Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários
13 de janeiro de 2025
A valorização da saúde mental no trabalho tem sido discutida nos últimos anos. Afinal, ela influencia diretamente no bem-estar dos colaboradores. Mas para as empresas, também se torna cada vez mais importante.
Segundo reportagem da Fundacentro, dados da Previdência Social apontam os transtornos mentais como a terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário. Isso significa alterações na produtividade, nas operações, nos lucros e até na perda de talentos.
Assim, melhorar este aspecto para os seus talentos é vantajoso também para a empresa. A seguir, confira 5 estratégias para isso!
5 estratégias para melhorar a saúde mental no trabalho
Mesmo ações simples podem ajudar os colaboradores a manterem a saúde mental equilibrada. Confira 5 delas!
1. Valorize o funcionário
Em muitas empresas, existe a ideia de que pagar um bom salário é valorizá-lo. Isso é verdade, em parte.
Atualmente, mais do que ganhar bem, os profissionais também valorizam outros aspectos do trabalho, como sentir parte de algo importante e ter funções equilibradas, algo que influencia em sua saúde mental e expectativas de vida.
Assim, além do salário justo, você pode aplicar mais medidas que demonstram ao profissional como a empresa se preocupa com ele. Por exemplo:
- tenha uma carga de trabalho compatível;
- ofereça bonificações que façam sentido para a pessoa;
- avalie a possibilidade de flexibilização, com home office ou trabalho híbrido;
- invista em líderes inteligentes, que não coloquem pressão desnecessária nas pessoas;
- leve o profissional a participar de decisões relacionadas a seu cargo.
2. Ofereça apoio para a saúde
Ajudar as pessoas a terem uma boa saúde mental no trabalho e na vida pessoal passa pelo apoio direto da empresa. Assim, criar programas de apoio, com ajuda de psicólogos, é uma boa medida; especialmente para pessoas que lidam com funções estressantes.
Outro exemplo é incentivar as pessoas a praticarem exercícios físicos, já que eles influenciam também na mente. Aqui, ginástica laboral e convênio com academia são exemplos fáceis de aplicar.
3. Combata a cultura tóxica
Um ambiente tóxico é fácil de encontrar em qualquer empresa, pois é criado por pessoas. Contudo, ele pode ser combatido com uma boa cultura organizacional e aplicação de diferentes ações.
- Diminuir a pressão no trabalho e não trabalhar com metas impossíveis de alcançar a curto prazo.
- Combater assédios com canal de denúncias, conscientização e punições que funcionem.
- Eliminar práticas de bullying, fofocas, difamações e calúnias que podem surgir entre os próprios colaboradores, influenciando na saúde mental dos envolvidos.
- Usar ferramentas, como o teste de integridade, para selecionar bons colaboradores e líderes para a empresa.
- Lutar contra práticas de corrupção, que colaboram para um ambiente tóxico e injusto, influenciando os funcionários.
4. Invista na conscientização
Falar sobre saúde mental no trabalho não deve ser um assunto “raso”. Embora haja datas que reflitam sobre o tema, como o “Setembro Amarelo” com a prevenção ao suicídio, é importante que durante todo o ano as pessoas tenham consciência do assunto.
Por isso, realizar palestras e formações frequentes, além de incentivar as pessoas a “checarem” sua saúde mental de tempos em tempos, pode ajudar todos a buscarem o equilíbrio no dia a dia.
Outra forma de ajudar é também dando um apoio mais direto aos colaboradores que já têm algum diagnóstico, como Síndrome do Pânico, TOC ou outro transtorno. Nesse caso, é importante ajudar a pessoa e quem trabalha com ela a buscar e oferecer apoio em situações de crise.
Assim, é possível eliminar o “tabu” sobre determinadas doenças, incentivando a pessoa a explicar o que lhe acontece, e instruindo os colegas a entender sua condição e prestar auxílio, caso precise.
5. Incentive a socialização e a colaboração
As pessoas se sentem seguras em ambientes em que são respeitadas. Por isso, é importante incentivar este aspecto para manter a saúde mental no trabalho.
Além disso, formar equipes de trabalho, em que todos precisam trabalhar juntos com suas habilidades, é uma maneira de pôr em prática este respeito e aumentar a colaboração.
Outra ação importante é incentivar a socialização equilibrada entre colegas, com espaços para conversa na empresa ou atividades em equipe, como confraternizações de fim de ano.
A saúde mental no trabalho não é brincadeira. Afinal, ela leva ao afastamento, a transtornos que fazem a pessoa sofrer e a problemas de produção e lucratividade. Assim, aplicar as 5 estratégias que mostramos no post é uma maneira de criar um ambiente saudável, em que todos possam cuidar da saúde mental e se ajudarem no dia a dia.
Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais com quem precisa dessas dicas!