Ética no trabalho: veja 6 formas de promover na sua empresa
28 de setembro de 2021
A ética no trabalho trata-se de um conjunto de valores e princípios que a sua corporação precisa seguir. Em outras palavras, ela também pode ser encarada como um passaporte para maiores chances de sucesso profissional, já que isso pode trazer mais credibilidade e confiança interna e externa.
Afinal de contas, vivemos dentro de um contexto em que grandes corporações foram envolvidas em escândalos de corrupção, trabalho escravo, assédio moral e sexual etc. Tudo isso leva a uma maior desconfiança dos consumidores e investidores com as demais organizações, o que torna o compromisso com a ética no trabalho um diferencial muito valorizado.
Além disso, não se pode deixar de mencionar que o consumidor atual, o 4.0, está cada vez mais exigente e consciente de seus direitos. Isso indica que a sua empresa ou conduta profissional pode ser tão valorizada quanto desmoralizada publicamente, em casos de falha com a ética.
Então, percebeu a importância promover a ética no trabalho? Continue a leitura que vamos falar mais sobre como fazer isso, principalmente a partir de investigações internas bem-sucedidas!
O que é considerado ética no trabalho?
A ética está relacionada ao questionamento do nosso modo de viver socialmente e moralmente.
Quando agimos ou tomamos qualquer ação, nos baseamos no que seria certo ou errado, bem ou mal que são recorrentes de um conceito de ética individual.
Qual a importância de um ambiente de trabalho com ética?
Uma cultura organizacional ética impacta a empresa e os colaboradores positivamente em diversos aspectos diferentes.
Previne comportamentos inadequados, estimula o clima organizacional harmonioso, reduz o turnover e mantém os colaboradores alinhados com a conduta ética
Por isso, o comportamento ético precisa ser incentivado dentro da empresa.
Dicas para promover a ética no trabalho
1. Incentive o respeito e sigilo
Existem informações que precisam ser compartilhadas com outros profissionais. Porém, quando elas são sigilosas e o vazamento disso pode comprometer muito além do emprego e contrato, é fundamental garantir a preservação do sigilo e criar um manual de ética profissional com resguardo jurídico para que a empresa não seja prejudicada.
Quando as informações obtidas estão relacionadas com uma investigação interna, a garantia do sigilo é ainda mais importante. Caso contrário, o vazamento de dados pode comprometer a imagem dos investigados, denunciantes e até da própria corporação, já que isso poderia levar a alteração nas provas e evidências e em casos mais graves, a ameaça de testemunhas.
2. Reconheça os méritos
Oferecer feedbacks justos aos colaboradores ou colegas de trabalho é uma forma de reconhecer e demonstrar valor para quem ajuda no crescimento profissional, e isso também tem relação com a ética no trabalho.
Afinal, trabalhar com pessoas que são promovidas por questões de afinidades, favoritismo e até parentescos com o chefe não causam uma boa impressão, especialmente na equipe internet e pode gerar frustrações dentro da empresa.
3. Saiba fazer crítica
Quando falamos da importância de fornecer feedbacks justos e reconhecendo méritos é importante saber comunicar isso de forma clara, empática e respeitosa. Ainda, não esqueça que comentários e atitudes preconceituosas além de antiéticas podem ser consideradas criminosas.
Muitos profissionais, inclusive de altos cargos, já perderam o seu emprego por tecerem comentários preconceituosos, dentro ou fora do ambiente de trabalho, foi o caso do Diretor-geral de negócios da agência África, uma das maiores do país, que foi afastado por tempo indeterminado devido a uma postagem xenofóbica.
Sendo assim, procure fazer críticas construtivas e respeitosas, além de não ser tolerante com atitudes que ferem o princípio da ética no trabalho. O silêncio dos chefes refletem muito em como os demais colaboradores levem a sério questões éticas.
4. Valorize uma cultura ética
Conforme mencionado, algo tão importante quanto a ética no trabalho não pode ser tratada de forma rasa, mas sim ser trazida para dentro da cultura empresarial. Assim, especialmente os líderes da corporação precisam dá o exemplo.
Em outras palavras, para não perder um cliente, muitas corporações prometem soluções falsas que não podem ser cumpridas. Assim como pode ocorrer do ‘’jeitinho brasileiro’’ ser usado ao inventar desculpas como o uso de atestado médico falso para faltar ao trabalho ou coisas do tipo. Utilizar e ser tolerante com atitudes como essas evidencia a desvalorização com a ética no trabalho.
Por outro lado, pagar os colaboradores em dia, oferecer valores justos, não discriminar profissionais pela cor, origem, gênero, orientação sexual e até oferecer oportunidades específicas para essas pessoas, por entender as injustiças sociais, são atitudes que mostram o quanto a corporação está alinhada com valores éticos.
5. Exalte o trabalho em equipe
Valorizar a diversidade na empresa, como dito anteriormente, também é importante para aumentar a pluralidade de visões e fazer com que as estratégias adotadas tenham mais efetividade e não se restrinja a um pequeno público.
Assim, além de garantir a diversidade na organização, exalte o trabalho em equipe para isso que isso seja refletido com o respeito a opinião alheia, empatia com os desejos e necessidades do público consumidor que precisa ser atendido, mais cooperação e produtividade nas relações das demandas, humildade nas relações trabalhistas etc.
Isso se torna ainda mais importante em tempos que muitas corporações precisaram optar pelo home office, durante a pandemia do coronavírus, o que ajudou a combater o vírus, mas pode ter provocado um afastamento entre a equipe e um individualismo maior no trabalho.
6. Tenha colaboradores de confiança
Se você acompanhou o artigo até aqui já percebeu que a confiança nos colaboradores é fundamental para construir uma cultura ética no trabalho e não ter a imagem empresarial manchada por escândalos, além de construir um clima interno negativo pela falta de respeito a privacidade etc. Além do mais, a confiança é imprescindível até para o cumprimento do sigilo de informações.
Em todo caso, é preciso deixar claro que contar com colaboradores de confiança não é abrir mão de investigações internas de compliance e tolerância com situações antiéticas por acreditar no conduto de quem trabalha com você, mas realizar um bom recrutamento e monitoria dessas pessoas para evitar qualquer tipo de problema com a falta de ética.
Caso contrário, ao descuidar desses fatores relacionados à ética no trabalho a sua corporação pode ter um relacionamento interno abalado, perder a credibilidade e fidelização dos consumidores externos e, ainda, enfrentar problemas judiciários envolvendo o pagamento de multas e até o fechamento do negócio.
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