Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

Gestão de competência a partir do DNA ético do colaborador. - s2 Consultoria

mar 7, 2019
Gestão de competência a partir do DNA ético do colaborador.
Navegue por tópicos

O processo de recrutamento é decisivo para o sucesso de uma organização e o mapeamento do DNA ético profissional se torna mais urgente do que a avaliação de competências técnicas, pois habilidades podem ser treinadas, caráter não.

É sabido que a sociedade valoriza e exige cada vez mais o comprometimento corporativo com a sustentabilidade social, ambiental e econômica. Na medida em que o nível de correspondência a tais expectativas se eleva, a relação entre empresa e cliente se torna mais próxima e corrobora com a expansão/perpetuação da marca. Na corrida desenfreada pela entrega de experiências customizadas, o avanço tecnológico é inegável, mas não substitui a percepção humana.

Neste tocante, os colaboradores são o cartão de visita da empresa, pois eles refletem de forma fidedigna, ao ver da opinião pública, a cultura organizacional – que não encontra espaço para destoar da cultura apresentada ao público externo. O advento da internet dificulta a separação entre o pessoal e o profissional, sendo assim, o que um colaborador faz fora do seu ambiente de trabalho impacta diretamente na imagem organizacional e esta precisa se precaver de possíveis crises, especialmente no que tange o afrontamento ético e moral da atual sociedade.

Segundo pesquisa da Robert Half [2017], empresa especializada em recrutamento, 42% dos currículos contêm mentiras que variam da formação acadêmica ao histórico profissional. Neste cenário, a avaliação da dimensão humana do risco se faz imprescindível, pois a empresa tem a responsabilidade de analisar e prever posturas e atitudes dos profissionais contratados. O Dr. Renato Santos, sócio-fundador da s2 Consultoria, explica, no artigo “Teste de integridade: como mapear o DNA ético do seu futuro colaborador?”, que “o ponto-chave para mapear o DNA ético dos colaboradores é compreender o grau de resiliência que o profissional possui quando se depara com dilemas éticos”.   

Neste sentido, a s2 Consultoria criou o primeiro teste de integridade com foco na dimensão humana do risco, o Potencial de Integridade resiliente – PIR. Validado cientificamente e com 82% de eficácia comprovada, a ferramenta se tornou importante aliada do processo de recrutamento e seleção, por maximizar a assertividade da contratação, permitindo a compreensão do posicionamento do participante em suas atividades profissionais frente a situações éticas ambíguas, como, por exemplo: atos de corrupção, assédio, apropriação indevida e demonstrações fraudulentas.

Sob a perspectiva da reputação positiva, a análise PIR oferece a oportunidade de lançar luz sobre um aspecto importante: a coerência entre o discurso e a prática, seja no âmbito pessoal ou organizacional. Perciliana Lacerda Vidal, sócia-diretora da consultoria SupeRHar – destaque em seu mercado por sua ampla e efetiva atuação – ratifica esta abordagem. Para ela, “as informações do PIR ampliam o raio de análise relacionada a questões éticas e facilita o entendimento do perfil do profissional, no que se refere ao alinhamento da cultura organizacional, ampliando assim a possibilidade de sucesso na contração”.

No que diz respeito a gestão financeira são abarcados dois pontos: custo x benefício e valor de mercado. Vidal explica que “se há um aumento da assertividade na contratação de profissionais a relação custo x benefício é positiva, pois se tem vista a redução de problemas futuros como demissões, fraudes, desvios, corrupção e casos de assédio”. Consequentemente, imagem e reputação estão amparadas pela integridade ética. Este amparo pode e deve ser reforçado com treinamento de compliance e ética.  

Por ter profunda consciência da interferência que o seu trabalho exerce na vida das pessoas e organizações, a SupeRHar assume para si que a aplicação do PIR como reforço do alto padrão de assertividade entregue aos seus clientes, imprimindo em cada processo seletivo o zelo que tem pela seriedade, ética e transparência nas relações comerciais. Vidal destaca que “as informações do relatório embasam a tomada de decisão e em alguns casos ajudam o gestor imediato, do profissional contratado, a definir ações de apoio e orientações claras, a fim de facilitar a adaptação deste profissional”. A sócia diretora grifa ainda que “depois de inúmeros estudos, optaram pela parceria com a s2 Consultoria em função da clareza do relatório e pelo nível de aprofundamento das informações”.

Ativos intangíveis, como imagem e reputação, requerem atenção redobrada e, parafraseando o dito popular “em terra de egos, quem vê o outro é rei”, em tempos digitais quem humaniza as relações se diferencia pelo DNA. Como Peter Schutz, ex-CEO da Porsche, aconselha: “contrate o caráter, treine as habilidades”.  

Assim como a SupeRHar, a sua empresa também pode implantar o PIR . Para conhecer todas as nossas ferramentas clique em Soluções!

Post Relacionados

Por que realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética? Descubra agora!
mar 4, 2020
Por que realizar treinamento e capacitação de funcionários sobre ética? Descubra agora!

Prever uma parte do orçamento da empresa para capacitação dos seus funcionários é um dos melhores investimentos que você pode fazer. Saiba mais sobre os benefícios que os treinamentos proporcionam!

S2 em Recife: Palestra e Congresso
nov 6, 2019
S2 em Recife: Palestra e Congresso

Apresentando o Teste de Integridade Online, como solução de inovação para o seu programa de Compliance, que após a implantação poderá apoiá-lo no monitoramento e alinhamento do comportamento dos profissionais com a cultura da organização.

Gestão de Pessoas: Conheça os pontos essenciais para aplicar na sua empresa
out 23, 2019
Gestão de Pessoas: Conheça os pontos essenciais para aplicar na sua empresa

Prevenir conflitos, evitar fraudes, promover a satisfação dos funcionários, reter talentos e melhorar o desempenho da equipe são alguns dos principais desafios empresariais. Por isso, ter um planejamento estratégico que visa coordenar a gestão de pessoas é fundamental para desenvolver o capital humano nas empresas.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}