Cultura Ética como diferencial competitivo: Case SRM.

A SRM, gestora de fundos e investimentos e pioneira no desenvolvimento de Cultura Ética no seu ramo, conquista a Certificação de Compliance da Via Ética, selo que atesta a manutenção da regularidade e licitude dos processos de gestão.

Por entender a reputação como fator decisivo para o sucesso do negócio, no segundo semestre de 2016, a SRM contratou a S2 consultoria para implantação do Programa de Compliance, com o intuito de alinhar valores éticos e morais de candidatos e colaboradores aos valores organizacionais, para minimizar o potencial humano de risco e maximizar a confiabilidade acerca da Proteção de Dados, especialmente por se tratar de um nicho que envolve transações financeiras.

“Conquistar a Certificação de Compliance da Via Ética se tornou um diferencial competitivo pelo pioneirismo e por ser uma garantia para todos os públicos da Organização, sobretudo clientes, de que a Empresa age conforme princípios morais, regras de mercado, normas internacionais e legislação em vigor, além de agregar valor à marca por promover excelente alocação de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, potencializando a qualidade do serviço prestado”, explica Marcelo Otelac, gerente de Auditoria, Controles Internos e Compliance da SRM.

Implantação do Programa de Compliance 

A S2 Consultoria conduziu a implantação do Programa de Compliance na SRM em sete etapas: pesquisa de cultura de Compliance; revisão do Código de Conduta vigente; lançamento do novo Código de Conduta; aplicação do Potencial de Integridade Resiliente (PIR), de treinamentos; e implantação do Canal de Denúncias.

Todo o processo foi permeado pelo método científico “Pentágono da Fraude”, que identifica a disposição do risco, ou seja, o cálculo que o fraudador faz para se decidir pela ação antiética e/ou ilícita. Combinado a experiência junto a mais de 4 mil profissionais entrevistados, ao entender o potencial de integridade e resiliência das pessoas que compõem uma organização diante de dilemas éticos, é possível predizer o potencial para execução de ações fraudulentas, de assédio e corrupção dentro das organizações.

Na SRM foram capacitados 100% dos colaboradores, inclusive os novos, nas unidades Brasil, Peru e Chile. Otelac avalia que o resultado da implantação atingiu os objetivos almejados e se consolida com a Certificação de Compliance da Via Ética, além de apresentar significativa melhora dos conceitos éticos de seus colaboradores, gerando mais segurança e conforto para todos. Ressalta que “os colaboradores foram excepcionais, pois se engajaram nos treinamentos, palestras e atividades necessárias para a materialização deste objetivo”.

 Manutenção e fortalecimento da Cultura Ética

“Os novos desafios da SRM são a manutenção da Cultura Ética de todos os colaboradores e a responsabilidade de manter o nível de excelência de Compliance. Nós teremos que nos aprimorar tanto nos programas internos de treinamento, quanto nas metodologias e ferramentas adotadas para prevenção dos riscos inerentes ao assunto. A conquista da Certificação de Compliance da Via Ética vem sendo comentada positivamente por nossos clientes, especialmente por sermos o primeiro gestor de fundos independente a receber o selo, o que nos trouxe um diferencial no mercado, principalmente para investidores que querem ter a garantia da idoneidade da empresa que cuida dos seus recursos financeiros”, finaliza Otelac.

A ferramenta de compliance da S2 Consultoria identifica a integridade das pessoas no trabalho e desenvolve a educação ética, base para tornar ambientes profissionais resilientes à fraude, corrupção e assédio. O PIR é um teste de integridade que se adapta aos momentos da sua empresa: admissão, demissão e ainda, investigação de fraudes ou corrupção corporativa.

Assim como a SRM, a sua empresa também pode implantar o Programa de Compliance. Para conhecê-lo, acesse a página de boas-vindas e indique a sua necessidade em nosso formulário automatizado.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *