Processo seletivo: o que é e como aplicar de forma eficaz

30 de agosto de 2023
processo seletivo

O processo seletivo é uma das diversas tarefas de responsabilidade do departamento de Recursos Humanos. A atividade consiste em uma série de ações para encontrar os candidatos mais alinhados aos valores e à missão da empresa.

Devido a sua relevância, garantir um recrutamento efetivo é fundamental para contratar os melhores profissionais do mercado de trabalho. Nesse sentido, a gestão do negócio deve contar com estratégias e evitar determinados erros.

Quer entender mais sobre a importância de desenvolver um processo seletivo de sucesso na sua organização? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é processo seletivo?

O processo de seleção é a principal alternativa utilizada pelas empresas para encontrar os talentos adequados para cada vaga em aberto. 

Por meio da estratégia, é possível identificar habilidades e competências, e verificar quais os profissionais possuem maior afinidade com a oportunidade.

Nesse sentido, o objetivo do processo seletivo, portanto, é realizar contratações mais assertivas e garantir que a companhia tenha sempre os melhores colaboradores na equipe de trabalho. Para isso, o recrutamento é feito a partir de algumas etapas, como veremos ao longo do conteúdo.

Qual a importância de realizar um processo seletivo eficiente?

Cada organização tem a liberdade de planejar o processo seletivo de acordo com as suas maiores necessidades e objetivos. Seja qual for o formato escolhido, é essencial que o departamento de RH consiga desenvolver um recrutamento eficiente.

A estratégia pode ter influência direta no engajamento e na rotatividade dos profissionais dentro do negócio. Além de tudo, o investimento de tempo e dinheiro voltado para a seleção dos candidatos pode sair caro para a companhia.

Uma das alternativas para um recrutamento eficiente é realizar a análise do perfil comportamental no processo seletivo.

Com isso, é possível diminuir o índice de turnover, ou seja, a quantidade de desligamentos e demissões, e manter equipes de alta performance na companhia.

Tipos de processo seletivo

Muitas pessoas acreditam que todo processo seletivo é igual e tem como único objetivo atrair profissionais para ocupar funções dentro de uma organização. 

No entanto, atualmente, existem três tipos principais de recrutamento, cada um com as suas particularidades. 

Veja a seguir:

  • Processo seletivo interno: a seleção para os cargos ocorre dentro da companhia, ou seja, tendo a participação dos funcionários já contratados;
  • Processo seletivo externo: o recrutamento é voltado para o público de fora da empresa, por meio da divulgação das vagas disponíveis;
  • Processo seletivo remoto: a seleção dos profissionais é feita inteiramente online, geralmente, em sites e plataformas especializadas de emprego.

Melhores dicas para recrutar pessoas

Para ter um processo seletivo efetivo e de sucesso, é fundamental que o departamento de Recursos Humanos conduza da melhor forma a estratégia. 

Para isso, como citamos anteriormente, o planejamento é a chave para ter êxito na realização do recrutamento dos candidatos.

A seguir, confira as melhores dicas para a seleção de pessoas na empresa:

  • Conheça em detalhes as particularidades das funções e dos cargos em aberto;
  • Faça um levantamento das principais habilidades e competências necessárias que os profissionais devem apresentar para ocupar as vagas;
  • Considere o perfil comportamental e os conhecimentos técnicos apresentados pelos candidatos;
  • Realize a análise e triagem dos currículos, considerando os objetivos profissionais e a pretensão salarial de cada candidato;
  • Elabore entrevistas dinâmicas para conhecer ao máximo os profissionais que estão concorrendo aos cargos;
  • Organize dinâmicas em grupo para entender mais sobre as características e habilidades do futuro colaborador.

Para não esquecer: etapas de um processo seletivo

Para dar certo, todo processo seletivo deve contar com etapas bem estruturadas. Além disso,uma série de técnicas para encontrar os perfis de profissionais mais compatíveis com o negócio. 

Mesmo que seja um recrutamento simples, dividir a estratégia em estágios possibilita um resultado mais eficiente.

Veja o passo a passo a seguir:

  • Planejamento da vaga: definir os meios de divulgação e como será feita a seleção, uma boa opção para isso é o LinkedIn;
  • Atração de candidatos: apresentar a função e o perfil dos cargos, determinando qual o público está buscando;
  • Seleção dos profissionais ideais: realizar triagem de currículos e considerar os pré-requisitos das vagas em aberto;
  • Verificação do processo seletivo: usar indicadores e métricas para identificar se o recrutamento está cumprindo as metas com efetividade;
  • Ajustes e aprimoramento da seleção: corrigir falhas e erros que podem, eventualmente, ocorrer durante o processo seletivo dos profissionais.

O que é o PIR e como ele impacta os processos seletivos

O PIR, também conhecido como Teste de Integridade, é uma ferramenta essencial para as empresas que estão desenvolvendo processos seletivos.

Isso porque o PIR ajuda a identificar comportamentos inadequados e antiéticos, e previne a contratação, por exemplo, de assediadores e fraudadores.

Além disso, o PIR também indica o nível de resiliência dos candidatos diante de determinadas situações, como subornos, desvios, discriminação e muito mais. 

Por isso, o Teste de Integridade é considerado um excelente recurso para os recrutadores que estão em busca dos melhores talentos.

10 erros que podem atrapalhar o processo seletivo

Uma série de erros e imprevistos podem prejudicar o resultado e a própria efetividade do processo seletivo. 

Por isso, estar atento aos métodos e ações utilizadas durante a estratégia é essencial para executar a tarefa com total assertividade. 

Veja, a seguir, quais são os principais erros que impactam o recrutamento de pessoas:

  1. Não definir claramente o perfil ideal para cada cargo;
  2. Realizar o recrutamento com pressa, sem definir pré-requisitos e outros critérios relevantes;
  3. Manter o foco apenas na remuneração que será oferecida aos profissionais;
  4. Não contar com testes e técnicas para recrutamento e seleção;
  5. Não apresentar as perspectivas da empresa com a contratação;
  6. Ter postura profissional inadequada durante o processo seletivo;
  7. Deixar de explicar os detalhes das vagas em aberto;
  8. Fazer questões aleatórias durante as entrevistas;
  9. Avaliar os candidatos apenas pelo currículo ou características pessoais;
  10. Não dar feedbacks sobre o recrutamento para os participantes.

Vimos ao longo do conteúdo qual a importância de planejar o processo seletivo de forma adequada para ter mais efetividade. 

Lembrando que é essencial que o departamento de RH fique atento também aos erros que podem, eventualmente, prejudicar as contratações na empresa.


Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça mais sobre o PIR, o Teste de Integridade que previne a contratação de assediadores e fraudadores durante o processo seletivo!

Desmistificando o Teste de Integridade