Fraude empresarial: veja suas consequências para as organizações

19 de abril de 2023
fraude empresarial

A fraude empresarial é um ato ilícito que traz uma série de consequências e riscos para as organizações. Em geral, a ação é cometida por funcionários ou terceiros, visando obter vantagens injustas sobre a companhia.

Seja qual for o tamanho do empreendimento, é fundamental que os gestores corporativos se previnam dos diferentes tipos de fraude. Isso porque a situação pode gerar uma série de prejuízos que afetam a reputação, a credibilidade e a saúde financeira das instituições. 

Acompanhe a seguir e entenda o que é fraude empresarial, quais são seus riscos e como evitar o problema no negócio. Confira!

O que é fraude empresarial?

A fraude empresarial é caracterizada por atitudes ilícitas ou de má-fé, que visam a obtenção de benefícios para si ou para outra pessoa. 

Com isso, a fraude pode acontecer por meio de omissão, abuso de poder, uso de mentiras, quebra de confiança, entre outros atos.

As ações podem ser cometidas por colaboradores, membros da administração e governança e, ainda, por parceiros de negócios que desejam obter vantagens ilegais ou injustas. 

As fraudes empresariais comprometem principalmente as finanças, mas também podem ser realizadas para atingir diretamente algumas pessoas.

Por que a fraude empresarial acontece?

Na maioria dos casos, os fraudadores buscam lucros financeiros em ambientes empresariais que dispõem de pouca fiscalização. O que acaba favorecendo a prática de crimes entre funcionários e gestores. 

Existem também atos fraudulentos que podem envolver esquemas sofisticados de corrupção

Para isso, a fraude é cuidadosamente organizada para ocultar desvios de dinheiro, falsificação, falhas em registros de transações ou em declarações criadas intencionalmente para enganar.

Em geral, os fraudadores buscam formas de obter benefícios para si próprios, como citamos anteriormente. É uma ocorrência bastante preocupante nas organizações, já que se trata de um desvio de conduta ética, representando um ato de deslealdade.

Veja as principais consequências da fraude empresarial

As fraudes são principalmente prejudiciais para a saúde financeira do negócio. A situação promove perdas monetárias, gera um clima de insegurança na empresa e ainda compromete a imagem da companhia com seus funcionários e clientes.

Além disso, quando as fraudes são expostas na mídia, a reputação da instituição pode ser prejudicada no mercado, causando a perda de investidores. 

Outra séria consequência é vista na convivência entre os colaboradores, que podem reduzir a produtividade em um ambiente corporativo inseguro.

8 benefícios de combater a fraude nas empresas

Com medidas e ações de prevenção à fraude, como políticas, procedimentos de segurança, treinamentos e comunicação, as organizações podem obter diversos benefícios. Veja a seguir:

  1. aumento da credibilidade do negócio;
  2. melhora da reputação da marca no mercado;
  3. aumento da confiança entre gestores e colaboradores;
  4. permite controles internos mais aprimorados e capazes de lidar com os riscos;
  5. reduz a ocorrência de erros nos processos empresariais;
  6. evita grandes perdas financeiras;
  7. impede que desvios éticos praticados por funcionários afetem a companhia;
  8. evita o roubo de informações sigilosas.

Fraude empresarial: tipos mais comuns

As fraudes empresariais podem ser feitas por diferentes métodos e objetivos, como vimos. 

Existem situações que são bastante comuns nos ambientes corporativos. Mesmo com boas políticas internas, há ocasiões que podem passar despercebidas e gerar prejuízos para a instituição. 

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de fraude empresarial:

  • superfaturamento;
  • extravio de comprovantes;
  • despesas duplicadas;
  • phishing;
  • sites falsos;
  • roubo de informação;
  • clonagem de cartões;
  • falsificação de documentos;
  • roubo de bens;
  • corrupção;
  • furtos;
  • lavagem de dinheiro;
  • sonegação fiscal.

Veja algumas dicas de como identificar um caso de fraude empresarial

Cada empresa precisa encontrar a sua própria maneira de lidar com as fraudes no ambiente de trabalho. Para isso, é fundamental contar com controles internos rígidos e adotar políticas de segurança específicas para o enfrentamento do problema.

As auditorias, o monitoramento dos processos, a identificação de erros e dos pontos fracos, por exemplo. São algumas das medidas que podem ser adotadas para reduzir as chances de fraude.

Outra dica é apostar no treinamento dos colaboradores para que sejam incentivados a pensar e agir, conforme as regras da organização. Mesmo que simples, esse processo é bastante eficaz para prevenir as fraudes no dia a dia.

10 dicas de como evitar a fraude empresarial

Evitar a fraude empresarial requer o comprometimento e a atenção de todos os membros da companhia. No entanto, os gestores são os principais responsáveis por identificar e prevenir atos ilegais e erros no ambiente corporativo. 

Veja, a seguir, quais são as principais dicas para impedir esse tipo de situação na organização:

  1. conhecer todos os procedimentos que envolvem as finanças;
  2. contar com uma equipe de confiança;
  3. acompanhar todos os relatórios e indicadores financeiros;
  4. verificar as referências de fornecedores e parceiros de negócios;
  5. criar políticas de segurança da informação;
  6. ter uma boa gestão de riscos;
  7. implementar processos de auditoria interna e externa;
  8. adotar métodos de investigação corporativa;
  9. promover o treinamento dos colaboradores;
  10.  monitorar as operações por meio de plataformas e sistemas de gestão.

Como a investigação corporativa ajuda no combate a fraude empresarial?

Em casos de denúncia ou identificação de fraude empresarial, os gestores podem estruturar uma investigação corporativa para combater o problema. 

Esse tipo de serviço especializado age de forma sigilosa e adota ferramentas e métodos apropriados de monitoramento.

Uma investigação corporativa começa a partir da definição da governança e de estratégias adequadas de apuração de dados. 

Para isso, os responsáveis conseguem descobrir possíveis irregularidades cometidas pela gerência, colaboradores ou terceiros.

Por exemplo, a investigação pode descobrir se um parceiro é legítimo, se um funcionário está roubando e, ainda, pode revelar situações de corrupção. O objetivo, portanto, é garantir que a empresa funcione bem e dentro da lei. 

Dicas de como agir no caso de uma fraude empresarial

Infelizmente, casos de fraude ocorrem com mais frequência do que se imagina. Ao ter conhecimento de situações como essa, o gestor deve:

  • contratar empresas especializadas para investigar a fraude;
  • ter calma e prudência para agir no processo administrativo interno;
  • documentar todas as provas e depoimentos de testemunhas;
  • contratar periodicamente uma auditoria externa para avaliar os controles internos.

Outra maneira eficiente de impedir que situações de fraude empresarial ocorram é adotar um teste de integridade como ferramenta preventiva. 

O PIR, por exemplo, é um teste que mede o potencial dos colaboradores a cometerem atos antiéticos e comportamentos inadequados.

O PIR é o único teste com validação científica no mercado e, com isso, permite que os gestores identifiquem o nível de resiliência dos profissionais no dia a dia. A partir dos resultados, é possível identificar potenciais fraudadores, assediadores e corruptos. 

Uma das maneiras mais eficazes para se prevenir contra a fraude empresarial é investir em mecanismos de controle interno e adotar medidas educativas aos atuais funcionários da companhia. 

Tenha em mente que o problema pode gerar muitos prejuízos e colocar em cheque a credibilidade do negócio. 

Aproveite a visita e conheça mais sobre o PIR — o teste de integridade que pode ser a solução para a sua organização!