanhas de prevenção
Uma das ações mais simples para evitar fraudes na empresa é realizar a conscientização dos colaboradores. Afinal, diversos atos podem caracterizá-la, mas nem sempre as pessoas têm consciência de sua ilegalidade, inclusive, desconhecendo as penalidades e a lei.
Assim, é importante criar meios de instrução, para que cada funcionário conheça a lei e entenda as práticas que são consideradas fraudulentas, com vista a evitá-las. Isso é essencial especialmente quando a pessoa trabalha com aspectos sigilosos, como dados de clientes e transações financeiras.
Realize o teste de integridade
Uma das melhores formas de evitar a fraude é por meio do teste de integridade. Seja para selecionar um candidato novo ou mudar alguém de cargo, seu objetivo é identificar condutas antiéticas da pessoa, que podem levá-la a cometer fraudes.
Ao realizar testes, como o PIR, é possível levantar dados importantes e tomar melhores decisões quanto à seleção do candidato. Assim, na prática, a empresa pode prevenir não só fraudes, como também ambiente tóxico, assédios e condutas negativas.
Procure um serviço de investigação
Mesmo com a aplicação do teste de integridade, a empresa não está livre 100% de fraudes. E se acontecer alguma delas? Para isso, é necessária uma boa investigação. Afinal, é possível que ela ocorra pela má conduta da pessoa, mas também por meio de assédio e pressão de alguém superior.
Nesse caso, você pode aplicar a investigação da S2 Consultoria. Com 84% de sucesso em casos de mais de 450 clientes, realizamos um processo completo, que inclui:
- entrevistas forenses;
- análise aprofundada de denúncias;
- pesquisa e diagnóstico;
- entrevistas investigativas;
- uso de equipamentos de monitoramento.
Além disso, contamos com entrevistadores formados pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, capacitados para analisar informações e aplicar metodologias, que levem à resolução dos casos.
Cometer fraudes é crime e pode trazer sérios danos a todos. Em uma empresa, elas não só prejudicam as operações e os rendimentos, como também comprometem a credibilidade. Assim, é necessário preveni-las com campanhas de conscientização, mas também com soluções como o teste de integridade e a investigação de denúncias. Dessa forma, a empresa toma medidas concretas, que inibe comportamentos danosos, resolve problemas e previne casos futuros.