Turnover: o que é, quais as causas e o impacto nas empresas
4 de outubro de 2023
Você sabe o que significa o termo turnover? Basicamente, ele representa a capacidade de reter e manter os talentos atuando na organização. Trata-se uma taxa que mede a quantidade de profissionais que saem de uma empresa durante um período pré-determinado.
Empresas que apresentam um alto índice de turnover, por exemplo, podem ter gastos elevados — sendo um fator que influencia diretamente na produtividade e os resultados do negócio.
Por isso, a indicação é que a gestão conte com estratégias para evitar a situação no ambiente de trabalho.
Acompanhe a seguir e entenda mais sobre turnover e como reduzir essa taxa na sua empresa. Confira!
O que é turnover?
O turnover é um indicador que mede quantos funcionários deixaram a companhia durante um determinado período, ou seja, representa a taxa de rotatividade de colaboradores.
Trata-se de um instrumento que ajuda a calcular o fluxo de novas contratações e desligamentos.
Basicamente, é a taxa de turnover que fornece uma avaliação do clima e da cultura empresarial, demonstrando se o processo de seleção e recrutamento está sendo realizado de maneira adequada.
Além disso, o turnover também é essencial para verificar a qualidade da gestão de pessoas no empreendimento.
Turnover nas empresas brasileiras
No Brasil, o índice de turnover é significativamente alto quando comparado a outros países.
A quantidade de demissões e contratações de novos talentos apresenta variações em diferentes segmentos do mercado, como o de serviços, agricultura, varejo e construção.
Muitas vezes, o turnover é consequência de admissões equivocadas, ou seja, quando o profissional não se encaixa dentro das normas, valores e condutas da companhia.
Como veremos ao longo do conteúdo, no entanto, existem outros motivos que explicam a alta do turnover nos empreendimentos nacionais.
4 tipos de turnover
Atualmente, existem 4 tipos principais de turnover: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional.
Isso demonstra, por exemplo, que um colaborador pode ter mais de um motivo para escolher sair da empresa em que atua, podendo ser causas externas ou internas. Veja:
- Voluntário: é o colaborador quem escolhe encerrar o vínculo empregatício com a organização;
- Involuntário: a saída é orientada pela própria empresa, ou seja, o funcionário é demitido;
- Funcional: ocorre quando um profissional com rendimento ineficiente solicita o desligamento;
- Disfuncional: acontece quando um colaborador com ótimo desempenho decide cortar os laços com a companhia.
Principais causas do turnover
A alta rotatividade de pessoas em uma empresa pode ser estimulada por uma série de razões.
Existem, portanto, inúmeros fatores que podem motivar o desligamento de funcionários e, como consequência, elevar significativamente o turnover. Confira a seguir:
- Falta de clareza ao descrever as vagas em aberto;
- Falta de um sólido plano de carreira;
- Ambiente hostil e pouco harmonioso;
- Remuneração pouco competitiva;
- Liderança tóxica e ineficaz;
- Experiência negativa de integração à equipe de trabalho;
- Cultura organizacional antiética;
- Falta de oportunidades para o crescimento profissional;
- Falta de reconhecimento;
- Conflitos com a gestão corporativa;
- Desgaste físico e emocional;
- Contratações equivocadas.
Entenda os impactos causados pelo turnover no ambiente de trabalho
Ter uma alta taxa de turnover pode prejudicar a companhia de diferentes formas. Antes de tudo, será preciso gastar mais recursos com processos seletivos e de admissão de novos talentos.
Isso representa, portanto, mais despesas e tempo dedicado ao anúncio das vagas em aberto.
O turnover também influencia a produtividade dos colaboradores, afeta a credibilidade da empresa no mercado e gera desmotivação entre o time de profissionais.
A consequência é que inúmeros departamentos podem ser afetados negativamente — causando danos ao clima organizacional.
Como calcular a taxa de turnover de uma empresa?
Para avaliar como anda o indicador de rotatividade de talentos na empresa, é preciso realizar um cálculo simples. Basicamente, você deve somar quantas pessoas foram admitidas e demitidas em um determinado período, e dividir o número total por 2.
Feito isso, divida o número pelo total de profissionais ativos na companhia e multiplique por 100. Veja:
(admitidos + demitidos) / 2 = Y
(Y / nº. de colaboradores) x 100 = X %
A porcentagem de X apresenta a taxa de turnover exata da organização.
A partir desta informação, fica mais simples de a gestão corporativa definir estratégias para reduzir o turnover e também os custos que envolvem as demissões e novas contratações.
Turnover alto ou baixo e como chegar no turnover ideal
Seja qual for o índice de turnover na sua empresa. É importante contar com políticas sólidas de Recursos Humanos, além de ter conhecimento do perfil e do comportamento dos talentos.
Contar com medidas de prevenção, igualmente, é fundamental para alcançar uma taxa de turnover ideal.
Para isso, é interessante que a organização invista na comunicação e mantenha um diálogo aberto com seus funcionários.
Dessa forma, é possível acompanhar constantemente os profissionais e desenvolver ações estratégicas para impedir futuros desligamentos.
Reduza a taxa de turnover com essas 10 dicas
Existem dicas práticas que ajudam significativamente as empresas na redução da taxa de rotatividade. Veja a seguir:
- Criar processos seletivos aprimorados e eficientes;
- Manter uma política de benefícios competitiva;
- Adotar jornadas de trabalho mais flexíveis;
- Investir na motivação dos colaboradores;
- Reconhecer os profissionais e desenvolver um bom plano de carreira;
- Garantir um clima organizacional agradável e colaborativo;
- Elogiar pequenas a grandes conquistas da equipe;
- Dar suporte para que o trabalho se torne mais fácil e produtivo;
- Aliviar a sobrecarga no ambiente corporativo;
- Estabelecer uma política de feedbacks construtivos.
Como usar o PIR para prevenir um turnover alto
O PIR — Potencial de Integridade Resiliente — é um Teste de Integridade com validação científica que ajuda os recrutadores no processo de admissão e seleção de talentos.
A ferramenta identifica os gatilhos comportamentais e mede o nível de resiliência frente a dilemas éticos do dia a dia de trabalho.
Assim, é possível identificar comportamentos inadequados e antiéticos e prevenir riscos comportamentais como assédio, fraude, corrupção, discriminação e vários outros.
Além disso, o teste auxilia a manter a cultura organizacional e os funcionários alinhados com os valores do negócio.
Por isso, o PIR é um aliado na redução e prevenção de um turnover alto nas empresas.
Investir no recurso ainda é interessante para atrair os talentos que valorizam uma cultura organizacional ética e que tenham um perfil comportamental ético esperado. Isso permite que a gestão reduza custos e tenha mais assertividade nas contratações.