Informações confidenciais de uma empresa: como trabalhá-las?

Ter uma boa política para que os colaboradores compreendam a importância de cuidar das informações confidenciais da sua empresa é essencial para evitar uma série de problemas organizacionais e jurídicos.

Para que as informações sigilosas e os dados dos seus clientes não vazem, é fundamental trabalhar com um ótimo acordo de confidencialidade junto aos colaboradores. Além disso, é preciso garantir que todos compreendam a importância do assunto.

Vamos aprender mais sobre o universo das informações confidenciais de uma empresa? Continue conosco agora mesmo e saiba mais!

Entenda qual é a importância de manter as informações confidenciais na sua empresa

A confidencialidade da informação é um assunto sério e merece a sua atenção! Afinal, imagine que um cliente tenha confiado na sua empresa, apresentando algumas informações de um produto que ainda não foi lançado. 

Dessa maneira, se os colaboradores não forem bem instruídos, podem, por exemplo, divulgar essas informações nas redes sociais (de uma forma maldosa ou não). 

Sendo assim, a sua empresa pode enfrentar uma série de complicações, inclusive judiciais. Por isso, além de manter acordos confidenciais, é importante investir em umacultura ética.

Veja como manter as informações confidenciais na sua empresa

Para manter as informações confidenciais de uma empresa é possível investir em diversas estratégias. A mais comum é o Non Disclosure Agreement (NDA),também conhecido como acordo de confidencialidade, e é, como o nome sugere, um acordo que a empresa e o colaborador assinam para manter devidas informações confidenciais. 

As informações podem ser as mais diversas, tais como um novo produto, um processo patenteado ou uma transação. Portanto, o documento apresenta todas as informações que devem ser protegidas e também quais são os projetos a que se referem.

Dessa maneira, é realizado um acordo jurídico determinando quais são essas informações sigilosas, quem são as partes envolvidas, qual é a finalidade, o período que elas devem ser guardadas e também qual é a penalidade para quem desobedecer ao contrato.

Além do NDA, também existem outras estratégias que podem ser utilizadas, tais como:

  • criar uma ótima política de confidencialidade;
  • treinar a equipe, investindo em programas de compliance;
  • investir em protocolos para a autorização e o acesso das informações; e
  • investir no Potencial de Integridade Resiliente (PIR).

Aprenda como descobrir se o colaborador está desrespeitando os acordos de confidencialidade

Considerando que a proteção de dados é de extrema importância para qualquer organização, é essencial que a sua empresa invista em sistemas de segurança.

Uma ótima alternativa para evitar isso é investir na metodologia Potencial de Integridade Resiliente (PIR), como citamos anteriormente, da S2 Consultoria. Dessa forma, é possível aplicar um teste de integridade, simulando alguns dilemas éticos para identificar o perfil comportamental do colaborador diante da rotina. 

Isso evita a corrupção, a fraude, o assédio e também que as informações sigilosas da sua empresa sejam vazadas. Além disso, o programa é fundamental para estimular a integridade dos colaboradores.

Ter atenção e cuidado com as informações confidenciais de uma empresa é essencial para que ela se mantenha ativa no mercado. Para isso, é preciso investir em alguns recursos, tais como NDA e PIR.

E aí? O que você achou de investir na metodologia PIR para evitar problemas com as informações confidenciais da sua empresa? Se você gostou, entre em contato conosco agora mesmo e vamos trocar uma ideia sobre essa temática!

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