Teste de Integridade para melhorar o ambiente de trabalho tóxico
23 de julho de 2024
O ambiente de trabalho tóxico vem causando cada vez mais prejuízos, por isso, ferramentas como o Teste de Integridade, são essenciais.
Em uma empresa, a interação entre diferentes pessoas pode resultar em atitudes ruins, que favorecem um ambiente de trabalho tóxico. Para modificá-lo, o teste de integridade é uma ferramenta que pode ser aplicada para identificar comportamentos nocivos, favorecendo mudanças.
Neste post, entenda o que é o ambiente tóxico. Veja também como a aplicação do teste consegue mudá-lo. Boa leitura!
O que significa um ambiente de trabalho tóxico?
Segundo a revista VocêRH, uma pesquisa das empresas The School of Life e Robert Half. Detectaram que, entre 387 entrevistados, 43% afirmaram que um ambiente de trabalho tóxico é o principal motivo para pedir demissão.
Esta é apenas uma amostra de como as pessoas estão percebendo – e não aceitando –um ambiente de trabalho em que se sintam prejudicadas. Mas o que é realmente um ambiente tóxico?
Segundo uma reportagem da BBC News, o termo “tóxico” passou a ser tão utilizado, muitas vezes em contextos errados. Dessa forma, perdeu seu significado real, o que poderia “(…)minimizar ou até mascarar problemas reais do ambiente de trabalho.”
É claro que um funcionário que define uma empresa tóxica está descontente, mas é preciso cuidado. Para o especialista Thomas Erikson, na reportagem, a palavra foi usada para definir situações de forma dramática, mas que não são necessariamente “tóxicas”, mas sim negativas.
Já para o professor do MIT, Donald Sull, se uma pessoa rotular tudo o que não gosta como “tóxico”, no ambiente de trabalho, ela perde seu real significado. Levando gestores e líderes a desconsiderá-la, o que é ruim quando uma situação realmente tóxica acontece e precisa ser resolvida.
Segundo ele, o termo deveria ser usado em situações flagrantes e inaceitáveis, como discriminações e abusos.
Como o Teste de Integridade pode transformar esse cenário?
Primeiramente, é essencial que a empresa saiba estabelecer padrões para identificar o que é um ambiente tóxico.
Dessa forma, ferramentas como o Teste de Integridade, atuam diretamente identificando comportamentos inadequados, antiéticos e de risco, que fortalecem esse ambiente de trabalho tóxico.
O Teste de Integridade, pode ajudar como:
Identificação de comportamentos nocivos
O teste de integridade, muito usado em processos seletivos, visa identificar atitudes que a pessoa pode ter, que sejam nocivas. Relacionado à idoneidade, quando aplicado no ambiente de trabalho, consegue detectar comportamentos nocivos.
Por exemplo, um teste com funcionário pode mostrar que esta pessoa acha normal liderar com agressividade, ou exagerando o poder que recebe do cargo. Assim, a partir dessa identificação, a empresa pode dar um feedback preciso para ela, mostrando o problema do comportamento e oferecendo possibilidades de mudança.
Afinal, pode ser que o profissional não tenha percepção de que algumas de suas atitudes podem ser agressivas ou mal interpretadas. Por isso, ele pode ter a oportunidade de mudar para melhor.
Escolha melhor de lideranças
O teste identifica desde o início percepções essenciais sobre as pessoas, candidatas a alguns cargos. Nesse caso, especialmente para vagas de liderança e gestão, ele é uma ótima ferramenta para encontrar pessoas adequadas tecnicamente, mas que tenham os traços adequados.
Por exemplo, pode ser preferível tornar líder um funcionário com menos experiência ou técnica, mas que sabe tratar bem e motivar a equipe; do que uma pessoa altamente capacitada, mas que não sabe lidar com pessoas e só pensa em seu próprio crescimento pessoal.
Estabelecimento de uma cultura saudável
Toda empresa tem sua cultura, mas a aplicação dela, para resultar num bom ambiente de trabalho, pode levar tempo. Aliás, depende do esforço de todos. Por isso, pelo teste de integridade, a empresa pode mostrar desde o início o que espera.
Aliás, ao se deparar com uma avaliação assim, a pessoa pode ter segurança de que a organização leva a sério um bom ambiente de trabalho. Da mesma forma, sabe que ela mesma será avaliada em seus comportamentos.
Isso é bom, pois elimina tendências a comportamentos que contribuem para o ambiente tóxico, como fofocas e difamações.
O ambiente de trabalho tóxico é prejudicial para a empresa e as pessoas. Porém, deve ser identificado corretamente, pois o termo muitas vezes é mal utilizado. Assim, aplicar o teste de integridade é uma boa maneira de avaliar pessoas que vão entrar, ou já estão, na empresa. Dessa forma, é possível tomar atitudes de correção e melhoria.