Seus líderes intimidam ou lideram?
12 de junho de 2024
A intimidação no trabalho não é benéfica para as empresas e menos, ainda, para os trabalhadores. Muito pelo contrário, pode prejudicar as pessoas, os projetos e resultar em fracasso nos objetivos da instituição.
Alguns líderes cometem este erro por inabilidade em conduzir uma equipe. Muitas vezes eles possuem inúmeras capacidades, mas necessitam aprimoramento em liderança. Para evitar comprometer o trabalho de toda corporação.
A empresa deve estar atenta se não quiser ser prejudicada pela incapacidade de liderança. Neste texto vamos entender porque ocorre esse prejuízo, como evitar e proceder caso ocorra.
Quais diferenças entre liderar e intimidar
Primeiramente, liderar significa conduzir uma equipe para alcançar um objetivo. Um líder deve conseguir motivar os colaboradores e engajar as pessoas para obter resultados. Para isso é preciso saber criar um bom ambiente de trabalho.
Para liderar não é preciso intimidar. Intimidar significa abusar do poder para amedrontar, humilhar e oprimir as pessoas. Fazendo isso o líder acaba provocando desmotivação e desestimula o engajamento, tendo efeito contrário ao que a empresa necessita.
Dessa forma, o líder pode cobrar de seus subordinados utilizando estratégias de gestão das pessoas sem recorrer a esse tipo de pressão intimidatória, que não gera resultados positivos.
Quais prejuízos a intimidação traz para a empresa
Tendo em vista que a intimidação no trabalho gera desmotivação, a principal consequência será o baixo desempenho dos trabalhadores. Assim, os projetos terão resultados abaixo do esperado, o que irá trazer baixo rendimento para a instituição.
Dessa forma, outra consequência é a alta rotatividade de trabalhadores. Pessoas insatisfeitas tendem a pedir demissão. Em repercussão, a empresa poderá ter dificuldade de preencher vagas devido à baixa reputação no mercado.
Além disso, os trabalhadores que sofrem intimidação podem ter prejuízos em sua saúde mental e entrar na justiça para repor os danos. Existem leis que protegem os trabalhadores e a empresa pode ser obrigada a indenizar trabalhadores.
Como evitar líderes intimidadores na empresa
As empresas podem utilizar alguns procedimentos para perceber as ações de um líder intimidador e evitar os efeitos nocivos. Vamos listar alguns deles:
- Acompanhar os resultados dos processos de trabalho: os projetos devem ter planejamento, objetivos e análise de resultados, e todo processo deve ser acompanhado junto ao líder. A empresa não deve se omitir caso perceba algum problema relativo a abuso de poder.
- Investir em aprimoramento do líder: existem muitos cursos de gestão de pessoas para o mercado corporativo. Através do acompanhamento dos processos de trabalho é possível perceber ou ouvir o líder sobre suas as necessidades de aprimoramento.
- Fazer pesquisas de satisfação entre os colaboradores, que podem ser anônimas: o acompanhamento do processo junto ao líder também pode incluir a escuta dos trabalhadores. Ouvir o feedback deles é importante para entender o andamento do sistema. Pesquisas anônimas podem ser mais eficientes neste caso, pois a intimidação causa medo de exposição.
- Estar atento a conflitos e agir caso aconteça: tão logo seja percebido algum conflito com o líder é preciso chamar as partes para conversar. Pode ser separadamente ou juntos, dependendo do tipo de divergência.
- Ter canais de comunicação abertos para resolver conflitos e insatisfações: é importante deixar claro para os colaboradores que caso haja alguma insatisfação podem procurar auxílio. É preciso ter algum canal receptivo aos conflitos, como psicóloga ou profissional de recursos humanos.
O que fazer em casos de intimidação no trabalho
Seguindo os procedimentos acima é mais difícil que ocorra intimidação. Caso ocorra, será provavelmente descoberto em alguma etapa, por exemplo, pelos depoimentos de trabalhadores. Neste caso, é preciso investigar e descobrir o que está errado no andamento dos trabalhos.
Tendo comprovação de algum tipo de abuso de poder ou intimidação, é necessário intervir no processo de trabalho, visando resolver o problema. É importante conversar com o líder e reportar o problema, de forma amigável, ouvindo seu ponto de vista.
Dessa forma, se o líder se mostrar aberto para aceitar seu erro e solucionar a questão, é um bom começo, tudo poderá ser resolvido com acompanhamento e conversa. Caso contrário, pode ser necessário sua troca de função, ou até mesmo demissão.
Tudo deve ser realizado de forma ética e responsável, com diálogo e oportunidade de mudança. É preciso sempre levar em conta as consequências para os profissionais e para o bom resultado dos trabalhos.
Ferramentas para prevenir a intimidação no trabalho
Em primeiro lugar, aplicar o Teste de Integridade é essencial para identificar comportamentos inadequados, tóxicos, antiéticos e que gerem riscos para a empresa e seus funcionários.
O teste possui diversos benefícios, como:
- Decisões estratégicas, táticas, gerenciais e operacionais, mais precisas
- Reduz o turnover e mantém os colaboradores alinhados com a conduta ética
- Constrói uma cultura organizacional ética e melhora a integridade dos profissionais
- Previne assédio, corrupção, fraude, discriminação e outros riscos
- Processo seletivo mais assertivo, eficiente e ético
- Ambiente de trabalho mais saudável, seguro, amigável e inclusivo
Além disso, o teste pode ser aplicado em diversas situações essenciais, como:
- Processo seletivo: prevenindo riscos comportamentais logo na contratação;
- Periodicamente: para medir a cultura organizacional e entender os pontos de sensibilidade comportamental que precisam ser desenvolvidos;
- Mudanças de cargo: para entender se um nova liderança, gestão, cargos de diligência ou de confiança, está preparada para a mudança.