A importância do teste de integridade como ferramenta de recrutamento

5 de julho de 2024
recrutamento e seleção

Primeiramente, o recrutamento e seleção de um novo candidato é um processo difícil para o RH. Mesmo com currículos excelentes.

O maior desafio não é apenas escolher, mas sim, escolher o melhor currículo e o candidato mais alinhado a conduta e valores da empresa.

Por isso, ferramentas como o Teste de Integridade fazem diferença.

Neste conteúdo, você vai entender como o Teste de Integridade funciona e como ele pode transformar o processo seletivo da sua empresa.

O que é o Teste de Integridade?

O Teste de Integridade é uma ferramenta que mede a resiliência do candidato frente à dilemas éticos do dia a dia no trabalho.

Bem como, identificar pontos sensíveis no comportamento humano que precisam ser desenvolvidos para que não gerem riscos a empresa.

Dessa forma, a ferramenta analisa o candidato através de perguntas do cotidiano com formatos diferentes para identificar incoerências e inconsistências nas respostas. Além de captar respostas em vídeo, respostas dissertativas e alternativas. 

Por que aplicá-lo no recrutamento e seleção?

Existem diversos motivos para utilizar o teste de integridade. A seguir, confira alguns deles!

Seleção de melhores candidatos

Em 2016, uma pesquisa da empresa Robert Half apontou que 42% das pessoas mentiam no currículo. Conforme reportagem da revista Exame, em 2024, a situação não era muito diferente.

Segundo o último índice de confiança da mesma empresa, 69% dos recrutadores disseram que eliminaram candidatos por falsificações no CV. Ou seja, o comportamento de mentir ou “enfeitar” o currículo continua.

Assim, o teste de integridade é uma etapa a mais, que ajuda a identificar a idoneidade do profissional, para que esteja alinhado com as expectativas da empresa.

Prevenção contra assediadores e fraudadores

Em outra reportagem da Exame, o “Estudo 2023 – Canal de Denúncias”, da IAUDIT Tecnologias, apontou que 41% das denúncias no ambiente de trabalho estavam relacionadas à assédio moral, agressões e abuso de poder.

Esse tipo de comportamento não só prejudica os outros funcionários, mas também acaba com a imagem da sua empresa, além de gerar insegurança e até processos judiciais. Por isso, identificar pessoas que possam cometê-los, desde o recrutamento e seleção é fundamental.

É claro que é preciso cuidado. Afinal, apontar que uma pessoa é “isso ou aquilo” é perigoso. Porém o teste permite identificar algumas tendências de comportamento e pensamento, que servem como um indicador.

Por exemplo, uma pessoa que tem um posicionamento de “fazer o que for preciso para alcançar o que quer”, pode não ter consideração com colegas, ser um líder agressivo, a fim de alcançar resultados e promoções, entre outros aspectos.

Dessa forma, é possível usar o teste na hora de considerá-la para uma posição de chefia. Além disso, é possível identificar os comportamentos impróprios, e promover feedbacks ou palestras, que ajudem pessoas com este viés a mudar, caso já trabalhem na empresa.

Criação de uma cultura saudável

O teste de integridade não só garante a seleção de bons candidatos, antes de ingressarem. Aplicado em recrutamentos internos, ele colabora com a criação de um ambiente saudável.

Afinal, como no exemplo acima, pessoas que almejam cargos de liderança saberão os comportamentos esperados por você. Por sua vez, os funcionários terão segurança de que a empresa se compromete com a seleção de um bom gestor, que não os colocará em riscos ou situações desconfortáveis, algo que contribui para demissões de funcionários excelentes.

O teste de integridade, realizado no recrutamento e seleção, é essencial para selecionar bons candidatos para a sua empresa. Além disso, ele pode ser aplicado em processos seletivos internos, especialmente em cargos de alta responsabilidade. Dessa forma, você pode garantir colaboradores alinhados, mas um ambiente seguro e produtivo para todos.

Quais temas o teste de integridade aborda durante o processo de recrutamento e seleção? 

O Teste de Integridade consegue abordar diferentes temas para identificar os comportamentos de risco, são eles:

  • Pagamentos indevidos;
  • Assédio moral;
  • Assédio sexual;
  • Segurança da informação;
  • Manipulação de resultados;
  • Desvios;
  • Manipulação de despesas;
  • Conflito de interesses;
  • Suborno;
  • Brindes e presentes;
  • Discriminação;
  • Corporativismo.

Dá para aplicar o Teste de Integridade no recrutamento e seleção de cargos de liderança?

O Teste de Integridade pode ser aplicado em diferentes níveis e cargos dentro da empresa, desde posições operacionais até liderança. 

O PIR, por exemplo, é um Teste de Integridade que possui 3 níveis diferentes:

  • PIR Operacional: Analistas, Assistentes, Auxiliares e Estagiários.
  • PIR Tático: Coordenadores, Supervisores e Chefes.
  • PIR Especialista: Gerentes, Especialistas, Engenheiros e Compradores. 
  • PIR Estratégico: Conselheiros, Sócios, C-level, Diretoria e Alta Gestão. 

Dessa forma, é possível notar que os níveis de decisão ou cargo influenciam diretamente no nível de exposição ao risco.

Por exemplo, existem riscos que podem estar mais presentes no dia a dia de um gerente do que um estagiário. Isso torna o teste mais assertivo e realista. Veja o vídeo a seguir:

Quais são os riscos de não aplicar o Teste de Integridade no recrutamento e seleção?

A empresa corre sérios riscos ao não utilizar o Teste de Integridade no recrutamento e seleção, como por exemplo:

  • Contratação de profissionais desalinhados com a cultura da empresa a ausência do teste de integridade pode permitir que candidatos com comportamentos inadequados sejam selecionados;
  • Contratação de assediadores, fraudadores e corruptos;
  • Riscos financeiros e de reputação funcionários com comportamentos inadequados podem causar prejuízos financeiros e de imagem à empresa, como fraudes, desvios de conduta e outras atividades que possam prejudicar a organização;
  • Perda de talentos e de competitividade funcionários íntegros e éticos são um ativo valioso para a empresa, uma vez que ajudam a promover uma cultura de integridade e a manter a imagem positiva;
  • Desmotivação e insatisfação dos funcionários quando os funcionários percebem que a empresa não valoriza a integridade e não está comprometida em selecionar profissionais éticos, eles podem se sentir desmotivados e desengajados, o que pode afetar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Quais são os principais benefícios do Teste de Integridade para a empresa?

Além de ter um processo se recrutamento e seleção mais assertivo e ético, o Teste de Integridade possui vários outros benefícios, como:

Gostou do conteúdo? Que tal saber mais sobre o Teste de Integridade e não perder mais tempo sem ele?