O que é o people analytics? Entenda seus benefícios
28 de janeiro de 2022
Encontrar o profissional ideal e os melhores talentos é o objetivo de muitas empresas. Técnicas e ferramentas são pensadas para garantir uma contratação mais assertiva, com diminuição de risco no erro de perfil para a contratação.
Com o passar do tempo, as empresas têm buscado aliar praticidade com melhor resultado no processo de recrutamento e seleção, e uma opção é o alinhamento de comportamentos distintos, um banco de dados que reúna essas informações. Foi a partir dessa ideia que surgiu o People Analytics.
O método se tornou um princípio básico para as empresas que objetivam atingir a alta performance e manter os melhores talentos. Nas próximas linhas, informaremos o que é o People Analytics, como ele funciona e quais as suas vantagens. Boa leitura!
O que é People Analytics?
É um método de coleta, organização e análise de dados para observar e estudar o comportamento dos colaboradores de uma empresa. A finalidade é antecipar cenários e elaborar intervenções para evitar possíveis situações de risco, além de ajudar no processo de decisão dentro da organização e facilitar o aprimoramento de estratégias. A tecnologia faz uso da técnica de inteligência artificial, que ajuda a identificar, estudar e presumir tendências de comportamento.
É utilizado o histórico de ações realizadas pelos usuários para extração de padrões que sugerem perfis. Os dados são obtidos de diversas fontes, como reviews de usuários (comentários deixados pelos usuários nas visitas a sites), redes sociais, metadata, além das fontes que mostram a tendência de comunicação e de marketing.
Como funciona?
Ele analisa dados de diferentes fontes de forma integrada, precisando, então, de um software para reunião e depois realizar a separação das informações relevantes daquelas que não são. A partir disso, a base é formada e pode ser usada para diversos objetivos.
A utilização das informações e do cruzamento de dados pode ser feita para a aplicação de estratégias de melhoria, para identificar os problemas, a tendência de comportamento, a desmotivação e a baixa da produtividade. A análise precisa ser feita de forma minuciosa, pois se realizada de forma superficial pode não gerar resultado. Após finalizar cada análise, a empresa precisa cruzar as informações para visualizar um cenário mais completo do negócio.
Quais as vantagens?
O método apresenta inúmeras vantagens e é tendência no setor de RH, mas a implementação exige um bom planejamento para que os resultados apareçam e sejam efetivos. É importante que o processo seja conduzido por empresas especializadas a fim de garantir todos os benefícios. Listamos as principais vantagens. Confira!
Colaboradores mais motivados e engajados
A partir das informações obtidas, é possível saber o que mantém os colaboradores motivados e engajados. A importância disso é que, quando se utiliza dados para compreender melhor os comportamentos, o resultado é uma gestão que pode atuar melhor nas particularidades de seus funcionários e consequentemente empregados mais felizes e comprometidos. Profissionais satisfeitos produzem mais.
Contratação de forma mais assertiva
É possível identificar os fatores vistos como positivos e manter os profissionais mais engajados com os projetos, já que há ferramentas que cruzam dados e demonstram preferências e desagrados. O método consolida os dados e é mais uma ferramenta que busca garantir maior assertividade na contratação a partir de informações obtidas.
O People Analytics, assim como o PIR — Potencial de Integridade Resiliente, ajuda o RH a selecionar qual o colaborador ideal e quais candidatos estão mais próximos do perfil mapeado. Ele é, portanto, mais que um currículo, é um instrumento que ajuda na visualização do perfil adequado.
Decisões estratégicas
O cruzamento de informações faz com que as decisões do RH e da empresa sejam feitas de forma estratégica, ou seja, a partir do que é verificado são feitas estratégias de ações. Essas intervenções são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.
Para que os objetivos com o uso desses recursos sejam alcançados, é essencial promover uma mudança na cultura da organização. A cultura da empresa precisa “abraçar” e acreditar no processo para que a ideia apresente bons resultados.
Contratar melhores profissionais
Um dos benefícios mais evidentes é exatamente o de recrutamento e seleção. Com o acesso às informações de comportamento dos profissionais, a empresa pode também analisar quais gaps e habilidades precisam ser preenchidos. Com isso a empresa pode focar na contratação observando as necessidades reais. Percebemos cada vez mais que as informações têm poder e influenciam muito na tomada de decisão.
Retenção de talentos
Os gestores costumam avaliar a rotatividade na empresa, até para identificar se há possíveis problemas que influenciam tal cenário. Para melhorar a rotatividade, se esse for o interesse, e reter os talentos, a melhor maneira de mantê-los é tendo conhecimento das suas necessidades, angústias e também do que traz satisfação para que possa agir estrategicamente.
O método colabora para que os gestores entendam os benefícios que são mais atraentes para os colaboradores, os fatores que os deixam mais motivados.
Direcionamento para capacitações eficazes
O que fazer após o diagnóstico de que algo não vai bem na tentativa de exercer a atividade? Investimento em treinamento e capacitação direcionada para a dificuldade. O People Analytics ajuda no entendimento das necessidades do colaborador e da empresa.
A partir do resultado obtido, os treinamentos específicos podem ser realizados para o desenvolvimento de habilidades e ações que capacitem os empregados de acordo com os objetivos da empresa. Além de possibilitar economia, os treinamentos ou capacitação resultam em benefícios para as duas partes.
A utilização de dados para criar e direcionar os processos de gestão de pessoas promove diversas vantagens, interferindo positivamente na relação da empresa com os colaboradores. Ao visualizar melhor as informações obtidas através do cruzamento de dados, é mais fácil a criação de um plano de carreira e decidir estratégias sobre contratação, recolocação, promoção e demissão.
Ferramentas que utilizam dados para análise de perfil como o People Analytics e o PIR auxiliam na identificação e diagnóstico de prováveis comportamentos e conduta. Isso faz com que a empresa conheça melhor seus colaboradores.
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