A importância da transparência nas investigações corporativas

10 de abril de 2024
investigações corporativas

O processo de investigação corporativa exige diversos cuidados para assegurar que siga padrões legais e éticos.

Isso significa que algumas diretrizes são importantes para promover a transparência e garantir o tratamento respeitoso de todos os envolvidos por parte da organização.

Esse tipo de atenção contribui para a construção de uma cultura organizacional justa, capaz de identificar os responsáveis e fomentar práticas preventivas para evitar o surgimento de novos casos futuros. 

Se você deseja entender como promover a transparência nas investigações corporativas, continue a leitura e acompanhe nossas orientações!

O que significa transparência nas investigações corporativas?

A transparência é um princípio essencial que a empresa deve seguir na hora de conduzir uma investigação corporativa. Ela ajuda a manter as diretrizes corretas durante o processo.

Desse modo, a transparência permite que a empresa estabeleça uma cultura de confiança e responsabilidade durante as investigações, fomentando a colaboração e a busca por soluções justas e éticas.

Por que a transparência no processo de investigações corporativas é importante?

A transparência no processo de investigações corporativas é essencial e gera uma série de benefícios para a empresa. Por exemplo:

  • Promove confiança e credibilidade na empresa;
  • Mantém os padrões éticos e legais assumidos pela organização;
  • Demonstra o compromisso da empresa com a integridade e a justiça;
  • Aumenta o entendimento do procedimento para todas as partes envolvidas;
  • Eleva o sentimento de segurança para relatar incidentes.

Além disso, a partir de uma boa condução nas apurações de casos como assédio, fraude, corrupção e discriminação, mantêm-se os padrões éticos e legais assumidos pela organização.

Esse cuidado demonstra o compromisso da empresa com a integridade e a justiça. Além disso, também permite que todos os envolvidos entendam o procedimento, elevando o sentimento de segurança para relatar incidentes e a confiança de que tudo será resolvido.

Além disso, é válido conhecer as legislações relacionadas a cada tipo de situação, como a Lei n.º 14.612/2023, que tipifica o assédio moral e as demais para os outros casos.

Quais as diretrizes para promover transparência e integridade?

Entender as diretrizes que podem ajudar na hora de conduzir as investigações de maneira transparente é essencial para o sucesso nessa tarefa. Por isso, listamos algumas das principais diretrizes a seguir.

Desenvolva um código de conduta

Ter um código de conduta claro na empresa é essencial tanto para tipificar comportamentos abusivos, quanto para promover transparência e integridade nas investigações corporativas. Esse documento fornece um conjunto claro de diretrizes e valores que orientam todos na empresa.

Ao definir regras claras do cotidiano e difundir boas práticas, o código estabelece uma base sólida para uma conduta ética. Assim, simplifica o entendimento dos colaboradores e também cria um ambiente que ajuda nas investigações e no relato de irregularidades.

Esse cuidado acaba garantindo que as investigações sejam conduzidas de maneira transparente e imparcial. Consequentemente, fortalece a credibilidade das apurações e aumenta a segurança na empresa.

Tenha um canal de denúncia

Esse é outro recurso que pode ajudar tanto na condução, quanto na transparência de uma investigação corporativa. Por meio dele, a empresa fornece um meio seguro e confidencial para as pessoas relatarem práticas antiéticas e ilegais.

Desse modo, serve para facilitar a identificação rápida e eficaz de problemas de assédio, fraude e outros desvios. Assim, as investigações podem se iniciam prontamente e a empresa pode conduzi-las de maneira transparente e imparcial.

É importante garantir que todos os envolvidos tenham a oportunidade de serem ouvidos e que as denúncias sejam tratadas de forma adequada. Vale lembrar que canal de denúncias também é um meio de aumentar a confiança no processo de investigação.

Conte com ajuda especializada

Ter ajuda de um time especializado é mais um passo que permite garantir transparência nas investigações de casos de assédio, fraude e outras práticas antiéticas.

Isso porque os profissionais contratados podem desempenhar as apurações de maneira sigilosa para preservar a confidencialidade e evitar possíveis conflitos de interesse.

Nesse sentido, contar com a S2 Consultoria é uma ótima alternativa. A partir da nossa expertise em lidar com questões sensíveis como assédio, corrupção e fraude, você assegura uma abordagem profissional na condução das investigações.

Assim, torna-se possível garantir que todas as partes envolvidas sejam tratadas de forma justa e que as medidas corretivas necessárias sejam aplicadas conforme as leis vigentes. 

Desse modo, torna-se factível promover um ambiente de trabalho ético e seguro para os colaboradores.

Quais os benefícios de seguir essas diretrizes?

Implementar medidas que garantam a transparência de investigações corporativas é essencial para que os colaboradores sintam-se protegidos. Além disso, ao adotar procedimentos para checar as denúncias, sua empresa:

  • Constrói uma cultura organizacional forte;
  • Previne fraudes financeiras;
  • Previne assédio e discriminação;
  • Desenvolve um ambiente mais seguro, estável e produtivo; 
  • Evita processos legais.

Como promover transparência nas investigações corporativas?

Listamos 3 dicas que vão ajudar, a seguir.

  • Defina uma política clara — estabeleça em um documento a forma como as investigações internas serão conduzidas e invista em divulgação para que todos saibam como os procedimentos são realizados;
  • Garanta uma comunicação clara — é preciso que todas as partes interessadas tenham ciência do que está acontecendo durante a investigação corporativa, o que pode incluir atualizações regulares sobre o progresso e a divulgação dos resultados quando apropriado;
  • Assegure confidencialidade — também é preciso garantir a confidencialidade quando necessário, visando proteger a privacidade das partes envolvidas e preservar a integridade da investigação.

Além disso, ao desenvolver boas práticas, a organização sinaliza para sua equipe o comprometimento com o bem-estar de todos.

Adotar esses cuidados nas investigações corporativas permite que sua empresa conduza os procedimentos de maneira transparente e justa, evitando qualquer impacto negativo no clima organizacional!

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