Área do cliente Área do candidato
  • Português
  • English
  • Español
s2 Consultoria
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Teste de integridade Educação Investigação
  • Home
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
  • Blog Podcast Literatura do Dilema Pesquisas

Formulário de contato

  • Home
  • Blog

ATOS ANTIÉTICOS: 3 DICAS DE COMO REFORÇAR UMA CULTURA ÉTICA - s2 Consultoria

maio 19, 2021
ATOS ANTIÉTICOS: 3 DICAS DE COMO REFORÇAR UMA CULTURA ÉTICA
Navegue por tópicos

Combater os atos antiéticos é um dos desafios de qualquer organização comprometida com boas práticas de governança corporativa e com o desenvolvimento sustentável do negócio.

De acordo com o artigo de Leonardo Flach, divulgado pela Anpad (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), os atos antiéticos são comportamentos que não estão em consonância com princípios que regem os valores do que é certo e errado.

Aqui, podemos considerar normas sociais como aquelas previstas na Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para consolidar uma cultura ética é necessário colocar em prática ações estratégicas de engajamento e gestão de capital humano. Continue a leitura e descubra quais são elas!

1. Ter um Código de Ética e Conduta

O primeiro passo para consolidar uma cultura de ação contra atos antiéticos é desenvolver um Código de Ética e Conduta. Esse documento é o que vai apresentar as diretrizes da governança corporativa da sua empresa. É importante que ele seja escrito de maneira clara e didática, para facilitar a compreensão por todos os perfis de colaboradores.

Esse material deve definir quais são os dispositivos que a sua empresa tem para coibir atos antiéticos. Além disso, é essencial que ele disponha sobre as penalizações que a organização pode aplicar, bem como quais são as consequências jurídicas previstas na legislação.

A Política de Ética e Conduta da sua organização deve estar clara para todos os sócios, investidores, colaboradores, clientes e parceiros da sua empresa. Esse alinhamento é essencial para o compartilhamento de boas práticas. Há condutas diárias inadequadas que são reproduzidas por mera ignorância em saber que elas não são corretas, e muitas são embasadas em costumes sociais marcados por preconceitos e maus hábitos.

2. Implementar um canal de denúncia

O canal de denúncia é a principal ferramenta à disposição dos colaboradores para o combate a atos antiéticos. É fundamental que todo o seu headcount (quadro de funcionários) saiba da existência desse meio de comunicação. É importante que esteja claro que a denúncia pode ser feita de maneira anônima, reforçando uma política de não retaliação.

Além disso, deve-se garantir que esse canal de denúncia seja disponibilizado também para outros stakeholders do negócio, como clientes e fornecedores. Eles devem se sentir confortáveis para denunciar possíveis atos antiéticos que presenciem de profissionais da sua empresa.

Um ponto que não pode ser negligenciado é a transparência do seu departamento de compliance. Ele deve compartilhar com toda a plataforma de negócio os indicadores relacionados com as denúncias recebidas e apuradas. As pessoas precisam estar munidas de informações para confiarem na eficácia do canal de denúncia. Dessa forma, elas são estimuladas a o utilizarem quando necessário.

3. Capacitar seus colaboradores

A capacitação é a melhor maneira de preparar a sua empresa, consolidando a cultura contra atos antiéticos. É por meio do alinhamento contínuo, do esclarecimento, que a sua empresa conseguirá reduzir situações de fraudes, corrupção e assédio, seja dentro do espaço da organização ou no trato com clientes e parceiros.

Uma organização comprometida em alcançar uma conduta ética conquista a credibilidade de diversos agentes importantes no mercado. Ela consolida parcerias sólidas e consumidores promotores da marca. Por isso, investir em estratégias para coibir ações antiéticas é primordial para o crescimento de qualquer negócio.

Para saber mais sobre como os atos antiéticos acontecem nas organizações, aproveite e confira o nosso post sobre os dilemas éticos dos profissionais. Tenha uma boa leitura!

Post Relacionados

Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários
jan 13, 2025
Saúde mental no trabalho: Estratégias para promover o bem-estar dos funcionários

A saúde mental dos funcionários podem impactar o sucesso da empresa, além de trazer prejuízos irreversíveis para os funcionários.

Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico
dez 17, 2024
Os riscos e as consequências de um ambiente de trabalho tóxico

Um ambiente de trabalho tóxico traz muitos prejuízos para empresas e pessoas. Por isso, é importante combatê-lo.

Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção
dez 5, 2024
Teste de integridade como uma ferramenta anticorrupção

Em empresas, também podem acontecer atos corruptos. Por isso, é importante compreender e adotar medidas anticorrupção.

Logo S2 consultoria

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485 – sala 231 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01452-002

S2 Consultoria
  • Home
  • Políticas
  • Canal de Denúncia
Soluções
  • Teste de integridade
  • Educação
  • Investigação Corporativa
Conteúdos
  • Podcast
  • Pesquisas
  • Literatura
  • Blog
Clientes e Candidatos
  • Área do cliente
  • Área do candidato
Email:
[email protected]
Telefone

+55 (11) 3797-6888

Acompanhe nas redes
logo rede social logo rede social logo rede social logo rede social

S2 Consultoria - Copyright 2025 Todos os direito reservados CNPJ: 21.388.461/0001-53

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}