Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

Fraude corporativa e o impacto na carreira dos envolvidos - s2 Consultoria

ago 15, 2019
Fraude corporativa e o impacto na carreira dos envolvidos
Navegue por tópicos

Fonte: Site Gazeta do Povo: Fraude corporativa tem pequeno impacto na carreira dos envolvidos | Escrito por Vandré Kramer

A sensação é de que a fraude corporativa ainda compensa. Um levantamento feito pela S2 Consultoria, especializada em gestão de risco, aponta que o impacto na carreira de funcionários que cometeram fraudes é pouco expressivo.

“Muitas empresas ainda não aplicam processos disciplinares por medo de enfrentarem demandas judiciais no futuro”, aponta Renato Santos, sócio-fundador do Instituto de Percepção do Risco Comportamental (IPRC).

A pesquisa aponta que os profissionais que se envolveram em fraudes levaram, em média, quatro meses para iniciar uma nova atividade. É três vezes menos do que as pessoas levam para se recolocarem no mercado de trabalho, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Dois terços dos profissionais conseguiram uma recolocação em uma empresa privada e um terço como empreendedor. Segundo Gustavo Melchiori, pesquisador responsável, a rapidez na recolocação desses profissionais no mercado de trabalho mostra a fragilidade das empresas em identificar esse perfil de risco durante processos seletivos.

Um dos fatores que contribui para isso, de acordo com Santos, pode ser o perfil “mais envolvente e mais sociável” dos profissionais que se envolveram em fraudes. Três em cada quatro pessoas continuam atuando na mesma área e 50% dos fraudadores foram promovidos no novo emprego.

Oportunidades para a fraude

Segundo o relatório da pesquisa,
Isto nos permite entender que, em muitos casos, estes profissionais podem se deparar com uma oportunidade para seguir fraudando, afinal, estão agora munidos de maior responsabilidade e poder de decisão; entretanto, essas informações são de difícil consulta, uma vez que, mesmo quando ocorre a demissão por justa causa, tais informações não ficam registradas, seja na carteira de trabalho ou qualquer outra plataforma de acesso público.
– Relatório do IPRC
Isto, segundo Santos, dá a ideia da percepção de que existe a impunidade e ajuda a fomentar uma cultura da fraude. “E, em muitos casos, há um certo espírito de benevolência por parte dos colegas do fraudador.”
Outro aspecto que favorece essas práticas é a cultura do ‘jeitinho’.  O especialista aponta que isto, muitas vezes, serve de justificativa para o fraudador.

Mudanças a caminho

Mas, Santos aponta que existem soluções para combater a fraude corporativa. Algumas delas já começam a ser colocadas em prática nas empresas brasileiras. Uma das soluções que vem ganhando destaque são os testes de ética e integridade, que ajudam os empregadores a identificar o grau de resiliência dos colaboradores em situações de dilemas éticos.

Outra é o aumento da capacitação em relação ao tema. Uma pesquisa divulgada pela consultoria KPMG no ano passado mostra que 28% dos profissionais não tinham recebido treinamento em corrupção e compliance em um período de 12 meses. E quando se refere a relacionamento de empresas com terceiros, 61% deles não receberam treinamento sobre o assunto no período.

O relatório da pesquisa da IPRC aponta que outra solução seria a existência de leis para a criminalização da corrupção na esfera privada, além do reforço de medidas que coíbam essas atitudes.”

Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Conte com a S2, acesse o nosso site e peça o link de uma degustação PIR.

Conheça o PIR

Post Relacionados

Conheça as diferentes formas de como dar um feedback negativo para um funcionário sem praticar assédio
nov 23, 2020
Conheça as diferentes formas de como dar um feedback negativo para um funcionário sem praticar assédio

Lidamos com pessoas que pensam e sentem as coisas de maneira diferente umas das outras. Isso pode ser um complicador na hora de dialogar, principalmente […]

Comportamento do colaborador:  teste de integridade no combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo
nov 4, 2020
Comportamento do colaborador: teste de integridade no combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo

A empresa pode avaliar o comportamento do colaborador para evitar crimes como lavagem de dinheiro e ocultação de bens? Essa é uma dúvida comum e […]

Ética, moral e valores: saiba a importância de cultivar na empresa em tempos de pandemia
out 26, 2020
Ética, moral e valores: saiba a importância de cultivar na empresa em tempos de pandemia

Existem alguns temas que são fundamentais para o alinhamento cultural nas instituições. Tais reflexões são importantes para influenciar positivamente na atuação de líderes e colaboradores, […]

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}